RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts

Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

MÃE NANÃ


MÃE NANà

Saudações na luz !!!
Olá irmãos....neste mês de julho ,as comemorações umbandistas celebram nossa Amada Mãe Nanã,também considerada com muito carinho por nós , a Avó ,a Mãe das Mães Orixás!
Nossa Amada Mãe Nanã,hoje já bem mais conhecida e cultuada nos Rituais de Umbanda Sagrada,aparece na Umbanda Tradicional há mais tempo do que parece.Temos notícias de que, já  no primeiro curso de Umbanda conhecido ,o “tradicional barco” de Pai Ronaldo Linares,pela Federação de Umbanda do Grande ABC,já se falava sobre Mãe Nanã.Seu culto dentro da religião se fortificou e vem se fortalecendo dia a dia após o enunciado teológico da Umbanda Sagrada,trazida a nós por Pai Benedito de Aruanda,através da psicografia de Rubens Saraceni.(Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada-A Religião dos Mistérios - Um Hino de Amor à Vida:Rubens Saraceni- Editora Madras,pag.168 a 169.Citações sobre Mãe Nanã).
Mãe Nanã forma um par natural com Pai Obaluayê e são os Orixás responsáveis pela evolução dos seres. Juntos são os Regentes da 6º Linha de Umbanda (Linha da Evolução) e também do Mistério Ancião na Umbanda onde vamos encontrar nossos Amados Pretos e Pretas Velhas  .
Mãe Nanã é a mãe transformadora que recebe em seus braços os espíritos a serem preparados para continuar sua caminhada evolutiva, ou aqueles que irão se preparar para a reencarnação.
Seus fatores decantadores e transmutadores ,que se manifestam em prol da evolução dos seres,se somam à força da cura,de regeneração e de renovação.
Esses fatores são quase que divididos com Pai Obaluayê,mas há certas diferenças nesse campo de atuação,pois Mãe Nanã entra na vida dos seres,independente de suas vontades,para transformar uma evolução que estava indo para uma direção incorreta,num “recurso” evolutivo,tanto para o ser em questão como para os seres à sua volta.Seu ponto de forças são os lagos e águas tranqüilas,paradas mesmo.
Sua cor é o lilás e algumas de suas pedras são a rubelita e ametista.
Saudação:- Saluba Nanã
As sua ervas carregam em si os fatores aqui descritos e muito mais.
Ervas de Mãe Nanã para purificação,limpeza e descarrego:
·         Folhas de chorão(decantação e limpeza)
·         Arnica(purificadora)
·         Periquito ou Penicilina(purificadora de larvas e miasmas astrais)
Ervas de Mãe Nanã para o equilíbrio e cura:
·         Assa peixe(fortalecedora e curadora)
·         Trapoereba(protetora e estimuladora da mediunidade)
·         Melão de São Caetano(equilibradora e poderoso curador espiritual)
·         Sete sangrias(regenerador astral e fortalecedor)
Elementos para oferenda:
·         Velas,fitas de cetim,linha e pemba na cor lilás
·         Flores do campo,lírios e crisântemos na cor roxa , lilás e branca
·         Uva,melão,manga,mamão,maracujá doce,framboesa,amora e figo
·         Champanhe rose,vinho tinto suave ou licor(de amora,framboeza ou morango)
·         Suco de frutas
Esquerda : Senhor Exú Guardião da Terra.
Elementos para oferenda do Senhor Exú Guardião da Terra:
·         Velas brancas e pretas
·         Carne de porco
·         Aguardente e charuto
(Ver Livro de Exu – O Mistério Revelado-Rubens Saraceni-Ed. Madras)


Ponto Cantado de Mãe Nanã
Refrão:
Nanã  ê
Nanã ê
Nanã ê
Ó Nanã
Nanã ê
I
Com seu Manto Roxo
E seu Iberê
As águas são doces
Nanã Buruquê
Estou de joelhos
E vim te pedir
Aceite a oferenda
Que trago a Ti
Refrão
A lua clareia
As águas do rio
E leva as estrelas
Ao encontro do mar
Nanã que recebe
A nossa oferenda
Derrama suas bênçãos
Sobre os filhos de fé
Refrão
Nanã Buruquê
Tu és minha Mãe
Contigo agora
Eu muito aprendi
Tua experiência
Reflete em mim
Me sinto agora
Consagrado por Ti
Refrão


ORAÇÃO À MÃE NANÃ
Amada e Divina Mãe Nanã,salve sua força e seu poder divino!
Diante da vossa bondade, eu a saúdo e reverencio Querida Mãe!
Diante da vossa presença,do vosso amor e da vossa misericórdia peço vossa benção para que me torne irradiante  perante vossa Luz Divina.
Vós que sois a Mãe da Evolução e da Maturidade,ampara-me,sustenta-me,guia-me,conduza-me e envolva-me em todos os sentidos ,carnais e espirituais.Não me deixe sucumbir na escuridão da ignorância e da falta de fé.
Traga-me a capacidade mental de entendimento das coisas visíveis. Proteja-me com vossa ajuda sábia e equilibrada. Derrame vossa luz sobre minha casa e meus familiares.Paralise , Mãe Querida,tudo o que estiver desvirtuado em nosso caminho,transformando-o em saber,maturidade e crescimento puro e verdadeiro.
Livre-nos ó Mãe,dos possíveis desvios de nossa personalidade ,decantando vibrações e  irradiações mentais negativas.Ajude-nos a ter resistência mental e uma linha de pensamento lúcida,sábio e verdadeira.Livre-nos de demência ,de confusões,dúvidas,erros e má compreensão das coisas.
Querida Mãe Nanã,que vossa natureza maleável e decantadora seja um remédio para as nossas vidas,absorvendo as energias negativas e transformando-as em positivas,decantando nossas mágoas,para que possamos dinamizar nossa evolução.Libere vossas radiações,Querida Mãe,para a cura das feridas de nossa alma.Cuide , Mãe, dos meus familiares e de nossos amigos, de nossas casas e de nossos ambientes de trabalho,mantendo as vibrações virtuosas e elevadas.
Estimule-nos, ó Mãe Divina, na busca do crescimento interior, da maturidade, da sabedoria e da fé. Afaste de nós os vícios, as emotividades ligadas aos instintos e impulsos, e os desequilíbrios.
Abençoe a todos nós e a toda humanidade, principalmente as crianças e os idosos,para que nunca nos falte o vosso divino amparo.Amém.
Escrito por Aurélia Janunci
Dirigente Espiritual de Templo Umbandista Estrela Dourada





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...