Referem-se a danos causados por interferências externas, transformando a experiência desarmônica em conhecimento interno.
Ashra
Orixá – Oxalá e Xangô
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – Árvore comum das capoeiras, sua flor é amarela como o sol, de uma só pétala que lembra um concha do mar. Produz uma vagem grande e dura que guarda uma curiosa semente amarela.
Ponto de Força – 4º chacra – consciência.
Atuação da Essência – Dinamizadora. Com sua luminosidade clareia os caminhos que levam ao inconsciente obscuro propiciando encontros internos que podem levar a mudanças de comportamento. Comunica os opostos. Ajuda a decodificar outros níveis de linguagem, abrindo novos canais de comunicação. O seu movimento rítmico é que potencializa a consciência, dinamizando-a, o que abre novos canais de compreensão, sendo assim muito útil para estudantes, deodificadores de linguagem, ou pessoas com dificuldade de aprendizado e memorização.
Barba de Bode
Eu sou a chama da lealdade.
Orixá – Oxóssi
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – É um capim que nasce em qualquer lugar. Dele nasce um haste de onde brotam bolinhas de cor creme em meio a outras folhas finas parecendo uma estrela.
Ponto de Força – 2° chacra – corpo mental – ascendente.
Atuação da essência – Evolutiva. Age sobre o psiquismo, trazendo amadurecimento da personalidade. É o floral dos rebeldes, dos adolescentes. Adestra as emoções para alcançar a calma. É uma plantinha pequena e luta para sobreviver, é teimosa, é a lealdade à meta, persevera para alcançar, redireciona as idéias e as ações pela fé e esperança. Traz para o centro, equilibrando extremismos
Uso fitoterápico – Em banhos é usada para edemas, fígado principalmente.
Cogo Rei
Eu sou o sacrifício que desperta a unidade.
Orixá – Obaluaê e Oxalá
Classificação – Capoeira (fungo)
Modo de ser na Natureza – Cogumelo que nasce sobre o estrume do gado. Se diferencia dos outros pelo anel preto em volta do caule branco, e a imagem do sol bem amarelo e radioso em sua parte superior Seu princípio ativo, a psiloscibina, é alucinógeno.
Ponto de força – 4º chacra ascendente – corpo astral superior,
Atuação da Essência – Evolutiva – Ativa a consciência abrindo uma nova visão de mundo, no qual somos uma parte do todo, e o todo está em nós. Desperta a humildade pois reconhecemos a imensidão da criação, suas leis e hierarquias naturais. Traz equilíbrio, eqüidade, transformação. Libera tensões e estados mórbidos através de uma alegria pura e natural como é a alegria das crianças. O sacrifício é o da dualidade adulta, que desperta para o mundo da unidade, conhecido na infancia bem-aventurada da alma. Acessa todos os registros internos da alma, acumulados em sua jornada evolutiva. É indicado para pessoas com doenças degenerativas mentais ou físicas, crianças e adultos com bolqueios de aprendizado e assimilação.
Inayinthi Ion
Orixá – Nanã Boroquê, Iansã
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – Também conhecida como capoeiro, está árvore apresenta entre junho e agosto florada abundante de flores liláses, frágeis e delicadas. No auge da floração caem todas as folhas formando um grande bouque de luz na paisagem.
Ponto de Força – 4º e 7º chacras mental superior
Atuação da Essência – Integradora. Abre para a força de cura interior que está centrada no perdão e no amor. É indicada para doentes, principalmente os que tem dificuldade de se desapegar das doenças. Trabalha as angústias e depressões. Também para terapeutas e médiuns de cura. Propicia a ligação entre os níveis internos, estabilizando a energia de forma a alcançar uma melhor conecção com os níveis externos, seja nos intercâmbios com o mundo material ou espiritual.
Jurubeba
Eu sou a luz inefável de pura graça.
Orixá – Xangô
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – É um arbusto grande e cheio de espinhos. Sua flor é roxa com o centro amarelo.
Ponto de Força – 6° chacra – corpo mental superior – expansivo.
Atuação da Essência – Evolutiva. Traz energia cósmica para a terra. Elimina padrões negativos. É a transmutação do raio violeta, areja idéias conectando o pensamento com níveis mais elevados. Transforma as culpas e auto-piedade.Também é boa para pessoas com dificuldades de articular (as palavras ou o gestos). Protege e relaxa para que se liberem os dons sublimes e os sentimentos delicados. Atua nos sonhos.
Uso fitoterápico – A fruta é usada para o aparelho digestivo.
Lacre
Eu sou conservadora do brilho áurico.
Orixá – Ogum e Obaluaê
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – Árvore de pequeno porte que nasce abundantemente nas capoeiras. Sua flor dá em cachos dourados e do tronco sai uma resina vermelha (lacre) utilizada para vedar embarcações.
Ponto de Força – 1° .chacra – corpo etérico.
Atuação da Essência – Protetora e Regeneradora. O fogo consome e subjuga as energias agressivas que emanam do exterior. A Terra gera e regenera o interior. Trabalha a imunidade a partir do aspecto mental, antes de seu efeito aparecer no físico. Conserva o campo aúrico. É excelente para médiuns muito sensitivos. Boa para ambientes, quando há discórdias e desentendimento.
Uso fitoterápico – Sua resina é poderosa contra fungos. A folha é usada para as vias urinárias.
Malvina
Eu sou o desabrochar do coração compassivo.
Orixá – Oxum
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – É um arbusto médio que nasce abundantemente quando a terra já está bem úmida das chuvas. Flor rosa, simples e delicada.
Ponto de Força – 4° .chacra – corpo emocional .
Atuação da Essência – Purificadora. Trabalha a matriz receptiva, as forças interiores, dispensando beleza. Trabalha com a limpeza, conforto e direciona. Desperta a compaixão ajudando a superar desafetos. Trabalha também com processos alérgicos, mostrando o que esta sendo rejeitado. Sua ação é expansiva. Liga com o amor da mãe, que protege e conforta, nutre as carências e sara as cicatrizes da vida.
Maracujá Silvestre
Eu sou o perdão que transforma e preenche de luz os espaços vazios.
Orixá – Oxalá
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – Planta rasteira que se esparrama pelo chão. Sua flor fica guardada numa bolinha peluda e só abre no amanhecer do dia, fechando-se quando o sol esquenta. O fruto é alaranjdo, pequenino e muito doce.
Ponto de Força – 7° .chacra – corpo mental superior.
Atuação da Essência – Evolutiva. Trabalha o despertador da consciência, o discenimento, o amadurecimento, a calma e amansidão. É a força do sol nascente concentrado na mente. Trabalha a pureza, a criatividade e potencializa a luz interior, traz paz . Útil nos tratamento de epilepsia, cefaléias, insônia, pesadelos, problemas mentais e bloqueios do aspexto sensitivo.
Xangozinho da Mata
Eu sou a porta que leva ao equilíbrio e à confiança para crescer na direção certa.
Orixá – Xangô.
Classificação – Capoeira
Modo de ser na Natureza – Esta planta é encontrada em quase todas as regiões do país, e também na Mata – Virgem. Sua flor branca produz um fruto azulado e comestível.
Ponto da Força – 1° .chacra – . mental inferior .
Atuação da Essência – Equilibradora. Trabalha a mediunidade, ajuda as pessoas aéreas a aterrizar no processo de encarnação. A se relacionar com as coisas materiais. Equilibra o plano físico, desenvolve a capacidade de realização, entendimento a aceitação das estruturas do mundo. Ancora o espírito na matéria física, traz consciencia dos limites. Boa para partos, ameaça de aborto e processos de somatização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário