RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Para aqueles que são tocados pelo amor...



Saravá queridos irmãos,
Venho aqui falar a todos vocês em nome do Amor. Venho falar daquilo que une povos e culturas diferentes, e é à base de sustentação de todos os trabalhos espiritualistas que acontecem na crosta, nos planos espirituais atrasados até os mais elevados. Venho falar de amor, de brilho no coração e de assistência espiritual...
Isso mesmo. Sem pieguices, sem melancolias, sem romantismo tolo. Falo do amor verdadeiro, esse que é a mola de criação dos grandes mestres e mestras que direcionam o mundo. Esse amor universal, que quando toca o coração primeiramente nos faz chorar de tanta emoção, para depois tomar conta de nós e impregnar cada ato e pensamento nosso com o perfume das rosas.
Esse amor que independe de tudo. Que existe por si só. Que nada pede em troca, apenas ama e brilha. É esse sentimento que eleva, que faz a alma buscar os caminhos de luz do Criador. Esse é o amor de Deus.
Quando as pessoas são tocadas por ele, pela minha simples visão espiritual, vejo um grande Sol no peito de cada um. Vejo a Mãe do Mundo manifestar - se. Muitos são os nomes Dela. Desse lado da vida aprendi também que muitas são as Suas manifestações. Eu prefiro chamá - la de Oxum*, outros de Maria, outros apenas de amor incondicional ou espiritual. O importante é que esse amor cura, esse amor embeleza, esse amor alegra e nos faz sorrir.
E então as lágrimas teimam em brotar, lembrando as lindas Cachoeiras da Senhora dos Rios. E dentro de cada um, um rio de luz corre pela espinha e distribui - se por todo o corpo espiritual. Seus chacras vibram e todos nos tornamos verdadeiros Sóis. Verdadeiros manifestadores da luz espiritual com a qual Olorum nos gerou.
Hoje vi o quanto um trabalho espiritual em grupo pode ser fantástico. Vi que além dos títulos, graus, conhecimento, experiência ou idade, existe o coração. Quando ele está limpo tudo flui naturalmente e o milagre da vida acontece. Hoje meus filhos estão mais felizes. Hoje os pais e amigos deles estão mais felizes. Hoje eu estou mais feliz...
Tudo isso com a ajuda de vocês. E por isso tenho certeza que todos vocês também estão sorrindo mais e vendo mais poesia em cada ato na vida. Não esmoreçam. Continuem assim. Levem esse sentimento para o seu dia - dia e contagie o seu próximo. Vocês conhecem a alegria do trabalho assistencial, dividam esse sorriso com os outros.
Daqui onde encontro - me não tirarei os olhos de vocês, pois nossos sentimentos estão em harmonia. Bênçãos de luz nesse ano que começa, muito trabalho e amor a todos vocês. E mais uma vez, obrigada...
Obrigada em nome Daquela que hoje está sorrindo mais e tem todos vocês no coração...
A Mãe do Mundo lhes ama!
Um grande beijo*)
Chica Baiana
PSI: Esse texto foi recebido depois de um trabalho de assistência espiritual praticada em grupo. Essa amparadora de nome “Chica Baiana” surgiu no ambiente e trouxe diversos espíritos infantis, que tinham desencarnado de forma prematura e trágica, para tratamento. Junto com os amparadores presentes, formamos através do pensamento uma grande redoma de luz onde esses espíritos foram tratados. Pelas palmas das mãos, e com o chacra cardíaco brilhando, exteriorizamos energias a todos. Nossa amiga Chica mentalmente comandava todo o trabalho e ia direcionando as energias e acolhendo as crianças. Um trabalho sem dúvida nenhuma emocionante. No final, todos fomos tocados pela alegria do trabalho assistencial e o amor espiritual invadiu o chacra cardíaco...



Agradecemos a essa maravilhosa entidade pela oportunidade de trabalho. Pelo seu jeito simples e descontraído, mas com um amor e compaixão impressionantes. Ela ainda completa dizendo que dedica a todos os grupos espiritualistas da Terra esse texto, pois de acordo com ela “o trabalho com amor não conhece parede nem religião”. Por fim ela sugere a seguinte prática energética a todos:


“Deixem as flores amarelas caírem sobre vocês, são pétalas de luz! Elas limpam sua aura e mudam seu clima íntimo. Faça então uma bela flor dourada nascer no topo da sua cabeça. Essa flor recebe o néctar da vida, e o absorve fazendo – o fluir como um rio dourado dentro de seu corpo. Essa energia espalha – se por todo ele, trazendo – te bem – estar, relaxamento e alegria.
Deite – se ainda acompanhando essa visualização e abra – se para os planos elevados...
Estou esperando todos vocês aqui no “Rancho do Amor”, um dos muitos bairros de Aruanda bem ao lado da “Terra das Flores”, lugar onde as criancinhas vivem! Ox, mas não demorem muito que o bolo já tá no forno!”
Que a cachoeira da compaixão de Oxum esteja no coração de todos vocês."
*Dedicado a todos aqueles que já choraram quando o amor divino toca o coração espiritual...

Recebido espiritualmente por Fernando Sepe -  4:14 A. M. 09/01/06
Notas: Oxum - Divindade do amor dentro do panteão nagô - yorubá. Seu nome vem do Rio de mesmo nome que corre em terras africanas. Oxum é a Orixá dos rios e cachoeiras, associada aos minérios, ao ouro e a prosperidade. Muito semelhante a Lakshmi dos hindus. É uma manifestação jovem, doce e amorosa da Mãe Divina.
Olorum: Do yorubá - O Senhor dos Céus - nome de Deus para a cosmogonia nagô - yorubá.
Aruanda: Cidade extrafísica ligada a egrégora de Umbanda.

PSII: Lembrei agora de um ponto da linha de baianas que eu adoro e resolvi colocá - lo ao final do texto. Também faço questão de escrever essas notas no final do texto para que as pessoas que nada conheçam sobre a cultura afro - brasileira e a Umbanda possam compreender os termos utilizados. Esse blog é universalista, tratamos e estudamos diversas escolas espirituais. A Umbanda mora em nosso coração e pelo preconceito e discriminação que ela ainda sofre na sociedade, às vezes preconceito vindo dos próprios segmentos espiritualistas, faço questão de reafirmar que a Umbanda é um movimento espiritual que visa apenas duas coisas: "Amor e Caridade"! Por isso fazemos questão de desmistificá - la. Conheçam mais esse universo antes de falar algo, e tenho certeza, todos se apaixonarão pela filha dileta dos Orixás, nossa querida Umbanda...
"A lavadeira do Rio, muito lençol pra lavar. Fica faltando uma saia quando sabão se acabar!
Mas corra pra beira da praia, e veja a espuma brilhar! Escute o barulho bravio, das ondas que batem na beira do mar!
Eô o vento soprou, eô a folha caiu! Eô cadê meu amor, que a noite chegou fazendo frio..." 


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