RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


sábado, 25 de setembro de 2010

WAGNER BORGES

 
 
FELICIDADE É CONSCIÊNCIA!*
 
Não dependa dos outros para você ser feliz.
Pois felicidade é um estado de consciência.
E ser feliz é responsabilidade de todo ser.
Porque a vida é uma bênção!
Logo, jamais deixe que as atitudes alheias roubem sua luz.
A Vida é maior que você – e do que eu também.
Na verdade, a Vida é maior do que tudo.
E você está vivo. E todos também estão, na Terra, e além...
Então, seja feliz, só por você existir.
Para compartilhar sua luz com os outros, que também existem.
Porém, sem depender de ninguém.
Encarnados e desencarnados, todos nós existimos.
E, se somos felizes, ou não, isso só depende de nós mesmos.
Já temos o suficiente: nós existimos.
Então, que tal sermos felizes, só por isso?
A existência é a mesma, seja na Terra ou no Astral.
Aqui, ou Lá, a verdade é uma só: felicidade é um estado de consciência.
E quem reconhece isso, é feliz, sim, só por existir.
 
Paz e Luz.
 
- Wagner Borges –
Curitiba, 04 de junho de 2010.
 
- Notas:
* Esses escritos foram feitos durante o Fórum Espírita Nacional – 5ª edição -, realizado na cidade de Curitiba. Enquanto eu esperava o momento de iniciar uma prática de visualização criativa com o público presente, escrevi essas linhas de impulso, ali mesmo, no próprio auditório do evento. E depois, li o texto para o pessoal – e muitos gostaram e me pediram uma cópia. Então, aqui está o mesmo, postado em aberto para todos.
 
 
 
 
 
APENAS UM ESPÍRITO ESPIRITUALISTA
 
Sou apenas um espírito, pedacinho do Cosmo em evolução, vivendo e trabalhando para crescer.
Basicamente, sou energia pura.
Mas, no momento, tenho cara de gente e passo as agruras da experiência terrestre.
Sofro na própria pele os temores da inexperiência.
E, assim como todos, erro bastante.
Porém, de erro em erro, eu acabo acertando.
Não me apego a nenhuma ortodoxia de pensamento, pois sou livre para pensar e crescer questionando.
A Evolução me deu o livre-arbítrio e cada experiência só tende a aumentá-lo.
De experiência em experiência, vou me firmando no contexto da vida.
As barreiras aparecem a cada passo, porém sou grato a elas.
Fazem-me querer ser mais forte para superá-las.
E, no final das contas, elas são apenas barreiras e eu sou um espírito imortal, cheio de energia e disposto a crescer para desvendar os caminhos que a Evolução oferece.
Sou apenas um espírito espiritualista buscando minha própria natureza.
Não acredito na imortalidade do espírito: tenho certeza absoluta, não é questão de crença.
Sei que a morte só pode apanhar meu corpo físico, como já fez várias outras vezes, e como fará pelas próximas vidas desta roda reencarnatória que me submete no momento.
Estarei vivo sempre e isso é só alegria.
Quando a morte um dia aparecer, com sua foice rompedora de cordão de prata*, estarei sorrindo muito e é bem capaz que eu lhe conte uma piada de morte.
Hoje estou aniversariando e, naturalmente que, ficando velho, a morte fica mais próxima.
Entretanto, estou cheio de vida interna.
Pulsa em mim o fogo da alma, que não pode ser apagado nunca.
Ele foi aceso várias vidas atrás, quando fui iniciado no caminho espiritual por antigos mestres extrafísicos.
Quando a morte bater o gongo do último assalto da minha luta espiritualista na Terra, ela vai requerer meu corpo físico e vai tirar minhas poucas posses físicas: meus livros espiritualistas e meus discos do Yes, Tangerine Dream e outros.
Obviamente que, nesse dia “mortal”, ficarei invisível para meus familiares e amigos físicos.
Mas nem isso me atrapalhará, já que, durante a noite, poderei encontrá-los projetados fora de seus corpos humanos, aproveitando seu sono comum de todo dia**.
Assim, quando a morte me chamar, ela levará várias coisas para longe de mim.
Ou, melhor dizendo, eu é que vou estar em outro lugar.
Porém, mesmo assim, restará a melhor coisa comigo.
Ficará a experiência de ter vivido como espiritualista.
E, quando a morte seccionar meu cordão de prata, sorrirei para ela e direi com toda a satisfação: “Tenho cara de gente e muitos defeitos, mas, felizmente, sou energia pura e imortal, porque sei que sou um espírito e, também, porque sou espiritualista.
Muito obrigado. E, até a próxima vida...”
 
P.S.:
Escrevi essas linhas no ano de 1992, quando completei 31 anos de “encadernação física”. E hoje, quando completo 49 anos, com grande alegria ratifico tudo o que escrevi naquela ocasião. Então, só quero acrescentar o quanto sou grato ao Grande Arquiteto Do Universo, por tudo. Por ter me dado à chance de descer a Terra com a chama espiritual acesa e com o coração forte, para aguentar a Luz e o Amor viajando em meu Ser.
E também agradeço às consciências extrafísicas que, nesses anos todos, com muita paciência e carinho, tem me orientado na senda espiritual e humana.
E não posso me esquecer dos meus amigos encarnados, que, em muitas ocasiões, me ajudaram – e continuam ajudando com sua amizade. E não quero citar nenhum em particular, pois são muitos, graças a Deus.
E também agradeço aos meus pais – por terem me recebido como filho -, e às minhas filhas – por terem me aceitado como pai nessa “encadernação”; e aos meus irmãos, por terem aceitado reencarnar junto comigo – e eu me lembro de muitas brincadeiras do tempo de criança...
Ah, e não posso esquecer-me de agradecer a Rama, meu cãozinho, que tanto alegra meu coração. Esse parceiro que o Céu me presenteou, por um tempo de vida...
Aos 49 anos de “encadernação”, eu reafirmo, aqui e agora, à Luz do Espírito, o quanto eu sou grato pela jornada espiritual guiar minha vida, aqui e além...***
Ah, hoje, mais do que nunca, o meu mantra é a palavra “GRATIDÃO”.
 
Paz e Luz!
 
- Wagner Borges – pequena folha espiritual ao sabor do Vento do Supremo...
São Paulo, 23 de setembro de 2010.
 
- Notas:
* Cordão de prata – conduto energético que liga o corpo espiritual ao corpo físico; cordão astral, cordão fluídico; cabo astral, cordão de luz; laço vital; fio de prata; cordão perispirítico.
** Projeção da consciência – é a capacidade parapsíquica - inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral – Ocultismo.
Projeção astral – Teosofia.
Projeção do corpo psíquico - Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo – Parapsicologia.
Viagem da alma – Eckancar.
Viagem espiritual – Espiritualismo.
Viagem fora do corpo – Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) – Espiritismo.
Arrebatamento espiritual - autores cristãos.
Obs.: Enquanto eu digitava essas linhas, lembrei-me de um texto antigo, que poderá enriquecer esses apontamentos de hoje. Segue-se o mesmo na sequência.
 
 
PALAVRAS DO TEMPO
 
Deslizando pelas areias do Tempo, ao longo de trilhões de experiências, dentro da ampulheta do universo, descobri que o Tempo odeia nosso ego.
Ele soterra nossas ilusões sob o peso de toneladas de realidades relativas.
O TEMPO É O GRANDE IRMÃO!
Ele rasga nossos enganos e diz:
"Entre na jangada do crescimento e siga..."
Olho o passado e o futuro, e só vejo Ele.
Então, percebo-O no presente, chamando-me para a vivência do eterno agora da vida...
Deslizo por suas trilhas... Sabendo que Ele não espera, mas transmuta tudo.
TUDO PASSA!
Teoricamente, Ele é relativo, mas, na prática, as rugas estão surgindo e as coisas passando e renovando-se...
Dizem que Ele não existe, mas estamos viajando com Ele, por um tempo (não resisti ao trocadilho, mas isso também passa).
ELE ODEIA O EGO!
Por isso, as rugas e experiências que decepam nossa arrogância e tonteira.
Não O conhecemos direito, mas Ele nos conhece profundamente, há muito tempo.
Ele diz: "Nada é fixo, tudo é movimento. A principal característica da existência terrestre é a impermanência das coisas e seres".
TUDO SEGUE!
O cadáver vira pó, o espírito volta para casa, só por um tempo, entre vidas.
No entanto, a Terra formará um novo corpo, à frente, e chamará o espírito novamente, por um tempo, entre períodos extrafísicos.
Ao longo do Tempo, entre entradas e saídas de corpos, o espírito perceberá o óbvio: é um viajante da Eternidade!
Daí, o Tempo lhe dirá: "Pois é, leva tempo para aprender isso!"
HAJA TEMPO!
Certa vez, ele disse a um peregrino espiritual:
"Continue andando, mas sorria mais.
Enquanto você caminha, Eu vou ensinando-lhe algumas coisas.
Uma delas, é que as flores desabrochando são mais espontâneas e sagradas do que os livros que você lê. A Natureza ensina mais do que os gurus, pastores e sábios do mundo.
Você já notou o sorriso de uma plantinha à luz do sol?
Já percebeu a alegria da mamãe-urso vendo seu filhote todo lambuzado de mel pela primeira vez?
Já conversou com o suave brilho da lua em noites de poesia nos momentos mágicos de amor?
O rugido do tigre, as ondas do mar, seu coração e todos os seres, de raças, religiões e países diferentes, são irmãos planetários.
Em sua caminhada e em seus estudos espirituais, você percebe a UNIÃO?
Seja simples e sorria mais!"
Essas foram às palavras do tempo, O GRANDE IRMÃO.
No devido tempo, entenderemos...*
 
(Este texto é dedicado a todos os meus amigos, físicos e extrafísicos, companheiros de viagem no tempo das experiências e parceiros de evolução, seja nas ondas da música, no trabalho, em casa, no boliche, nas brincadeiras, nos livros, nas piadas, no amor, no discernimento, nos estudos espirituais e na arte de viver simplesmente.)
 
- Wagner Borges -
São Paulo, 16 de julho de 1999.
 
- Nota:
* Enquanto eu escrevia essas linhas, rolava aqui no som o lindo CD. “The Dolphin Song”, belo trabalho new age da flautista australiana Christa Michell - em conjunto com o violinista americano Stuart Gordon. Importado – Lançamento da gravadora holandesa Oreade Music - 1998.
 

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