RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SERES ELEMENTAIS-ELEMENTO TERRA


O ELEMENTO TERRA


Dirigido por PELLEUR e VIRGO
Anões e gnomos são os seres elementais subordinados ao elemento terra.

Eu SOU VIRGO, o espírito da Terra, por muitos chamada carinhosamente "Mãe Terra". Meu complemento divino PELLEUR e eu ajudamos a criar o planeta Terra, porém naquele tempo a substância da Terra era cristalina, limpa e reluzente. Após a chegada das almas dos retardatários de outras estrelas, a energia vibratória dos seres humanos diminuiu muito, seus corpos tornaram-se mais densos e as exalações dos corpos físicos começaram a formar o que se pode denominar de "adubo". Com isso aconteceram em todos os reinos dos elementos insatisfação e rebelião contra os ambiciosos seres humanos, que aceitavam como natural e evidente o corpo da Terra, suas riquezas, as montanhas, as colheitas dos abnegados trabalhadores do Reino da Natureza. Os seres humanos respondiam somente com desinteresse e excrementos, em troca das livres dádivas das colheitas, das preciosas pedras e metais do solo embaixo de seus pés, sobre o qual construíram casas, igrejas e centros de diversões.

O domicílio dos gnomos são as matas fechadas, rochas e, também, as margens das lagoas. Como os seus corpos são feitos de substância etérea fina, eles conseguem atravessar os corpos sólidos, como nós atravessamos o ar.

Geralmente possuem suas moradias dentro da terra, próximo à superfície. Vivem em casas e têm a faculdade de atravessar portas e janelas fechadas. Acompanham a vida familiar com muito interesse, mas para os humanos são invisíveis.

Cuidam das flores e plantas, árvores e arbustos com muito amor e alegram-se vendo cada flor que desabrocha. Os gnomos são atraídos pelas pessoas amáveis e dóceis. Brigas, desordem e falta de harmonia são para eles um suplício. O tamanho dos gnomos varia entre 40 e 100 cm. Sua aparência assemelha-se muito à dos humanos. Eles adoram, como todos os seres da Natureza, imitar os humanos e espelham tudo que vêem - seja bom ou não.

Muitos dos fascinantes gnomos, devido à imitação, tornaram-se distorcidos e de aspecto desagradável. Tornaram-se malignos e tramaram ciladas contra os humanos, porque sabiam da ânsia destes pelas riquezas do solo e astutamente prometiam àqueles com quem conseguiam entrar em contato, revelar os lugares onde existiam ouro e pedras preciosas. Se eles fizessem as suas vontades receberiam riquezas sem limites. Naturalmente os espíritos da Terra não tinham a menor intenção de revelar a um ser humano onde se encontravam estes tesouros. No entanto, conheciam a consciência dos humanos, a ganância pelo ouro e riquezas de qualquer espécie e brincavam com seus desejos e ambições.

Pior ainda aconteceu quando grandes espíritos das montanhas captaram o espírito de revolta, emitindo fogo, fumaça e lava derretida. Grandes devastações aconteceram e ainda acontecem em muitos lugares do Mundo. Toda atividade vulcânica, tanto do passado como do presente, é só um sinal de rebelião dos seres elementais da terra e do fogo contra os humanos. No entanto, a princípio, eles vieram com amor e simpatia para servir aos humanos. Meus amigos refleti sobre o que a Terra teve que suportar durante eras, devido à consciência destruidora e atividade de seus habitantes. Os corpos em decomposição foram enterrados na terra durante séculos e séculos e os gnomos tinham a desagradável tarefa de dissolver os invólucros despejados.

No Egito, onde se usava embalsamar os corpos dos mortos, e bem antes nas raças da Atlântida, os gnomos sofriam ainda mais, devido ao trabalho prolongado de decomposição destes corpos. Durante séculos eles tentavam decompor estes corpos e sofriam pela presença destes "invólucros" que se decompunham lentamente e dentro do seu elemento, seu lar. Algumas raças asiáticas usam queimar os corpos dos seus mortos e no hemisfério ocidental adota-se cada vez mais a cremação dos corpos. Aos poucos se descobre a melhor maneira de eliminar os corpos físicos despojados. E por tudo isso eu vos peço para, freqüentemente, apelar à Lei do Perdão, a fim de que os abusos impostos aos gnomos e a outros espíritos da Natureza sejam eliminados na torrente da Chama Violeta.

A vibração da nova era, entretanto, abrangerá toda a vida e acontecerá uma profunda transmutação. As Forças negativas, que precisam ser eliminadas, ainda estão em ação e espalham as suas sementes. Porém estas sementes não mais poderão germinar. Na luz da nova era não existe espaço para uma colheita destas.

Visualizemos a vestimenta da Terra, tão maltratada pela humanidade, novamente limpa e pura, como se tornará depois da mudança radical do comportamento humano. O desejo de acabar com o mau uso rotineiro da Terra terá que se forte e premente; somente então poderemos contribuir com a nossa parte para alcançar as mudanças.

A vida na Terra é para cada pessoa uma escola, que dura até ela eliminar determinadas provas e quando, neste plano, não houver mais nada para aprender. Deste ponto muitos ainda estão bem distanciados, porém outros, que como vós seguem o caminho espiritual, já reconheceram que não existe nada mais importante do que aceitar e terminar seu aprendizado e que o caminho espiritual deve ter primazia em suas vidas. São estes os que consideramos uma garantia para o processo curador da Terra e junto com eles iremos trabalhar na construção de um Mundo mais belo.

Muitos que hoje ainda dormem acordarão e, como vós, encontrarão o Caminho da Luz, outros terão que abandonar a Terra, devido à vibração em elevação, e encontrarão em outros mundos a evolução que corresponda à sua.

Os reconhecimentos que conseguistes adquirir manifestar-se-ã o cada vez mais e acontecerá uma reação em cadeia, que levará a Terra à maior evolução.

O direito de posse da humanidade na Terra é passageiro. Tudo que tem à sua disposição é um empréstimo, como possibilidade para sua evolução e ascensão. Porém, não é sua propriedade, e ela tem a obrigação de conservar tudo em boa ordem. Reparai, entretanto, o que acontece. O mundo da Natureza, que tem o maior sofrimento com o desleixo dos humanos, busca libertar-se da violência e da divergência, que lhe são impostas. Deveria ser, também, vossa obrigação preocupar-se amoravelmente com os seres da Natureza. Tendes o conhecimento das conexões existentes entre humanos e a Terra e vemos vossos esforços neste sentido. Também nós atuamos sobre os humanos responsáveis, para que venham a reconhecer o que é necessário.

A benção e o amor, que se derramam sobre a Natureza, provindos dos corações amorosos dos alunos, são seu alimento e essência vital. Que ainda muitos, como vós, possam reconhecer a gratidão que devem ao mundo da Natureza!

Queridos amigos, vossa Mãe Terra vos carrega de encarnação a encarnação, preocupa-se com vossa alimentação, vossa vida e afinal vosso progresso. Portanto, não esmoreçais de lutar e trabalhar pelo bem da Terra, de servir a todos os seres que dependem da atenção dos humanos, porque eles são vossos ajudantes. No princípio o faziam com amor. Porém, agora, muitos deles estão cheios de ódio e maldade, pois tiveram que presenciar os humanos esbanjarem suas dádivas.

Procurais apaziguar os ânimos onde for possível; tereis muitas oportunidades para isso. Aliai-vos a todos estes ajudantes invisíveis, que trabalham para que o vosso espaço vital continue habitável e para o sustento de vossa forma física.

Existem milhares de seres da Natureza trabalhando para que água e ar estejam à vossa disposição da forma mais pura possível, apesar das inúmeras substâncias e odores que a humanidade junta a esses elementos.

Calor e luz são as dádivas do Elemento Fogo. O que seríamos sem eles? Cada Reino tem sua tarefa determinada no grande Plano da vida. Aceitai-os com gratidão em vosso trabalho espiritual e permiti que sintam como são apreciadas as suas dádivas.

Absorvestes um pouco das belezas da Natureza; longe das grandes cidades tivestes oportunidade de compreender a coerência de tudo que vive em vossa volta na Terra. Aconselho-vos a continuar, seguindo o caminho da perfeição, no entanto, sem esquecer aqueles que vos servem de alguma maneira.

Sinto-me como representante de todos estes seres e gostaria que todos os seres humanos amantes da Natureza recebessem em seu coração esta mensagem. Passai adiante o que já sabeis e transmiti às pessoas ao vosso alcance a importância do trabalho com os seres da Natureza, principalmente em vista das grandes mudanças que estão por vir.

Este, meus amigos, é o grande pedido que vos faço. Abençôo a Luz em vossos corações. EU SOU o solo onde pisais. EU SOU o ar que respirais, a água e o alimento que absorveis.

EU SOU VIRGO, o espírito da Terra.

INVOCAÇÃO AOS GNOMOS
Eu vos saúdo, Gnomos,
Que constituis a representação do elemento Terra.
Vós que constituís a base e fortaleza da Terra,
Ajudai-me a transformar, a construir todas as estruturas materiais,
Assim como uma raiz fortifica a árvore frondosa.
Gnomos, possuidores dos segredos ocultos,
Fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso auxilio.
Mestres da Terra, Eu vos saúdo fraternalmente.
Amém.



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