RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A CRIANÇA INTERIOR - PARTE 3



SENTE-SE INFELIZ? PODEM SER AS FALSAS CRENÇAS VINDAS DA INFÂNCIA

O modo como fomos tratados quando crianças pequenas é o modo como nos trataremos pelo resto da vida
Alice Miller
Todos nós temos dois aspectos em nossa personalidade: o Adulto e a Criança. Quando estas duas dimensões estão conectadas e trabalhando juntas, registramos uma sensação interna de paz, de totalidade. Quando não estão conectadas por terem sido feridas ou abandonadas, a sensação é de conflito, vazio e solidão.
Quem não foi valorizado quando criança, sentirá dificuldade em perceber a existência dessa criança dentro de si. Mas quando se entende a importância que é reconhecer a existência dessa criança ferida e abandonada dentro de você, se torna possível valorizar a Criança para conseguir se tornar inteiro.
A Criança Interior tem uma ampla variação de emoções: alegria, dor, felicidade, tristeza. Ela funciona na modalidade do hemisfério cerebral direito, ou seja, ela é o ser, sentir, vivenciar, é pura emoção. O Adulto funciona na modalidade do hemisfério cerebral esquerdo, ou seja, é o fazer, pensar e agir, é a razão.
"Fazer" relaciona-se com o mundo externo, enquanto "ser" refere-se ao nível interno, emocional e espiritual. Fazer é a experiência externa e o ser é a interna. Cabe ao Adulto iniciar a tarefa de refazer de maneira amorosa as etapas das necessidades não satisfeitas da Criança, de curar as antigas feridas e mágoas e substituir as falsas crenças com a verdade.
Falsas crenças assimiladas na infância
- Não sinta, não fale de seus sentimentos
- Não pense, não tome decisões, você não sabe o que é melhor
- Seja sempre bonzinho, perfeito e forte
- Não seja quem você é
- Não seja egoísta, nunca se coloque em primeiro lugar
- Não diga o que quer, pensa ou precisa
- Nunca diga não, não imponha limites
- Cuide sempre dos outros
- Não confie em determinadas pessoas, nem na Força Superior, nem em você
- Demonstre sempre estar bem, independente do que esteja sentindo

Reflita se essas crenças existem em sua vida. Preste atenção no seu diálogo interno, que acontece inconscientemente o tempo todo, ou seja, sem que você perceba, talvez possa estar repetindo palavras semelhantes àquelas que ouvia na infância, pelas pessoas mais importantes de sua vida. Assim, continuamos quando adultos a repetir as mesmas falsas crenças que marcam nossa vida, como:
- Não posso ser feliz, não consigo ficar feliz, ficar feliz é egoísmo e, portanto, errado
- Não consigo cuidar de mim
- Não consigo enfrentar a dor, especialmente a da rejeição e do abandono, nem a da minha solidão;
- Os outros são responsáveis por meus sentimentos
- No fundo eu não tenho valor, sou errado, não mereço ser amado
- Não sou capaz de conseguir sozinho.

Enquanto existir essas ou outras crenças falsas, não conseguirá ser amoroso com sua Criança, assim como não foram com você no passado. Quando os pais e outros adultos rejeitam a criança, fazem-na sentir vergonha por aquilo que ela é ou abusam dessa criança durante a infância. A dor desse abandono é tão insuportável, que o Adulto Interior se desliga da Criança Interior para não sentir essa dor.
A Criança Interior abandonada está quase sempre com medo de estar errada, porque acredita ter sido esse o motivo de a rejeitarem, podendo desenvolver a necessidade de ser perfeita. O perfeccionismo e o medo de estar errada podem ser sintomas da desconexão interna entre o Adulto e a Criança. Ao se sentir sozinha para enfrentar a solidão do abandono externo, pode ainda desenvolver vários vícios com o intuito de preencher esse vazio. Pode procurar substâncias como álcool, drogas, comida, ou pessoas, criando uma dependência para preencher seu vazio. E como fuga da dor causada, pela solidão interna e externa, pode ainda desenvolver a necessidade de controlar os outros como forma de obter amor.
A Criança ferida contamina a vida do Adulto, que pode vir como uma depressão, sentida também como um grande vazio, onde está sempre se lamentando pela perda do verdadeiro eu. Esse vazio pode levar ao sentimento de solidão, porque nunca somos quem somos, nunca estamos realmente presentes. A depressão pode vir pelo fato da criança ter de se adaptar a um falso eu, abandonando seu verdadeiro eu. É como se esse abandono do verdadeiro eu criasse um espaço interior vazio, onde se perde contato com seus verdadeiros sentimentos, carências e desejos. Ter um falso eu, é viver representando, onde o verdadeiro eu nunca está presente.
A sensação de ter valor - sou uma pessoa de valor - que é a base da auto-estima, é essencial à saúde mental. Quando a pessoa se sente valiosa cuidará de si mesma de todas as maneiras que forem necessárias e não se submeterá a ser maltratada por ninguém.
Procure analisar se algumas dessas crenças ainda existem em você e se continuam a interferir em sua vida, pois conforme conseguir ir se conscientizando de cada uma delas, mais fácil será encontrar-se com quem você é de verdade.


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