RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TERAPIA FLORAL E OS ORIXÁS - CULTIVADAS MEDICINAIS

Medicinais

Os elementais das ervas medicinais, em geral, possuem mais facilidade de entrar no corpo áurico e freqüentemente abrem passagem direta para o corpo físico. São seres delicados, inteligentes e totalmente voltados para o seu objetivo.
A concentração de suas forças no objetivo de cura, os torna alvos de profundas relações humanas, tornando-se dóceis servidores nas mãos de quem os respeita e sabe se comunicar com eles.
Suas experiências são claras e se pode atingir a doença em sua matriz mental, o que a torna nula no plano físico. A verdadeira ciência do seu uso está na comunicação com eles. Se a irradiação da energia humana sintonizar no padrão adequado à deles, é possível um profundo intercâmbio. Mas se a energia humana rejeitar ou se tornar hostil, pode até haver experiências desagradáveis. Muitas vezes desaparecem do local, devido a energias inadequadas, porém, surgem espontaneamente aonde são necessárias, o que pode estar acontecendo até à porta de sua casa.
São elementais que interagem com o elemental das doenças e precisam vencer, para curar o corpo físico. Não como uma batalha, mas como uma recordação dos verdadeiros padrões internos que regem a saúde e o bem estar de toda a vida, tanto na terra como no céu. Se a mente estiver receptiva, facilmente são aceitas as idéias sãs.
Absorvem grande quantidade de energias cósmica e telúrica, que armazenam para liberarem sempre que necessário, de acordo com suas virtudes específicas. Possuem conhecimento interno do ser humano e muitos deles reproduzem a forma dos órgãos humanos de que tratam.

Algodão Roxo

algodao-roxo3(Gossypium arboreum)
Eu sou uma prece coroada de bençãos.
Orixá: Oxalá.
Classificação – Cultivadas – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Tem folhas trilobadas, flores amarelas e galhos roxos
Ponto de Força – 3° .chacra – nível emocional inferior – expansivo
Atuação da Essência – Transmutadora e desbloqueadora. Tira e cura todo abrasamento, as inflamações e as doenças quentes. Esfria o que está aglomerado. Transmuta o fogo básico em purificação, eleva a energia dos chacras inferiores para os superiores. Trabalha raivas e explosões em pessoas reprimidas, todo tipo de compulsão , pensamentos negativos e amargura. Ativa a vontade e clareia os pensamentos. Vai do fogo ao ar, do quente à superação.
Uso fitoterápico- Toda a planta é medicinal de uso interno e externo. Trata inflamações.

Boldo Amazônico

boldo_amazonico200(Vernonia condensata)
Eu sou um ponto de paz e confiança.
Orixá – Oxóssi.
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Alcança o porte de pequena árvore de folhas elípticas. Suas flores dão em cachos brancos .É muito cheirosa.
Ponto de Força – 4° .chacra – nível mental
Atuação da Essência – Desbloqueadora. Trabalha a comunicação entre coração e a mente., desbloqueando as emoções para chegar aos sentimento. Ajuda na abertura dos chacras superiores. Abre a criatividade. Essa flor capta muita energia fina, cósmica. Ajuda a metabolizar os processos internos. É boa para pessoas raivosas, prepotentes, dominadoras, que tem bloqueios entre sentimento e pensamento. Trabalha na cadeia gerada pelos desequilíbrios do fígado e aparelho digestivo: compulsões, gula, paixão, extremismos, e todas as consequencias geradas por estes comportamentos. Sendo assim um “centro de paz e confiança” que se irradia e equilibra em todos os níveis.
Uso fitoterápico – O sumo da folha e o chá são indicados para o fígado e todo o aparelho digestivo.

Chapéu de Couro

chapeu-de-couro(Echinodorus macrofyllum)
Eu sou a pura flor de éter.
Orixá – Oxumaré
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Vive nos alagadiços. Sua flor é branca em forma de taça. A folha é grande, dura e quase redonda.
Ponto de Força – 2° . chacra ascendente – nível mental superior
Atuação da Essência – Purificadora. Aciona o mecanismo de eliminação. Trabalha com os líquidos do corpo, limpa e purifica energéticamente. Boa para dissolver nódulos e fazer a energia circular. É a água refletindo o sol, transformando-se em arco-íris, é uma ponte. Importante para médiuns que captam muita energia negativa e terapeutas em geral. Ativa a energia vital, rejuvenescimento.
Uso Fitoterápico – É utilizada como anti-inflamatória, para doenças renais, colesterol, reumatismos, artrites, sistema nervoso, aparelho urinário, circulação sangüínea (fluidificador dos líquidos do corpo).

Coeirama

coeirama(Bryophyllum calcynum)
Eu sou um templo de compaixão e benevolência.
Orixá – Oxum
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Também conhecida como folha da fortuna. Multiplica-se até a partir das próprias folhas que ao caírem no chão, ou mesmo ficando em lugar seco, desenvolvem raízes nas bordas que logo geram mudinhas. A flor nasce num pendão que cresce quando a planta está adulta. São pequenas campainhas que pendem da haste central.
Ponto de Força – 5° chacra – descendente, corpo astral.
Atuação da Essência – Cura e Regenração. Desobstrução suave.Doa-se totalmente aos doentes e nos acessa facilmente. Drena, seca e regenera. Harmoniza a agonia e a ansiedade do doente e os processos de somatização. Libera o fluxo de energia trazendo sensação de abundância, conforto e benevolência. Coadjuvante em tratamentos radicais, como quimioterapia. Nos conecta com o mundo mágico da natureza.
Uso fitoterápico – Usada como cicatrizante e desobstruente; para pulmão, estômago, intestino e pele.

Espinheira Santa

espinheira-sta-2(Maytenus Ilicifolia)
Eu Sou a benção que liberta o bem-estar e abre o caminho da realização.
Orixá: Iemanjá
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza : Chega a se tornar uma árvore de pequeno porte, suas folhas serrilhadas tem pontas finas como espinhos. Sua florada é em cachos de pequenas flores brancas, assemelhando-se a um buquê de espuma.
Ponto de Força: 3º Chacra – corpo emocional
Atuação da Essencia :Seu efeito balsâmico e refrescante se reproduz no plano sutil trazendo harmonia e calma para vencer os obstáculos da realização. Esta só poderá ocorrer em todos os níveis se o ser se liberta dos conflitos e aceita a “paz e a integridade como condições naturais da vida”. Com isso é possível sintonizar com o caráter sagrado de tudo que existe e o “eu que realiza” cumpre o seu papel.
Uso fitoterápico: Em suas variadas espécies, a espinheira santa é um consagrado remédio das gastrites, azias e ulceras. É antisséptico e analgésico e pode ser usada interna e externamente.

Japana Roxa

japana_roxa250(Epatorium tripinerve)
Eu sou a ressureição e a vida.
Orixás – Obaluaê e Jurema
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de ser na Natureza – Arbusto de folhas lanceoladas verde escuro e flores delicadíssimas rosadas. É encontrada em todos quintais.(região norte) por ser muito medicinal.
Ponto de Força – 4° chacra – nível mental profundo.
Atuação da Essência –Resgatadora. Dá conforto e proteção. Leva-nos ao contato com a mãe primitiva. Resgata o canal da fé, da religião, no plano consciente. Traz conforto e esperança para os que se sentem órfãos, abandonados. É protetora da infância. Compõem a fórmula de urgência e pode ser usada em pacientes terminais, órfãos, pessoas que passam por grandes perdas.
Uso fitoterápico – É conhecida pelo povo da Floresta como melhoral. Sua folha é febrífuga e analgésica.

Jucá

juca(Cesalpina férrea)

Eu sou a nobreza que defende a vida e a afirma sobre o chão.
Orixá – Ogum
Classificação – Cultivada Medicinal
Modo de ser na Natureza – É uma árvore de pequeno porte, também conhecida como pau-ferro. Dá uma flor amarela, em cachos, que depois se transforma em vagens duras.
Ponto de Força- 3 ° .chacra – expansivo – corpo emocional e etérico
Atuação da Essência – Regeneradora e estruturadora. Sua energia é metálica. Trabalha as estruturas físicas, mentais e emocionais. Fortalece a vontade fraca e ajuda na escolha do caminho. Dá coragem para seguir em frente. Boa para processos degenerativos, pessoa muito influenciáveis. Liga com a memória do plano original que deve ser cumprido
Uso fitoterápico – A tintura ou emplasto das vagens é usado para regeneração óssea, garganta e pulmão.

Pimenta D’água

pimenta-dagua-1Eu sou a circulação da energia que desperta o fluxo da realizaçao.
Orixá – Iansã
Classificação – Cultivada – Medicinal
Modo de Ser na Natureza – Planta arbustiva que gosta de alagados
Ponto de Força : 1º chacra – corpo etérico.
Atuação da Essência – Fluidificadora . Canaliza rapidamente a atenção para o que precisa ser transformado. Tem a energia da serpente, a kundalini que procura meios para expressar-se. É a água (corpo emocional) como meio de expansão do fogo da fecundação (eu espiritual) , cujo raio se transmite ao corpo etérico, desobstruíndo os canais produzindo maior lucidez e compreenção para tomar as decisões certas.

A concentracão de suas forcas no objetivo da cura os torna alvo de oriundas relacões humanas,tornando-se dóceis servidores nas mãos de quem os respeitam e sabem se comunicar com eles.

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