Cultivadas
Jardim
Assim representa para nós, como elas vêm nos curar trazendo luminosidade e energia na transmutação das dificuldades. Para se merecer um belo jardim é preciso esforço, trabalho, cultivo, perseverança. Tudo isso, elas buscam em nós. É preciso sempre lembrar delas, protegê-las dos excessos de sol, de água e de vento. Dar-lhes de beber, dar-lhes de comer, podá-las, mudá-las de lugar. É uma atenção permanente e diversificada no cultivo destas vidas. Assim, elas nos curam e adoçam nossa vida, nos preparando para cada amanhecer.
A energia do sol está muito forte no jardim que apresenta com exuberância todas as cores do espectro. As flores do jardim constituem, pois, um nível de trabalho vinculado à dissolução de entraves do plano emocional, atravessando o corpo etérico, trazendo a cura ao corpo físico. Em se comparando imagens, podemos dizer que elas estão situadas no percurso que leva à entrada da casa onde reside o eu interno. Elas não penetrarão nas causas profundas das enfermidades, mas abrirão caminho para este processo.
Se comparamos, por exemplo, a cambraia (flor de jardim) com o marupá branco (grande árvore), veremos que ambas atuam no coração, no canal que comunica coração e mente, porém, o nível de profundidade, o plano de atuação, é bem diverso. A cambraia vai tratar a ansiedade, a obstinação, a insônia. O marupá vai atuar fazendo emergir o sentimento superior do amor e da misericórdia. A cambraia vai equilibrar os descontroles dos mecanismos mediúnicos. O marupá vai buscar uma harmonização profunda e consciente do ser humano com seus dons mediúnicos.
As flores do jardim funcionam também como uma referência, um balanceamento, quando associadas à flores de ação mais profunda ou radical, como das grandes árvores ou cipós. Por exemplo, o vaso perfumoso (grande árvore), flor de ação radical em planos elevados da consciência, se encontra muito bem associado às flores de jardim, como coadjuvantes que equilibram os planos de ação. Dão um suporte ou um referendo num plano de acesso já mais trabalhado, para apoiar as incursões aos planos mais transcendentais.
As flores do jardim atingem as pessoas pela visão e pelo olfato. Observar um belo jardim sempre nos desperta bons sentimentos, e o perfume das flores nos atinge a alma. Toda essa formosura nos conforta.
Os seres destas flores também são companheiros próximos dos seres humanos e alguns deles dependem diretamente da ação dos humanos para sobreviver. Suas irradiações produzem cercas magnéticas em volta das residências e outros locais, purificando constantemente a atmosfera e impedindo a aproximação de energias estranhas.
São grandes aliados dos seres humanos e, possivelmente, são os vegetais que convivem mais próximo deles, pois até mesmo no alto dos edifícios pode-se cultivar flores. Em alguns casos funcionam como verdadeiros “salva-vidas”. Conseguem transmutar rapidamente pesadas cargas energéticas e sinalizam os caminhos internos pelo sentido da beleza e da amizade.
Uma grande parte delas são elementais coletivos, sempre vêm em grupos e espalham-se. A noção da coletividade é de grande importância para todos nós, e nestes pequenos seres que povoam nossos jardins, podemos encontrar bem expressado este conceito. Também a nobreza, a elegância e a pureza, estão belissimamente expressadas em nossos jardins, e vêm trabalhando na harmonização dos seres humanos, pela beleza, pelos perfumes e pela graça.
Açucena
Orixá – Oxalá e Oxum
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Arbusto de folhas lineares, sua flor é grande, de pétalas finas e muitos estigmas, branca e púrpura.
Ponto de Força – 5° chacra – corpo mental.
Atuação da Essência –Evolutiva a ativadora. Conhecida pelas tradições como planta iniciática. Aponta para um novo degrau de crescimento. É a entrada num novo momento. Trabalha a estagnação, a indecisão, pessoas sem criatividade. Liberta o amor evoluído que preenche as carências afetivas e abre para novos relacionamentos.
Uso fitoterápico – Sua raiz é usada como vomitório.
Amor Agarradinho
Eu sou a doçura e a firmeza no amor.
Orixá – Xangô e Iansã Menina.
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Planta trepadeira, folhas em forma de coração e flores róseas que dão em cachos abundantes.
Ponto de Força – 4°- Chacra- corpo mental.
Atuação da Essência –Reveladora. Focaliza no estudo dos sentimentos. Sua marca é a suavidade do vento brando com que comunica informações e revelações internas ao consciente. Ajuda a amadurecer os sentimentos, boa para adolescentes pois trabalha os conflitos típicos desta idade. Busca de identidade, ciúmes, medos, melancolia.
Uso fitoterápico – As folhas são usadas para doenças de pele, erisipela e picadas de insetos.
Antúrio Bravo
Eu sou uma compreensão clara e sou uma porta aberta para o desengano.
Orixá: Exu.
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Flor muito conhecida nas cidades, mas oriunda da Mata Virgem.
Ponto de Força – 3º .chacra –descendente – corpo emocional e mental inferior.
Atuação da Essência – Desbloqueadora, Purificadora. Trabalha com o padrão negativo do caráter; possibilitando uma abertura para a evolução das forças primitivas. Espelha a nossa realidade, trazendo à tona os canais que nos prendem aos instintos inferiores. Ajuda a curar obsessões e pensamentos baixos,identificando influências externas que forjam e alimentam o engano e o embuste. Purifica o ego e os chacras básicos.
Cactus Palma
Eu sou a água viva que nutre o amor e a fé.
Orixá – Oxum do fundo do rio
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – É uma planta muito cultivada na Amazônia, mas é originária de outras regiões . A flor é suculenta.
Ponto de Força – 2° chacra –corpo mental – expansivo
Atuação da Essência – Desbloqueadora e resgatadora. O seu aspecto de cultivada se expressa na suavidade com que aborda o paciente, trazendo consolação, conforto, frescor e repouso, uma espécie de preparação para o trabalho do seu outro aspecto. Este está relacionado á assinatura original do elemental, que vai no profundo, resgatar memórias e informações significativas. Abre o canal dos sonhos. Cura as cicatrizes da alma, renovando as forças, afastando o cansaço e o desânimo. Bom também para pessoas hostis, com tendência a isolamento.
Cambraia
Eu sou a presença que estabiliza as tendências divergentes.
Orixá – Oxumaré.
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Arbusto de porte médio de tronco lenhoso que dá uma flor branca, com cheiro e aspecto de jasmim.
Ponto da Força – 4° .chacra- corpo mental
Atuação da Essência – Equilibradora. É a flor da paz, matriz da saúde para o coração .Trabalha energias agressivas, perversas. Boa para insônia e mediunidade descontrolada. Amadurecimento do amor puro que desenvolve a capacidade de olhar para si mesmo e aceitar-se como é.
Colônia
Eu sou a alegria da realização cumprida.
Orixá – Oxum
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – planta grande de folhas e flores muito cheirosas. As flores nascem num pendão e parecem bocas abertas, em cores vermelho, amarelo e branco.
Ponto de Força – 3º chacra – corpo emocional
Atuação da Essência – Vitalizadora e desbloqueadora. É a água da cachoeira que com sua força gera energia . Libera desejos e sentimentos reprimidos, abrindo espaço para brotar em novas energias. Boa para auto-conhecimento, pois clareia e se pode encontrar a solução das dificuldades. Ajuda a realizar o objetivo liberando vigor, saúde, abundância e alegria. Maturidade.
Uso fitoterápico .-O chá das folhas ou sementes é bom para o estômago. Também é muito usada em banho para aura.
Espada de São Jorge
Eu Sou o Reino dentro de cada ser.
Orixá – Ogum e Janaína
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza –Suas flores nascem numas haste dura que brota do chão. São brancas, delicadas e lembram pequenos chacras. À noite liberam mais fortemente seu perfume.
Ponto de Força – 4 °. chacra – corpo emocional
Atuação da Essência – Proteção e discernimento. Trabalha com o eixo dos chacras, defende e elimina os invasores. Traz a sintonia e entendimento para o trabalho interno. Sendo mais ativa duarante a noite, atua sobre os sonhos e abre canais de comunicação internos e externos. Defende as virtudes, afirma a identidade. Muito útil para sensitivos que absorvem muitos tipos de energias. Boa para ambientes e banhos áuricos, pois guarda e protege, possibilitando harmonia e introspecção.
Flor de Janeiro
Eu sou a fé que liberta o perdão.
Orixá – Nanã
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Arbusto de grande porte e folhas miúdas. As flores são de cor violeta e nascem sobre delicados pendões nas pontas dos galhos, gerando um fruto amarelo.As flores se distribuem na planta de forma espiralada ascendente.
Ponto de Força – 2 ° .chacra ascendente – corpo mental.
Atuação da Essência – Fluidificadora da energia. Liberta o perdão e com isso relaxa o pensamento. Boa para stress, pessoas que andam ”enevoadas”. Libera as tensões dos rins e transcende a obscuridade com suas sombras e fantasias, dando lugar à luz e à serenidade.
Oxum Amarela
Eu sou a harmonia que flui em todas as direções.
Orixá – Oxum.
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Planta rasteira que se esparrama formando moitas. Sua flor é delicada e efêmera, em forma de campainha, amarela suave
Ponto de Força -2°. Chacra – expansivo – nível superior.
Atuação da Essência – Limpeza agregação. Trabalha momentos de dificuldades na vida, trazendo resistência para superar. Também trabalha os grupos sociais, abrindo os canais da comunicação, da amizade e da cooperação. Harmoniza, desperta o feminino, as forças sutis, purifica e clareia a mente. Boa para ambientes e banhos de purificação.
Shaimanaium Hanay
Orixá – Iansã
Classificação – Cultivada – Jardim
Ponto de força – 4º e 5º chacra – corpo mental
Modo de ser na natureza: Planta cultivada em jardins assemelha-se a uma pequena palmeira, sendo toda ela cor de vinho. A flor, nasce no alto da planta, num cacho que se assemelha ao rabo de galo.
Atuação da essência: Ativadora – Protetora. Põe as energias em movimento, impulsionando os processos de transformação. Nos conecta com a harmonia da vida, sua musicalidade natural que vibra em nós e em toda natureza. Nativa no Hawai, é cultuada como planta sagrada de proteção e utilizada em rituais de danças sagradas. Vitaliza a corrente sanguínea. Boa para pessoas rígidas, rigorosas e inflexíveis. Seu mantra estimula a sintonia na música interna do ser, liberando a dança natural da energia.
Trombeta
Eu sou o poder que desperta os sentimentos ocultos.
Orixá -Jurema
Classificação – Cultivada – Jardim
Modo de ser na Natureza – Toda a planta é venenosa. A flor branca em forma de sino tem grande poder psico-ativo.
Ponto de Força – 6° chacra – corpo astral.
Atuação da Essência – Reveladora. Abre a percepção. Entra em contato com tudo que está oculto ou invertido. Conhecida por algumas tradições que a utilizam para fazer diagnóstico. Revela o lado escuro, trazendo para luz. Desperta sentimentos e traz do inconsciente mensagens acumuladas que obstruem o fluxo natural, transformando padrões de comportamento. Elimina através de sonhos ou desperta lembranças remotas. Para pessoas que perderam o referencial, doentes mentais, viciados, doenças cármicas ligadas às culpas, sonambulismo, rebeldia e medo da morte. Abre para uma nova compreensão das coisas mais simples do dia a dia.
Uso fitoterápico – Se fuma sua flor seca para asma.
Trouxa de Velho
Orixá – Nanã
Classificação – Cultivada – Jardim.
Modo de ser na natureza – Arbusto de folhas grandes e flores muito cheirosas.
Formam buquês de pequenas flores brancas e rosadas.
Ponto de Força – 4° . chacra – corpo astral
Atuação da Essência – Consolo e conforto. Trabalha a humildade e a sutileza no processo de auto-conhecimento. Sua sabedoria é do coração, não da mente. Ensina partilhar, a ser receptivo e indulgente, a bondade e a amizade. Boa para partos e menopausa. Supre as carências através do despertar da consciência.
Estão situadas no percurso que leva à entrada da casa onde reside o eu interno.
Elas não penetrarão nas causa profundas, mas abrirão caminho para este processo.
Um comentário:
Ultimamente tenho cultivado as Asystasia gangética. Pedirei a Oxum que as faça crescer saudável.
Postar um comentário