RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


domingo, 12 de setembro de 2010

O CAMINHO REAL

O CAMINHO REAL


No silêncio vibra um som...
e nesse som uma voz é audível.
Eis aqui as palavras do ensinamento
que são dadas a todo buscador.

Porém, não penses que o domínio das palavras
vai dar-te a verdadeira compreensão.
Somente o homem interno sabe ler, realmente.

PRIMEIRA DISCIPLINA

Meu filho, escuta, atentamente, a Voz Interna. Falo seguidamente, porém Meus filhos não Me ouvem. Aquilo que desejas fazer, faze tu, com reverência, confiança e pleno de fé inabalável ante a Presença de teu Mestre Interno.
Dou-te esta instrução:
Faze de cada dia um espelho limpo e brilhante no qual outros possam espelhar-se, assim como Eu te vejo.
Faze de ti uma lâmpada irradiante e transparente, para que a tua Luz possa
iluminar aqueles que hesitam no caminho.
Prepara-te para ser o zelador do Meu Amor, de modo que ele se derrame como uma bênção sobre teus coviajores.
Não temas as palavras de teus semelhantes, nem sigas os murmúrios da respiração humana.
Ouve Minha voz e Minha instrução. Em tua viagem, quero estar ao teu lado.
Pequeno discípulo, não te amedrontes. Com fé inabalável, vai e percorre o teu caminho. Estou contigo.
As pedras de tropeço que machucam teus pés, há mais tempo já dilaceraram os Meus.
Quero mostrar-te a Luz que indicará teu caminho, de modo que possas peregrinar
na trilha que escolhestes e por onde Eu também peregrinei.
Deixa que o Amor seja teu guia, mostrando-te a direção certa. Permite que o Amor indique o Caminho da Luz no qual poderás andar, sem te perderes.
Estou sempre contigo. Percorro o teu caminho, para desaguçar os espinhos. Mantenho-Me ao teu lado.
Meu pequeno discípulo, abre teus olhos e reconhece-Me, enquanto Me curvo para tocar a tua testa.

SEGUNDA DISCIPLINA

Meu filho, falo àqueles cujos ouvidos estão em sintonia com a Voz do Mestre, enquanto seguem na trilha do "serviço prestado" e do conhecimento e compreensão.

Não pode um discípulo executar fielmente a instrução de seu Mestre, enquanto não está pleno de amor e desejo por conhecimento, como também pronto para servir.
Vai para o deserto e não leves nada contigo das coisas da vida externa, nem livros nem apontamentos.

Lê Minha mensagem nas estrelas e nas pequeninas formas de vida que são Meu Universo. Nele observa a manifestação física, um núcleo central da Unidade - a união incomensurável de Minha partícula infinita.
Lê esta lição especial que foi preparada para ti; guarda-a em teu coração, mas não conforme a chave da sabedoria terráquea. Assim, a Sabedoria - a Sabedoria Celeste deverá ser justificada pelos Seus filhos (dela).

Orientação como a Minha provém da calada ou Silêncio da Alma e não da forma intelectual ou, quiçá, da página de um livro.
Enquanto acumulas a tua colheita para a próxima semeadura - Eu te
darei a sementeira para a tua própria transformação - vai e prepara o campo, para que a semeadura possa crescer e dar-Me bons frutos. Porém a tarefa
externa sem uma comunhão interna, ou repartir e comer o pão da vida, apenas irá roubar tua força e alegria no Serviço do Senhor.

No interior, jaz o tesouro de teu Ser; no exterior, estão as mãos vazias que suplicam por consolo, que podem ser tua misericórdia, se olhares a Minha Face.
Minha bênção derrama-se sobre aqueles que demonstram ser a força para os fracos, aqueles cuja alegria pertence aos fatigados e cujo amor é um tesouro para
os desamados e para os solitários. Minha bênção está com eles. Procura estar incluído neste número, para receberes a Bênção que é dada a todos.

O caminho, uma vez escolhido por ti, é árduo; mas Meus braços são fortes, eles te sustentarão. As pedras são ásperas, mas com Meu bálsamo irei medicar
tuas feridas.
Minha bênção está com aqueles que seguem o Meu caminho. Estejas tu entre estes abençoados.

Pequeno discípulo, escuta as Minhas palavras. Venho a ti do tranqüilo caminho do Silêncio, da trilha velada. Procuro um ouvido atento e uma mente aberta.
Muitas vezes esperei por ti, mas não escutaste a Minha voz - tão ocupado se encontra o coração de Meu pequeno discípulo. Do Meu interior, clamo por ti, mas somente os teus ouvidos internos poderão ouvir-Me. Queiras tu estar entre estes Meus ouvintes!

TERCEIRA DISCIPLINA

Queres ouvir a Minha voz? Cerra as tuas portas externas e fecha as janelas de tua alma; então irei falar contigo. Recorda-te de Minhas palavras, pois Eu falo para ti e para as outras de Minhas crianças que irão encontrar a trilha a ser percorrida por todo candidato ao Céu.

Procuras esta trilha?
Bem, agora que as portas estão aferrolhadas e as janelas fechadas, procura, com denodo o tesouro de tua propriedade. Podes estar certo: de todos os objetivos este é o mais elevado.
Contudo, se tens apenas um desejo que seja mais forte, este te levará ao caminho da comodidade e da alegria pueril, que é iluminado pelo reflexo da
luz da ilusão. Zela e conduz todo desejo teu para percorreres tua verdadeira trilha. Procura ter somente um desejo elevado; este trará tudo mais ao SILÊNCIO.

ANULAÇÃO DO DESEJO

Meu filho, compreende: anulação do desejo somente nasce com aqueles que conhecem os ensinamentos - e, por meio destes, o subjugam e matam.
Anulação do desejo somente alcança aquele que conhece a vontade e, portanto, a subjuga.
Primeiramente, os frutos da ignorância devem ser apanhados, para que a Árvore da Sabedoria possa ser bem nutrida e sustentada.

ANULAÇÃO DO DESEJO! Reflete, Meu filho.
Experimenta o desejo, mas não evites a sua horda. Vê como atua a Grande Lei; ela somente traz o resultado de cada desejo que te é muito caro. Desejos
pueris e desejos por propriedades terrenas amarram e limitam a quem os alimenta.

Cuida-te: És um Ser imorredouro no "manto do dia"! Atenua a tua
atitude em querer agarrar as pequenas coisas, para que a tua compreensão se torne mais segura.
Não deves pensar que a Minha trilha possa ser achada
através da fuga do mundo.
Minha trilha é o mundo, onde toda humanidade se locomove; porém, somente poderá percorrê-la aquele cujos pés descalços e
cujo coração aberto for receptível às flechadas da dor.

Aquele cujos pés estão calçados irá perder-se em Meu caminho e aquele que anda envolto pelo manto carnal não perceberá a brisa de Meu espírito. O espírito adeja e pousa onde quer -sobre a nuca ou sobre os braços.
Ser pobre é exigência, sim, pobre e ao mesmo tempo rico: nu, porém vestido de Luz. Assim são todos os que peregrinam na Minha trilha: os filhos de Meu coração.

Se, realmente, queres percorrer a Minha trilha, então segue, em tudo, os ensinamentos que te são dados.
Não procures lecionar, enquanto não tens a resposta para ti mesmo; isto, para que não descubras que teu dom se traduz em palavras, apenas. Mas, se em teu ensino são distribuídas pérolas de Luz, então deves estar ciente de que tens muito para dar - não tenhas medo de instruir.

Somente o coração pode compreender!
Procura-o e sobrepõe-te à razão. Somente o coração pode saber - dentro dele jaz a Sabedoria.
Não queiras dar, se tuas mãos estão vazias - é preferível seguires
teu caminho, em silêncio, até a hora em que teu Mestre te dê a sabedoria. É preferível não dar nada a dar frutos ocos.
Não tentes cantar, enquanto
tua voz não se iguale 'a voz de um cantor, para que tua canção não soe rouquenha e descompassada -para que os ouvidos de teus irmãos, em algum dia
futuro, não se assustem ao ouvir a beleza de tua canção, quando ela já for perfeita.

Não uses a imposição de tuas mãos, enquanto não tiveres
certeza de um ensinamento apropriado para abençoar e curar, isto para que teus irmãos não se decepcionem contigo.
Procura não seres o guia, para que outros não escorem em ti; é preferível andares na humildade, para que eles aprendam a andar por si mesmos. Contudo, não temas pegar o cajado da peregrinação e mostrar o caminho a um irmão desorientado.
Reflete: o Mestre e o discípulo, o condutor e o conduzido são um. Se tu conduzes ou és conduzido; se lecionas ou és lecionado; se cantas ou silencias, então aprendestes a lição da ANULAÇÃO DODESEJO.
 Deste um pequeno passo avante, em teu caminho.

QUARTA DISCIPLINA

Meu filho, se queres dar o próximo passo em Meu caminho, presta toda atenção às Minhas palavras.
Mas não penses que aprendestes a Minha lição,enquanto não conseguires passar pela prova das quatro palavras.

Toda lição que te dou deves transmitir de forma expressiva à Terra(matéria), ao sentimento, à razão e à mente.
Recorda, sempre, aquilo que Minha disciplina exige para a tua maestria, em cada uma destas quatro palavras.
Se pensas que venceste todo desejo pela matéria (tudo o que é da Terra) então acautela-te, pois o perigo está à espreita em tua própria redondeza, no mundo do pensamento.

Somente vence o vigilante.
Na vida, o desejo apresenta-se de várias formas e, na morte, ele
permanece alerta em um invólucro desconhecido.
Mas, se na Terra o desejo for sobrepujado e tu, com o coração alegre, andares pela Minha trilha, então o desejo, sem ser percebido, poderá andar ao teu lado, com formas variadas, assim como se manifesta a Luz Celestial.

O desejo pelas coisas terráqueas, que te parece estar extinto, a ponto de deixares de ser cauteloso e vigilante, pode reaparecer, com todo ímpeto, no teu manto
sentimental.
Meu filho, embora a manifestação externa seja vencida, continua mantendo vigilância e presta grande atenção às palavras.

Quando a ANULAÇÃO DO DESEJO, na forma terráquea, te pertence, observa-te com olhos que se tornaram vigilantes, pois ainda precisas matar o desejo do
sentimento.
Repito: quando tiveres vencido o desejo por prazeres e aceitado, com o mesmo coração impassível, o amargo ou o doce, não pense que o
período de tua vigilância terminou.
Deves saber que a tua grande prova está por chegar,pois outras formas de desejo irão surgir no manto da razão:
sutis na forma, falsas e enganadoras nas atitudes, sempre modificando-a em cada vitorioso ataque e escapando ao golpe da espada.

Assim é o desejo da razão.
Muitos que chegaram até aqui desanimaram.
Descobre este teu adversário e extermina-o.
Porém, não deves pensar que, uma vez morto o inimigo, tua tarefa terminou.

Agora, ergue-se, ameaçador, ante ti, o maior dos quatro desejos.
Com ânimo, peregrina no Meu caminho e reflete:
aquele que te guia, peregrinou na mesma estrada; sofreu tal como tu e suportou a fome e a sede!
Em tempos idos, os passos do poderoso atravessaram o
caminho, o mesmo que tu estás atravessando - agarra-te ao teu coração e não desanimes, pois tu não peregrinas sozinho.

DESEJO DA ALMA

Se a Anulação do desejo da Terra, do sentimento e da razão te pertencem, deves ainda matar o desejo da alma.
Aprecias a Minha voz? Encontras consolo em Minhas palavras?

Nada deves desejar. Segue com o coração radiante, tanto faz que Eu te envolva com Minhas palavras ou com Meu silêncio.
Não te entristeças quando estou calado e não te alegres ao ouvir as Minhas palavras.
Mas estejas ciente de que EU SOU o silêncio e o som. Crê que Eu não
te abandonarei, apesar de estar oculto, pois os caminhos de Meus filhos são como fios em Minhas mãos.
Procura a ANULAÇÃO DO DESEJO da alma, pois é certo que peregrinarás na Minha trilha, quando houver silêncio total em teu coração, se bem que Minha voz preenche a ANULAÇÃO DO DESEJO e não o esvazia.
 Isto irás saber: Que a Anulação do Desejo e o Meu Desejo são UM.
Ensinei-te a dominar e vencer as quatro provas. Meditas sobre as Minhas
palavras, apesar de serem poucas.

QUINTA DISCIPLINA

Por detrás de tudo existe um ininterrupto movimento. Um mar profundo de paz eterna paira na amplidão. Dessa paz descende toda existência e desse movimento surge toda Vida. A conclusão e toda existência e de toda Vida é a realização do
Universo. Porém, onde se encontra o Silêncio da Paz?

A unidade transforma-se em multiplicidade; do nada se forma tudo, e tudo retorna ao nada.

Universo após Universo desintegram-se: investimento de uma hora poderosa; dias de grandes existências!
Universo após Universo são novamente criados,pois Meus dias são incontáveis e a Vida não é medida pelo tempo dos homens.

Sonda a profundeza da existência – em ti está a chave. Somente quando
conheceres a intranqüilidade, irás experimentar a Minha Paz.
Portanto, não evites a experiência. Não te isoles das impurezas e do mal. Se temes a
impureza, é certo que irás atraí-la. E, se não podes andar imaculado e inviolado, a tentação e a tua queda irão gerar mais frutos do que terias, isolando-te de tais experiências.
Digo: Minha força nasceu do sofrimento. Minha paz nasce da intranqüilidade e da agitação.

SEXTA DISCIPLINA


Minhas palavras não são destinadas aos que vivem somente para o eu inferior. Elas são reservadas para as crianças que mantêm sua face dirigida à Luz.
No coração da montanha deves encontrar teu Senhor, mas o vale é profundo e tua vista alcança apenas um passo. Entretanto, cabe a ti dar este passo.
 Irás sentir que estás preparado para isso, mesmo que as trevas te envolvam, pois, apesar de tudo, perceberás que um braço te enlaça.
Meu filho, adquire coragem. Vai e percorre o caminho que te conduzirá à Luz.

SÉTIMA DISCIPLINA

Antes que possas progredir no Caminho à Luz é preciso que a sensação de separatividade seja vencida.
 Amas a Mim em espírito? Procuras reconhecer-te UM Comigo, enquanto o teu eu inferior está tranqüilo? Meu filho, EU SOU igual a UM.
A vida inseparável tanto é Minha como tua. Embora te pareça que, realmente, estás à procura – contudo, Meu filho, tu és sempre uma parte Minha; uma partícula de Vida, uma parte espiritual do Grande Espírito!

 Não existe separatividade entre o Mestre e o Seu filho.
Todo alento (respiração) é UM! Mesmo que procures, já havias achado, antes de agitar-se em ti o primeiro e frágil desejo de ouvir a Minha voz!
Meu filho, Minha voz soa para ti. Escuta-Me! Não Me entendes? Tu és Meu filho. Desejo tua dedicação. Falar-te-ei com mais convicção e firmeza, se entregares a tua existência a Mim.

Dá-Me teu corpo, de modo que ele se una ao Meu e seja o Templo de um servidor. Dedica o teu trabalho a Mim, até a mais ínfima de tuas tarefas, pois Minha trilha somente poderá ser percorrida através de uma verdadeira abnegação. Se achas que esta não é a tuaestrada, então pertences àqueles que crescem através das virtudes alheias. Assim, Eu te aconselho: não procures o Meu caminho, pois, para ti, ele talvez seja muito íngreme. Caminha lentamente, através dos campos verdejantes, repletos de flores e haure "por um dia" a sua delicadeza. Este será o
teu caminho: vagarosamente irás crescendo. Se até agora nada pudeste dar, foi porque o teu toque ganancioso e egoísta murchou o botão da flor,
simplesmente porque este botão não pertence à Flor da Eternidade: é apenas uma criação ilusória. Somente assim deverá ressurgir a Estrela da
Sabedoria e irradiar uma Luz para a caminhada à meta prevista – o caminho da Iluminação. Feliz o dia quando tuas mãos se libertarem do botão da flor
de "um dia" e procurares pela bela Flor da Eternidade.

Executa teu trabalho com dedicação e alegria. Por mais insignificante que seja a tarefa, ela Nos une; se teu corpo for obediente à Lei, então ele será inseparável do Meu corpo.

Peço um trabalho completo, isento de todo egoísmo, de modo
que teu amor, teu ânimo e a paz de teu coração sejam dedicados ao Bem geral.
Não permitas que a dor te toque; no entanto, que sejas tocado por cada dor.
Não permitas que preocupações te irritem; contudo deixa que todo desgosto seja teu.
Concentra-te, profundamente, em teu interior, mas irradia a tua Luz para o exterior.

O ser desfigura-se, mas o Criador é o SER.
Com a rendição do espírito, tua dedicação será perfeita. Se és a perfeição, o portal está aberto, irrevogavelmente és Meu.
Assim, carregas uma parte do fardo que é o peso do Meu mundo. Toda dedicação traz dor que se transforma em alegria.

OITAVA DISCIPLINA

Não penses que aprendeste a vencer o sentimento da separação, enquanto não te sentires, realmente UM Comigo.
 Para seres um Mestre, ainda existem outras lições que deves aprender a dominar.
UM com o todo e todos em UM.

 Para que entendas, realmente, no silêncio procura por Mim. Já que Sou todos em tudo, uma vida em muitas, vê que a vida não é a tua vida mas é a vida comum de todos Nós.

Não sou teu em maior proporção do que os teus concidadãos. Meus filhos são iguais a UM, pois eles dividem a Minha vida, mas inseparáveis de Mim,
inseparáveis de ti que é UM igual ao inteiro, e o inteiro igual a UM.

Assim, tudo o que acontece a ti, desde o mais insignificante fato, também
acontece a Mim.
Se procuravas o caminho e o encontraste, concomitantemente todas as crianças participam dessa alegria.

Se levantas a Minha carga, com isto alivias a carga dos ombros de Meus filhos.
Falo para todos que Me escutam, não somente para ti. Todos que Me procuram são Meus filhos.
Alguns ouvem Minha voz e, contudo, falta-lhes a escuta real; para outros sou mudo e, contudo, ouvem o som perfeito. Alguns não Me vêem e, no entanto,
sou a sua visão; outros vêem, mas são cegos. Mas todos são Meus filhos...

Todos os cálices são preenchidos com o conteúdo do cálice de Meu
espírito. De nenhum modo, o vinho de Meu cálice se difere do vinho de teus companheiros. Somente o formato externo do cálice é multiforme. Trata de
que teu cálice esteja cheio até a borda.

Procura no teu interior e lá irás achar! Quando tiveres achado, exteriormente não mais precisarás de Mim.
Estarei contigo e nada mais te faltará.
Aquele que possui morada no seu interior e nada mais deseja, para este o Mestre aparece idêntico a um vendaval.

No interior, Meu filho, é no interior! Minha voz é audível no coração e nada perturba o silêncio. Estejas alerta sobre as vozes que
confundem e atrapalham o ouvido. Silencia. Mantém o corpo tranqüilo, conserva o silêncio e domina a mente; liberta-te, irás reconhecer-te lúcido,
alerta, vigilante. O encontro com teu Mestre irá maravilhar-te.

NONA DISCIPLINA

Nada está oculto ou encoberto que não possa ser desvelado;
mas, aqueles que espreitam com o ouvido externo, nada escutam. Internamente, a voz fala com o homem interno; porém, aqueles que não a conhecem são
surdos ao som.

Eu te mando trabalhar, mas te deténs no meio do trabalho. Venho para aqueles que espreitam os Meus passos. Procura o silêncio...
penetra no interior.

Meu filho, anda em Meu caminho com passos silenciosos. Segue Meus passos. Sê humilde, de modo que, aos teus olhos, o menor murmúrio te pareça ser maior do que realmente é, pois neste coração humilde vivo Eu. Toda obra é Minha, e nenhuma é maior ou menor – já que a causa é tudo, o efeito não é nada.

Não desdenhes do homem modesto; é conveniente aprenderes com ele a sua maneira simples de ser. Muitas vezes ando com
aqueles que são pouco conceituados pelos homens e, amavelmente, Me entretenho com os ingênuos. Sê tu entre eles e ouvirás a Minha voz.

DÉCIMA DISCIPLINA

Meu filho, se queres trabalhar para Mim, então deixa de trabalhar para o teu eu inferior; somente os abnegados são os filhos de Meu coração.

Quando dás atenção às palavras dos homens, Minha voz emudece e Meu ensinamento se desperdiça.
Se o elogio te é caro, anda vigilante, para que não leves uma queda.
Se o menosprezo te atinge enquanto ambicionas, acautela-te desta erva venenosa.
Porém, se permaneceres alegre, indiferente, impassível aos elogios e transitas invencível contra o desprezo, então podes estar certo de que és um dos Meus.

Aquele que não se interessa por elogios e não se deixa melindrar pela crítica, é aquele cuja obra o Mestre observa.
Quem olvida a si mesmo trabalha, exclusivamente, para o Eu Interno; aquele que tudo reparte - dá ao UNO.

Abnegado é o servidor do Ser Eterno; sê tu como Ele!




http://www.sintoniasaintgermain.com.br/caminho_real.html

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