RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ACEITANDO O PERDÃO E ENCAMINHANDO-SE PARA O PROPÓSITO DIVINO


22 de Setembro de 2010


Amados,

Uma nova possibilidade surgiu para
a cura da Terra, criada pela prece e intenções
conscientes e dedicadas de muitas almas que trabalharam
juntas em múltiplos níveis da realidade física e
espiritual. Com esta nova mudança vibracional, mais será
possível no caminho da expansão da luz.



Isto não diminui de forma alguma os
enormes desafios que estão presentes, entretanto, a presença
de uma luz mais forte permitirá as mudanças necessárias que
são necessárias na consciência, a fim de que a humanidade
avance para novos tempos que estão à frente.

Tanto o precioso corpo da Mãe Terra
está agora assinalando, em uma base regular, a necessidade
de atender às preocupações prementes deste momento, quanto
os preciosos corpos de todos os seus filhos encarnados na
Terra, também assinalam agora, em uma base regular, as suas
necessidades para um modo de vida mais equilibrado, mais
amoroso e sustentável.

Enquanto mais luz espiritual se infunde
nos corpos físicos de todos na Terra, o que está
desequilibrado e não sustentável, começará a se desintegrar
e a sucumbir. Aquilo que ressoar com o amor, com a luz e com
a verdade espiritual será ajudado a florescer.

A questão do que não é sustentável
variará para cada pessoa, ainda que haja uma questão mais
ampla de como viver na Terra de forma sustentável em longo
prazo, o que a humanidade precisa tratar coletivamente.

A um nível individual, há determinados
modos de viver que simplesmente não podem continuar para as
almas que estiveram vivendo fora do equilíbrio ou da
harmonia com o seu Eu Superior. Somente o próprio indivíduo
pode chegar a este entendimento, pois isto é uma questão
relacionada ao propósito da alma.

Os novos níveis de luz presentes na
Terra estão criando uma necessidade emocional mais
urgente para encontrar o significado, o equilíbrio, a
verdade, o amor e a satisfação na vida. Os atuais
desafios econômicos enfrentados por muitos, estão
proporcionando a oportunidade para que cada indivíduo
considere o que é mais real e o mais importante.

Os novos níveis de luz estão
abrindo portas, emocionalmente e espiritualmente, para
todas as almas. Para alguns, isto cria um despertar do
coração que pode ser tanto alegre, como também
devastador, pois dores anteriormente reprimidas fluem
para a superfície. Tenham paciência com vocês e com os
seus companheiros humanos durante este tempo, pois todos
estão despertando para novos níveis dentro de si.

É mais importante neste momento
estar livre da energia do julgamento, que é um resíduo
da consciência separada que pressupõe que aqueles que
estão fora, são responsáveis pelos problemas do mundo,
ou que causam a dor.

A energia do julgamento é
estimulada pela raiva e pela impotência, e não pode ser
abordada a partir do nível do ego. O que é necessário é
simplesmente reconhecer que o julgamento está presente,
e orar para que ele seja transformado. Enquanto a luz
abre o coração, a mente e as emoções são liberadas do
julgamento e novas possibilidades podem surgir, tanto
individual, quanto coletivamente.

Quanto mais pessoas começarem a
experienciar o que é possível quando a consciência está
ancorada no coração, ao invés da mente, então muitos
problemas do seu mundo que precisam urgentemente de uma
solução, começarão a ser resolvidos.

Aqueles que estão ligados a opiniões,
idéias, culpa, julgamento e raiva, começarão a ver estas
energias pelo que elas são: criações do ego e da consciência
de separação, que foram necessárias em tempos passados para
proteção do eu inferior. Agora algo novo é possível no
planeta Terra, um modo de viver do Eu Superior que é Uno com
Deus e com Tudo O Que É. Este modo está disponível a todos
livremente para aqueles que o escolherem.

Deus sempre permite o livre arbítrio, e
assim haverá aqueles que escolherão não entrar na nova
energia que está se manifestando. Esta é a sua escolha e os
seus caminhos serão guiados de acordo com o propósito de sua
alma, em harmonia com a vontade de Deus.

Embora não haja nenhuma maneira de
compreender com a mente o caminho de outra alma, através do
amor divino, da compaixão e do perdão, vocês podem se
libertar das energias da culpa, da raiva e do julgamento,
que criam apego e que colocam em movimento forças cármicas
que aumentam os encargos no mundo.

Há algumas energias emocionais intensas
da raiva, da culpa ou da indignação que vocês podem desejar
liberar, mas que pode não ser possível deixar ir. Nesta
situação, há um processo de cura e de purificação
acontecendo, que precisa de atenção paciente e amorosa.
Através da prece e da intenção de perdoar, as tempestades da
dor emocional se levantarão e serão sentidas, e,
eventualmente, passarão. Pela escolha de conceder as suas
emoções a Deus, sem se engajar e expressar a negatividade,
vocês estão fazendo um enorme impacto na matriz emocional e
energética da Terra.

Quando uma pessoa escolhe a luz, isto
causa um impacto na maior parte da consciência coletiva, da
qual toda a humanidade é uma parte. Quanto mais pessoas
escolherem a luz, mais forte se torna o campo energético da
luz na Terra.

Embora mais luz acelere também o
processo de purificação que pode ser intenso, a luz limpará
estas energias, libertando assim os indivíduos, para que se
movam para o projeto divino de sua alma e para que
manifestem o seu propósito espiritual na Terra.

Cada alma tem um propósito divino que
se destina a trazer mais luz ao mundo. O propósito de sua
alma está esperando por vocês neste momento, pronto para se
manifestar com mais força quando estiverem preparados.
Aceitem as dádivas que Deus lhes deu para compartilhar com o
mundo, pois vocês são únicos em toda a criação, e foram
criados para dar algo especial ao mundo neste momento. Com
todo o amor e bênçãos. Amém.


WORLD BLESSINGS –
MANTENDO A LUZ PARA UMA TERRA SAGRADA



http://www.worldblessings.net

Tradução: Regina Drumond –
reginamadrumond@yahoo.com.br
OUTRAS MENSAGENS DE WORLD BLESSINGS

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