RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CÓDIGO DE ÉTICA DOS ÍNDIOS NORTE-AMERICANOS


CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL
NORTE-AMERICANO

Deste conselho participaram as tribos
* Cherokee Blackfoot, *Cherokee ,*Lumbee Tribe,
* Comanche,*Mohawk, *Willow Cree, *Plains Cree,
*Tuscarora, *Sicangu Lakota Sioux, *Crow-Montana
*Northern Cheynne-Montana.

1. LEVANTE COM O SOL PARA ORAR, ORE SOZINHO.
ORE COM FREQUÊNCIA.
O GRANDE ESPÍRITO O ESCUTARÁ, SE VOCÊ AO
MENOS FALAR.
2. SEJA TOLERANTE COM AQUELES QUE ESTÃO
PERDIDOS NO CAMINHO.
A IGNORÂNCIA, O CONVENCIMENTO, A RAIVA,
O CIÚME E A AVAREZA, ORIGINAM-SE DE UMA
ALMA PERDIDA.
ORE PARA QUE ELES REENCONTREM O CAMINHO
DO GRANDE ESPÍRITO.
3. PROCURE CONHECER-SE POR SI MESMO.
NÃO PERMITA QUE OUTROS FAÇAM SEU CAMINHO
POR VOCÊ. É SUA ESTRADA E SOMENTE SUA.
OUTROS PODEM ANDAR A SEU LADO,
MAS NINGUÉM PODE ANDAR POR VOCÊ.
4. TRATE OS CONVIDADOS EM SEU LAR COM MUITA
CONSIDERAÇÃO. SIRVA-OS COM O MELHOR
ALIMENTO, A MELHOR CAMA E TRATE-OS COM
RESPEITO E HONRA.
5. NÃO TOME O QUE NÃO É SEU, SEJA DE UMA PESSOA
DA COMUNIDADE, DA NATUREZA OU DA CULTURA.
SE NÃO LHE FOI DADO, NÃO É SEU.
6. RESPEITE TODAS AS COISAS QUE FORAM
COLOCADAS SOBRE A TERRA.
SEJAM ELAS PESSOAS, PLANTAS OU ANIMAIS.
7. RESPEITE O PENSAMENTO, DESEJOS E PALAVRAS
DAS PESSOAS. NUNCA INTERROMPA OS OUTROS
NEM OS RIDICULARIZE, NEM RUDEMENTE OS
IMITE. PERMITA A CADA PESSOA O DIREITO DE
EXPRESSÃO PESSOAL.
8. TODAS AS PESSOAS COMETEM ERROS.
E TODOS OS ERROS PODEM SER PERDOADOS.
9. PENSAMENTOS MAUS CAUSAM DOENÇAS DO
DA MENTE, DO CORPO E DO ESPÍRITO.
PRATIQUE O OTIMISMO
10. A NATUREZA NÃO É PARA NÓS, ELA É UMA PARTE
DE NÓS. TODA A NATUREZA FAZ PARTE DE NOSSA
FAMÍLIA TERRENAL.
11. AS CRIANÇAS SÃO A SEMENTE DE NOSSO FUTURO.
PLANTE AMOR EM SEUS CORAÇÕES E REGUE COM
SABEDORIA E LIÇÕES DE VIDA.
QUANDO FOREM CRESCIDOS, DÊ-LHES ESPAÇO
PARA QUE CONTINUEM CRESCENDO.
12. EVITE MACHUCAR OS CORAÇÕES DAS PESSOAS
O VENENO DA DOR CAUSADA AOS OUTROS,
RETORNARÁ À VOCÊ.
13. SEJA SINCER E VERDADEIRO EM TODAS AS
SITUAÇÕES. A HONESTIDADE É O GRANDE TESTE
PARA NOSSA HERANÇA DO UNIVERSO.
14. MANTENHA-SE EQUILIBRADO.
SEU CORPO ESPIRITUAL, SEU CORPO MENTAL,
SEU CORPO EMOCIONAL E SEU CORPO FÍSICO,
TODOS NECESSITAM SER FORTES, PUROS E
SAUDÁVEIS. TRABALHE SEU CORPO FÍSICO
PARA FORTALECER O SEU CORPO MENTAL.
ENRIQUEÇA O SEU CORPO ESPIRITUAL PARA
CURAR O SEU CORPO EMOCIONAL.
15, TOME DECISÕES CONSCIENTES DE COMO VOCÊ
SERÁ E COMO REAGIRÁ.
SEJA RESPONSÁVEL POR SUAS PRÓPRIAS AÇÕES.
16. RESPEITE A PRIVACIDADE E O ESPAÇO PESSOAL
DOS OUTROS. NÃO TOQUE AS PROPRIEDADES
PESSOAIS DE OUTRAS PESSOAS, ESPECIALMENTE
OBJETOS RELIGIOSOS E SAGRADOS.
ISTO É PROIBIDO.
17. COMECE SENDO VERDADEIRO CONSIGO MESMO.
SE VOCÊ NÃO PUDER NUTRIR E AJUDAR A SI
MESMO, VOCÊ NÃO PODERÁ NUTRIR E AJUDAR
AOS OUTROS.
18. RESPEITE OUTRAS CRENÇAS RELIGIOSAS.
NÃO FORCE AS SUAS CRENÇAS SOBRE OS OUTROS.
19. COMPARTILHE SUA BOA FORTUNA COM OS
OUTROS. PARTICIPE COM CARIDADE.

E OS HOMENS BRANCOS JULGAM-SE MAIS

CIVILIZADOS E EVOLUÍDOS QUE OS ÍNDIOS.

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