RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

WAGNER BORGES

 
 
RECADO ESPIRITUAL NA LATA! – II*
(Conversando Sobre Vida Após a Morte com um Espírito Turrão)
 
Você não morreu, não.
O que morreu foi o seu discernimento.
E isso foi há muito tempo.
Tanto que durou uma vida inteira.
Você já não gostava nem de música.
E se alguém falasse de amor, você se aborrecia.
E muitos diziam que você era “casca de ferida”.
Na verdade, você sempre foi um cara carrancudo e cheio de panca.
E veja aonde isso o levou: ao desgaste prematuro do seu corpo.
E também a um sério adoecimento de suas emoções.
Para você, se exasperar era o normal – e ai de quem discordasse de algo.
Mas, você não notou que o tempo estava passando...
E lá se foi sua vida, trancada e rancorosa... Aliás, mais uma vida assim.
E, agora, após sair do corpo definitivamente, você não sabe o que fazer.
Como sempre, você procura um culpado para os seus infortúnios.
Mas, dessa vez, acusará a quem? Por acaso, vai xingar a Dona Morte?
E, como você não tem amigos, nem no Astral, ninguém veio buscá-lo.
E sobrou para mim. Isso mesmo. Você é o bagulho que me ordenaram ajudar.
Então, nem vem com conversa mole para o meu lado. Porque eu sei como você é.
Já li sua ficha e sei das suas encrencas. E não tenho pena de você, não.
Vou lhe dar um passe e colocá-lo para dormir, e mais nada.
Depois, quando você acordar do “lado de lá”, a galera do amparo vai cuidar de você.
E já lhe adianto uma coisa: eles também não vão dar mole para você.
É certo que o ajudarão, mas ninguém vai entrar na sua e nem paparicá-lo.
Mais do que amor, você precisa é de uma “boa esfregada” nessa sua arrogância.
E também de ficar um tempo sozinho, repensando sobre a vida que passou.
E pedindo perdão ao Papai do Céu, por tantas brigas em que se envolveu.
Agora é hora de voltar para casa... Mas, antes, você precisa aceitar sua situação.
Você não morreu, não. Foi só o seu corpo que ficou “lá embaixo”.
No entanto, eu fiquei com uma dúvida: foi você que saiu do corpo?
Ou será que ele o expulsou de vez, depois de se cansar do seu mau-humor?
Às vezes, isso acontece. O próprio corpo ejeta o espírito brigão para o Astral.
De qualquer jeito, já era! Você agora é novamente cidadão extrafísico.
E para chegar num “plano legal”, vai ter que ralar e mudar um monte de coisas.
Para começo de conversa, não gostar de música é um crime no Astral Superior.
E se falar de amor lhe incomoda, você não chegará nem na entrada do Céu.
E se não gostar de poesia, aí ferrou! É “porão astral”, na certa.
Porém, quem sabe se essa pancada que a Dona Morte lhe deu, faça você pensar?
Então, eu vou lhe dar um passe e despachá-lo... E, “lá em cima”, você se vira, ok? 
E quando acordar, diga ao pessoal que foi o Marcos quem cuidou de você.
Talvez eu até ganhe uns pontinhos por lá, só pela paciência de atendê-lo.
E, já que você não tem amigos, eu pedirei a um amigo meu que ore em sua intenção.
E, agora, é hora de nanar. Vou encher você de luz. Relaxe e pense no Papai do Céu.
Ah, mais uma coisa: eu espero que você acorde ouvindo música...
 
P.S.:
Muita gente espera ser recebida pelos anjos, no Astral.
E alguns, mais pretensiosos, esperam que seja o próprio Jesus a buscá-los.
Mas, cada um encontrará após a morte aquilo que já se encontrava em seu próprio coração. Nem mais, nem menos.
Quem semear discórdias, fatalmente colherá igual ao que plantar.
Mas, quem for legal e fizer o bem – e ainda gostar de música, também colherá igual.
Aí na Terra tem muita gente enganando bem. Porém, o Papai do Céu sabe de tudo.
E, às vezes, Ele autoriza a galera da Companhia do Amor a “falar na lata”.
E aí, nós obedecemos e passamos alguma coisa, sem firulas, direto na veia, como agora. E nisso, nós falamos a verdade, na cara, mas com humor, amor e inteligência.
E se o Papai do Céu falou, então está falado!
Afinal, Ele é o Cara.
 
- Marcos, da Companhia do Amor** –
A Turma dos Poetas em Flor.
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 16 de agosto de 2010.)
 
- Notas:
* A primeira parte desse texto está postada no site do IPPB –
www.ippb.org.br -, e pode ser acessada no seguinte endereço específico:  http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9266:recado-espiritual-na-lata&catid=31:periodicos&Itemid=57    
** A Companhia do Amor é um grupo de cronistas, poetas e escritores brasileiros desencarnados que me passam textos e mensagens espirituais há vários anos. Em sua grande maioria, são poetas e muito bem humorados. Segundo eles, os seus escritos são para mostrar que os espíritos não são nuvenzinhas ou luzinhas piscando em um plano espiritual inefável. Eles querem mostrar que continuam sendo pessoas comuns, apenas vivendo em outros planos, sem carregar o corpo denso. Querem que as pessoas encarnadas saibam que não existe apenas vida após a morte, mas, também, muita alegria e amor.
Os seus textos são simples e diretos, buscando o coração do leitor.
Para mais detalhes sobre o trabalho dessa turma maravilhosa, ver os livros "Companhia do Amor - A Turma dos Poetas em Flor – Volumes 1 e 2" - Edição independente - Wagner Borges, e sua coluna no site do IPPB (que é uma das seções mais visitadas no site):
www.ippb.org.br.  
 
 
 
 
 
TOQUES ESPIRITUAIS DO PRETO-VELHO AMIGO – IV*
 
Nosso Senhor só pede uma coisa aos trabalhadores das lides espirituais: que trabalhem com o coração limpo. E que o seu labor seja sempre em nome da Luz.
O Céu não olha os defeitos dos homens, mas, sim, suas qualidades.
Porque a Luz busca a Luz.
É questão de sintonia espiritual. E o Alto vê o que está no coração de cada um.
O Amor busca o Amor.
E, quando há a ressonância adequada por parte dos homens, a Luz do Senhor encontra campo fértil para semear o bem e a paz.
E nisso reside a defesa dos trabalhadores espirituais: em sua integridade e em seu caráter forte.
E ninguém precisa ser santinho, pois a verdade de cada um está bem exposta em seu coração. E o Céu vê!
E Nosso Senhor sabe quem é quem na senda...
E também sabe da cota de sacrifícios que os trabalhadores pagam por seu labor na Luz. Mas aquilo que os homens chamam de sacrifício, o Céu chama de “ascensão espiritual”.
E quando alguém vence a própria inércia e as pressões do mundo – e também aquelas outras, astrais, dos irmãozinhos das trevas -, pontifica na Luz e fortalece o próprio espírito.
E a vitória do homem sobre si mesmo faz até Nosso Senhor sorrir, contente de ver um filho na força da fé e no labor da consciência.
E, por mais que haja dificuldades na jornada, há uma Luz que desce do Céu e fortalece secretamente o coração de quem é justo e segue os valores da caridade e do bem.
E só Nosso Senhor é que sabe do tempo de labuta de cada um. Porque Ele é o Senhor dos trabalhos e todos são seus filhos queridos.
E é com a Força d’Ele no coração que cada trabalhador deve seguir em sua jornada, humana e espiritual.
E, nos momentos difíceis, é com Ele que se deve falar, em espírito, com toda humildade... Para que, nas asas da prece, o coração ganhe as alturas do infinito.
Nosso Senhor só pede isso: que os trabalhadores trabalhem. E que sejam capazes de pontificar na Luz.
E que todos se lembrem: aquilo que os homens chamam de prova e sacrifício, o Céu chama de “ascensão espiritual”.
E é só o Senhor que conhece o que está em cada coração.
Fiquem firmes na senda... Com caráter e integridade.
Na Fé!
 
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 11 de agosto de 2010.)
 
- Nota de Wagner Borges: Esses escritos foram recebidos um pouco antes do início de uma reunião do Grupo de Estudos e Assistência Espiritual do IPPB. Enquanto a turma chegava ao salão, eu escrevia rapidamente o que o bom preto-velho me passava invisivelmente. Em seguida, li o texto para o pessoal. Posteriormente, li o mesmo também no meu programa de rádio - “Viagem Espiritual”, apresentado todos os domingos, das 12h30min às 13h, na Rádio Mundial de São Paulo; 95.7 FM. E, agora, estou disponibilizando-o em aberto para todos.
 
 

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