RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AMIGO JANGADA

 

“Boa noite pra quem é de boa noite, e benção para quem é de benção..!!!!”

Amigos, novamente venho, por meio de meu menino, para continuar com minha
missão e tentar deixar um pouquinho de “prosa” a todos vocês.

Sempre observamos seus pedidos através de suas orações, e enxergamos que a
vida para vocês deve estar realmente “dura” ; falta dinheiro, amor, um bom
emprego, falta força para o dia-a-dia, faltam amigos ; a pouca paciência, o
filho que não obedece, fora o “maldito” excesso de bebida que destrói tudo
que vocês gostariam de ter mais ainda não têm.

Curiosos, todos nós do lado espiritual tentamos entender o que realmente
está acontecendo com os encarnados e tentamos dar aconselhamentos, palavras
de motivação, passamos alguns rituais para tentar interagir energeticamente
em seus espíritos mas, aparentemente, tudo isto parece  ser em vão, pois na
prática os problemas não mudam e não acabam. Conversando outro dia com um
amigo Guardião e comentando sobre este assunto, gostaria de fazer uma
pergunta para todos os encarnados:

*fora rezar e reclamar, o que realmente você esta fazendo para a  sua vida
melhorar?*

Nós, do plano espiritual, estamos à disposição para auxiliar todos os irmão
encarnados que venham nós procurar, por meio de oração, rituais etc,
mas  convenhamos,
tem hora que *cansa*, é difícil ajudar quem não quer ser ajudado. Vocês,
encarnados, estudam espiritualidade, fazem cursos, se orgulham de frequentar
religiões espiritualistas, e quando vestem branco num “centro ai vixxi”,....
se acham pessoas diferentes, se orgulham de ter “entidades”que fazem
“milagres”, que executam o bem, que falam em nome de Deus e dos Orixás,
abusam de procedimentos ritualísticos, transformam nossa amada Umbanda, em
certos momentos, num picadeiro de circo, e mesmo assim a vida de vocês não
melhora, todos embarcados em dívidas, em desilusões amorosas, em rancores,
colocando a culpa do próprio fracasso no irmão mais próximo, no Governo, no
clima ; nunca vocês próprios são culpados de nada.



*Gente, tá na hora de virar a mesa..!!!*

Sabe aquele monte de apostilas, livros, cadernos de anotações de milhares e
milhares de cursos e palestras que vocês fizeram pela simples necessidade de
falarem que fizeram ou de pronunciar aos “4 cantos”que são seres espirituais
?... Então... tirem elas do armário, façam alguma coisa com elas, mas façam
para vocês, pelo amor de Deus, parem de reclamar e ajam, sejam pessoas
ativas, não foquem suas vidas no “Culto a Miséria”. Ninguém teve a chance de
estar deste lado da criação para ser infeliz, pois na verdade vocês nem
sabem o que é felicidade.



A noção de felicidade que vocês têm, possui alicerces fracos, pois vocês
colocam a responsabilidade da felicidade no “MOZÃO”, que por mais lindo e
companheiro que seja, não é você e não estará preparado para passar pelas
suas experiências. Colocam a felicidade no dinheiro através de um bom
emprego, passam toda uma encarnação sendo infelizes na sua atividade, mas
mesmo assim, por causa de uma dependência monetária, nunca saem e tentam
algo que realmente satisfaça seu espírito e, num belo dia, você é demitido e
toda aquela felicidade que se encontrava num emprego, e não em você, se vai
novamente.

E assim, repetitivamente, a felicidade é procurada fora de vocês, se
tornando frágil e nunca completando o que realmente seu espírito quer.



*Gente, parem de ser aquela criança mimada, que puxa a saia da mãe pedindo colo..!!*

Tá na hora de assumir a vida de vocês, tá na hora de todos serem
independentes em todos os sentidos, sejam eles amorosos, financeiros ou até
mesmo espirituais ; chega de colocarem culpas nos espíritos pelos seus
insucessos ou pela graça não alcançada pois, nem nós nem Deus, lhe daremos
nada, se você continuar inerte, somente a reclamar da vida.

Nós, do plano astral, temos uma missão divina que é dar auxílio, alicerçar e
dar sentido à vida, mas, convenhamos, isto não torna nenhum de nós uma
“padiola” que tem que carregar seus problemas ou até mesmo vocês.

*Pelo Amor de Deus,  escutem seus Espíritos...!!!!*

Nós amamos demais toda humanidade e todos os espíritos, encarnados ou
desencarnados, estão de prontidão para tudo o que a lei Maior designa a
vocês e, hoje, a Lei Maior designou a mim ser em vocês o que sou para o meu
menino.

*Um Dente do Siso...(risos)...!!!*

Amor desejo a todos e reflito os auspícios dos divinos em suas vidas e Boa
Noite para quem é de Boa Noite, e Benção para quem é de Benção

JANGADA

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