Medicinais
A concentração de suas forças no objetivo de cura, os torna alvos de profundas relações humanas, tornando-se dóceis servidores nas mãos de quem os respeita e sabe se comunicar com eles.
Suas experiências são claras e se pode atingir a doença em sua matriz mental, o que a torna nula no plano físico. A verdadeira ciência do seu uso está na comunicação com eles. Se a irradiação da energia humana sintonizar no padrão adequado à deles, é possível um profundo intercâmbio. Mas se a energia humana rejeitar ou se tornar hostil, pode até haver experiências desagradáveis. Muitas vezes desaparecem do local, devido a energias inadequadas, porém, surgem espontaneamente aonde são necessárias, o que pode estar acontecendo até à porta de sua casa.
São elementais que interagem com o elemental das doenças e precisam vencer, para curar o corpo físico. Não como uma batalha, mas como uma recordação dos verdadeiros padrões internos que regem a saúde e o bem estar de toda a vida, tanto na terra como no céu. Se a mente estiver receptiva, facilmente são aceitas as idéias sãs.
Absorvem grande quantidade de energias cósmica e telúrica, que armazenam para liberarem sempre que necessário, de acordo com suas virtudes específicas. Possuem conhecimento interno do ser humano e muitos deles reproduzem a forma dos órgãos humanos de que tratam.
Algodão Roxo
Eu sou uma prece coroada de bençãos.
Orixá: Oxalá.
Classificação – Cultivadas – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Tem folhas trilobadas, flores amarelas e galhos roxos
Ponto de Força – 3° .chacra – nível emocional inferior – expansivo
Atuação da Essência – Transmutadora e desbloqueadora. Tira e cura todo abrasamento, as inflamações e as doenças quentes. Esfria o que está aglomerado. Transmuta o fogo básico em purificação, eleva a energia dos chacras inferiores para os superiores. Trabalha raivas e explosões em pessoas reprimidas, todo tipo de compulsão , pensamentos negativos e amargura. Ativa a vontade e clareia os pensamentos. Vai do fogo ao ar, do quente à superação.
Uso fitoterápico- Toda a planta é medicinal de uso interno e externo. Trata inflamações.
Boldo Amazônico
Eu sou um ponto de paz e confiança.
Orixá – Oxóssi.
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Alcança o porte de pequena árvore de folhas elípticas. Suas flores dão em cachos brancos .É muito cheirosa.
Ponto de Força – 4° .chacra – nível mental
Atuação da Essência – Desbloqueadora. Trabalha a comunicação entre coração e a mente., desbloqueando as emoções para chegar aos sentimento. Ajuda na abertura dos chacras superiores. Abre a criatividade. Essa flor capta muita energia fina, cósmica. Ajuda a metabolizar os processos internos. É boa para pessoas raivosas, prepotentes, dominadoras, que tem bloqueios entre sentimento e pensamento. Trabalha na cadeia gerada pelos desequilíbrios do fígado e aparelho digestivo: compulsões, gula, paixão, extremismos, e todas as consequencias geradas por estes comportamentos. Sendo assim um “centro de paz e confiança” que se irradia e equilibra em todos os níveis.
Uso fitoterápico – O sumo da folha e o chá são indicados para o fígado e todo o aparelho digestivo.
Chapéu de Couro
Eu sou a pura flor de éter.
Orixá – Oxumaré
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Vive nos alagadiços. Sua flor é branca em forma de taça. A folha é grande, dura e quase redonda.
Ponto de Força – 2° . chacra ascendente – nível mental superior
Atuação da Essência – Purificadora. Aciona o mecanismo de eliminação. Trabalha com os líquidos do corpo, limpa e purifica energéticamente. Boa para dissolver nódulos e fazer a energia circular. É a água refletindo o sol, transformando-se em arco-íris, é uma ponte. Importante para médiuns que captam muita energia negativa e terapeutas em geral. Ativa a energia vital, rejuvenescimento.
Uso Fitoterápico – É utilizada como anti-inflamatória, para doenças renais, colesterol, reumatismos, artrites, sistema nervoso, aparelho urinário, circulação sangüínea (fluidificador dos líquidos do corpo).
Coeirama
Eu sou um templo de compaixão e benevolência.
Orixá – Oxum
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Também conhecida como folha da fortuna. Multiplica-se até a partir das próprias folhas que ao caírem no chão, ou mesmo ficando em lugar seco, desenvolvem raízes nas bordas que logo geram mudinhas. A flor nasce num pendão que cresce quando a planta está adulta. São pequenas campainhas que pendem da haste central.
Ponto de Força – 5° chacra – descendente, corpo astral.
Atuação da Essência – Cura e Regenração. Desobstrução suave.Doa-se totalmente aos doentes e nos acessa facilmente. Drena, seca e regenera. Harmoniza a agonia e a ansiedade do doente e os processos de somatização. Libera o fluxo de energia trazendo sensação de abundância, conforto e benevolência. Coadjuvante em tratamentos radicais, como quimioterapia. Nos conecta com o mundo mágico da natureza.
Uso fitoterápico – Usada como cicatrizante e desobstruente; para pulmão, estômago, intestino e pele.
Espinheira Santa
Eu Sou a benção que liberta o bem-estar e abre o caminho da realização.
Orixá: Iemanjá
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza : Chega a se tornar uma árvore de pequeno porte, suas folhas serrilhadas tem pontas finas como espinhos. Sua florada é em cachos de pequenas flores brancas, assemelhando-se a um buquê de espuma.
Ponto de Força: 3º Chacra – corpo emocional
Atuação da Essencia :Seu efeito balsâmico e refrescante se reproduz no plano sutil trazendo harmonia e calma para vencer os obstáculos da realização. Esta só poderá ocorrer em todos os níveis se o ser se liberta dos conflitos e aceita a “paz e a integridade como condições naturais da vida”. Com isso é possível sintonizar com o caráter sagrado de tudo que existe e o “eu que realiza” cumpre o seu papel.
Uso fitoterápico: Em suas variadas espécies, a espinheira santa é um consagrado remédio das gastrites, azias e ulceras. É antisséptico e analgésico e pode ser usada interna e externamente.
Japana Roxa
Eu sou a ressureição e a vida.
Orixás – Obaluaê e Jurema
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Arbusto de folhas lanceoladas verde escuro e flores delicadíssimas rosadas. É encontrada em todos quintais.(região norte) por ser muito medicinal.
Ponto de Força – 4° chacra – nível mental profundo.
Atuação da Essência –Resgatadora. Dá conforto e proteção. Leva-nos ao contato com a mãe primitiva. Resgata o canal da fé, da religião, no plano consciente. Traz conforto e esperança para os que se sentem órfãos, abandonados. É protetora da infância. Compõem a fórmula de urgência e pode ser usada em pacientes terminais, órfãos, pessoas que passam por grandes perdas.
Uso fitoterápico – É conhecida pelo povo da Floresta como melhoral. Sua folha é febrífuga e analgésica.
Jucá
Eu sou a nobreza que defende a vida e a afirma sobre o chão.
Orixá – Ogum
Classificação – Cultivada Medicinal
Modo de ser na Natureza – É uma árvore de pequeno porte, também conhecida como pau-ferro. Dá uma flor amarela, em cachos, que depois se transforma em vagens duras.
Ponto de Força- 3 ° .chacra – expansivo – corpo emocional e etérico
Atuação da Essência – Regeneradora e estruturadora. Sua energia é metálica. Trabalha as estruturas físicas, mentais e emocionais. Fortalece a vontade fraca e ajuda na escolha do caminho. Dá coragem para seguir em frente. Boa para processos degenerativos, pessoa muito influenciáveis. Liga com a memória do plano original que deve ser cumprido
Uso fitoterápico – A tintura ou emplasto das vagens é usado para regeneração óssea, garganta e pulmão.
Pimenta D’água
Orixá – Iansã
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de Ser na Natureza – Planta arbustiva que gosta de alagados
Ponto de Força : 1º chacra – corpo etérico.
Atuação da Essência – Fluidificadora . Canaliza rapidamente a atenção para o que precisa ser transformado. Tem a energia da serpente, a kundalini que procura meios para expressar-se. É a água (corpo emocional) como meio de expansão do fogo da fecundação (eu espiritual) , cujo raio se transmite ao corpo etérico, desobstruíndo os canais produzindo maior lucidez e compreenção para tomar as decisões certas.
A concentracão de suas forcas no objetivo da cura os torna alvo de oriundas relacões humanas,tornando-se dóceis servidores nas mãos de quem os respeitam e sabem se comunicar com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário