RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O EQUINÓCIO DE PRIMAVERA


                                                
O EQUINÓCIO DE PRIMAVERA
Por: Fatima dos Anjos
Reflexão:
O Equinócio da Primavera nos remete para o fim do inverno e o
renascimento representado pela estação das flores que simboliza a
fertilidade através do florescimento. Nesta data também estamos no
início do signo de libra, cuja simbologia está pautada no equilíbrio.

É momento de reflexão, revisão de valores e despojamento de situações,
idéias e sentimentos que nos enfraquecem e dar espaço ao novo.
Isto quer dizer que para alcançarmos a harmonia interior e exterior,
torna-se necessário a busca e o exercício constante do equilíbrio.
Também significa trabalhar para ir de encontro ao nível máximo de
harmonia, de paz e de amor em nós e na nossa relação com a natureza, com
o Cosmos e com Deus.

É o momento que muitos consideram o início do ano pois é quando ocorre a
força de arranque da vida na Terra, o desabrochar das sementes.

Tempo e Vida
Por Fatima dos Anjos

Estamos num momento em que
a humanidade passa por uma crise existencial.
Passamos pelo tempo e não sentimos o tempo.
Quando percebemos lá se foi o tempo.
Isto nos leva a um questionamento....
Será que estou vivendo todo o tempo,
Ou estou fazendo do tempo um passatempo.
Precisamos parar!!! Observar!!! Sentir!!!!
Para saber usufruir o tempo e assim viver.
No mundo louco que estamos vivendo, a mil por hora,
sem saber o que vai acontecer, se não pararmos para refletir,
perderemos o sentido do que realmente
É viver.

A natureza está sempre, colocando ao nosso dispor lições
Uma dessas lições está no movimento,
que hora é de retração, hora é de expansão.
Está também no dia e na noite
Na mudança das estações, que claramente nos mostra
Que para tudo na vida têm tempo
Então, porque tanta correria se para tudo tem tempo?

Que nesta primavera sua vida possa resplandecer como
um imenso arco-íris, trazendo a esperança de dias melhores.
Que após a passagem das nuvens do inverno na nossa vida
Possamos recordar que também o escuro faz parte da luz
E que somente quando estamos no escuro é que lembramos de
Acender a luz.

Fatima dos Anjos


A LENDA DA PRIMAVERA:

Nesta entrada de primavera relembramos uma das mais belas explicações místicas para a dinâmica das quatro estações, vinda da antiga Grécia, do mito de Deméter e Perséfone.
"Core filha de Deméter, colhia flores pelos campos quando o chão se  abriu e Core foi tragada para o mundo subterrâneo de Hades, deus que era apaixonado pela filha de Deméter.
Helios, o deus sol que tudo vê, enxergou a cena e junto com Hécate foram contar para Deméter.
Deméter enfurecida, foi ao encontro de Zeus, irmão de Hades (o outro irmão era Poseidon e os tres dividiam o mundo entre eles: Zeus, os céus e o Olimpo; Poseídon, a terra e mar; e Hades, os subterrâneos - o inferno cristão).
Chegando a Zeus disse para o deus dos deuses que não mais semearia a terra (Deméter era a deusa da fertilidade do solo) enquanto sua filha não fosse devolvida a ela.
Zeus, temendo que a terra não desse mais frutos para manter viva a humanidade e consequentemente, manter vivos os deuses (vejam que maravilha - a consciência de um deus de que sem os seres humanos, os deuses não existiriam) foi ao encontro de Hades, pedir para que ele
devolvesse a filha de Deméter.
A esta altura, Core com seu novo nome, Perséfone, já havia comido a romã, fruta que a enfeitiçou de forma a se apaixonar por Hades.
Diante deste impasse, ficou combinado que durante um período do ano, Perséfone estaria com sua mãe, Deméter e em outro, com Hades, seu marido.
Daí nasceu a primavera, o momento em que Perséfone volta para o aconchego da mãe e esta, saí pelos campos os semeando e os florindo, ao contrário do período outono/inverno, quando Perséfone volta para Hades e o verde desaparece.
Criativa, bela e poética. Esta é a origem da primavera segunda a mitologia grega.

Abençoada seja a Mãe Divina, Mãe Terra, Gea (Deméter) pelo florescer das sementes e a desabrochar das flores.
Que a Chama Trina do coração de cada um dos Filhos e Filhas da Luz, também floresça e replandesça nesta primavera.


O Renascimento da Alegria

A Primavera chega anunciando o equilíbrio das forças entre o masculino e feminino em tudo o que é vivo e que vibra, é quando se celebra a harmonia que existe na passagem das estações e nas seqüências da noite e do dia.
Nesta estação saímos da introspecção que estávamos no Inverno e damos passagem para o florescer e o despertar de nossas vidas e consciências também é o momento onde a nossa criança renasce.
Esta criança feliz nos faz ver o mundo com outros olhos, quando desejamos abrir novas fontes de criatividade, nos tornar mais otimistas, observadores, apaixonados ou determinados.
Nossos antepassados e anciãos vivenciavam os momentos de Equinócios e Solstícios, sabiam que era o mínimo a se fazer em respeito à Mãe Terra e que estes ciclos são importantes para a vitalidade de todos os seres que habitam essa Grande Casa.
Comemore junto aos Filhos da Terra e vivencie esse momento de harmonia e explendor, celebrar junto ao fogo e ao som de tambores, maracás e com danças tribais.
Um bom momento para queimar ervas pra limpeza, purificação e para abrir nossos caminhos neste novo ciclo que traz beleza, crescimento, florescer e suavidade para nossas vidas.



MEDITAÇÃO

Eu sou uma alma
Uma centelha divina do Infinito
Que deu nascimento a este universo.

Recordo Quem Eu sou
E sirvo o Grande Propósito da Vida
Como Um com o Tudo o Que É.

Vim para aqui com muitas outras almas
Para ajudar na expansão da Luz
Neste planeta vivo que é a Terra.

Aceito que o Amor
Seja o farol orientador da minha vida
E que irradie o Seu brilho a cada momento.

Eu Sou uma alma
E o único propósito da minha existência
É ser Tudo o Que Eu Sou.

Que assim seja.


DECRETO PARA ELEVAR A VIBRAÇÃO DA HUMANIDADE

Em nome de Deus
Amada e poderosa presença do Eu Sou Luz
Santo Cristo Pessoal de toda a humanidade
Com o poder cósmico que nos é confiado
Afirmamos nossa vontade
De movimentar a belíssima energia
Do grande espírito criador da totalidade

Para que este fluxo harmônico
APELO PARA ALCANÇAR A PROSPERIDADE
Ó! Deus Todo-Poderoso presente em meu coração, ó! Deus do Ouro, enchei minha taça de todo ouro necessário à expansão da luz.
EU SOU! EU SOU! EU SOU!
Ó!Deus Todo-Poderoso presente em meu coração, ó! Deus do Ouro, enchei minhas mãos de todo dinheiro necessário à realização do Plano Divino.
EU SOU! EU SOU! EU SOU!
Ó! Deus Todo-Poderoso presente em meu coração, ó! Deus do Ouro, atrai ao nosso santuário as almas que têm a compreensão dos ensinamentos divinos e sentem necessidade de os divulgar entre os humanos.
EU SOU, EU SOU,EU SOU a lei do poder de atração do ouro e do dinheiro necessários à realização do Plano Divino aqui na Terra.
Eu Vos agradeço, ó! Deus Todo-Poderoso presente em meu coração, ó! Deus do Ouro, o poder de atração que me destes.
Eu peço e comando que este apelo seja atendido com a rapidez do relâmpago, pela luz do Grande Sol Central.

No Amor e na Luz,
Eu Sou,
Fatima dos Anjos

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