Exu, enquanto elemento mágico “cósmico”, só éativado ou desativado se for devidamcntc pago com oferendas rituais simbólicas;Exu, enquanto elemento religioso, atua como esgotador de carmas individuais e como vitalizador ou esgotador da religiosidade das pessoas;-Exu, enquanto mistério auxiliar do Mistério Orixás, lida com seus aspectos negativos naturalmente e os ativa ou desativa segundo as ações ou as reações de quem for alcançado e atingido por eles (os aspectos negativos dos Orixás);-Exu, enquanto “linha de esquerda” da Umbanda, incorpora nos seus médiuns e dá consultas gratuitas a quem dispuser-se a falar com ele, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar suas dificuldades materiais ou espirituais, familiares ou de trabalho, etc., mas sempre a partir de sua visão cósmica das situações, de seu senso de oportunidade das situações, de seu senso de oportunismo e de seu entendimento pessoal de como deve proceder para responder a quem o solicitou;
Exu escreve reto em linhas tortas; escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas. Só não consegue escrever reto em linhas retas ... porque tem duas cabeças, sendo que uma é instintiva e a outra é emotiva; uma é movida por suas necessidades e outra é movida por seus interesses.As “duas cabeças” de Exu representam sua natureza dual,que ora o instiga a satisfazer suas necessidades, ora o induza satisfazer as necessidades alheias. Por isso, se Exu for assentado na tronqueira de uma tenda, ele tem que ser servido e saudado ritualmente antes da abertura dos trabalhos;Exu é o mais humano dos mistérios de Umbanda, porque assimila tudo o que seu médium vibra em seu íntimo. E se assim é, é porque Exu é “especular” (semelhante a um espelho) e reflete em si a natureza emotiva do seu médium, através da qual ele se manifesta quando incorpora.
Negativamente, temos:
Médiuns soberbos Exus prepotentes
Médiuns tímidos Exus circunspectos
Médiuns briguentos Exus encrenqueiros
Médiuns chulos Exus desbocados
Médiuns conquistadores Exus galanteadores
Médiuns invejosos Exus egoístas
Médiuns infiéis Exus falsos
Médiuns mandões Exus soberbos
Mas temos os Exus que refletem de forma especular o íntimo positivo dos seus médiuns:
Médium generoso Exu interessado
Médium bondoso Exu discreto
Médium caridoso Exu desinteressado
Médium compenetrado Exu rigoroso
Médium fiel Exu leal
Médium tenaz Exu fiel
Médium trabalhador Exu compenetrado
Médium demandador Exu aguerrido
Médium estudioso Exu sábio
Médium correto Exu vigilante
Enfim, o Exu individual é um manifestador num mistério intermediário, mas que é “refletor do íntimo e do emocional do seu médium.
Maiores informações no livro de Exu, de autoria de Rubens Saraceni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário