RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SERES ELEMENTAIS - ELEMENTO AR


O ELEMENTO AR


Guardado por THOR e ÁRIES

Os seres elementais do ar são chamados elfos ou sílfides. A matéria de seus corpos é mais sutil e luminosa do que a dos outros seres da Natureza. Servem ininterruptamente para manter a atmosfera terrestre limpa, para que a humanidade possa viver nela.

Estes seres graciosos pertencem a uma categoria mais elevada do que os gnomos e ondinas. Dominam o elemento ar, de cuja densificação consistem. Seus corpos são dotados de delicadeza, sutileza e intensa luminosidade. Os traços de seus rostos são de irradiante beleza. Quanto mais elevada sua evolução, tanto mais encantador o seu aspecto.

Tratam das flores e plantas com grande delicadeza. Dirigem correntes e vibrações etérico-elétricas às plantas e frutas, de maneira que a atmosfera se torne mais vibrante e com pulsante vida.

Em sua ação de amor ao reino animal os gnomos são a sua ferramenta. Reforçam as forças magnéticas dos gnomos e implantam-lhes vibrações de vida, que estes então transmitem aos animais. Com os animais as sílfides não brincam, mas se alegram observando os gnomos quando o fazem.

Eles não gostam deste tipo de brincadeira por possuírem um entendimento maior da seriedade da vida do que os outros espíritos da Natureza. Sua alegria é mais suave e interiorizada.

As crianças são por eles tratadas com cuidado materno e ternura e acompanham as pessoas de sentimentos aprimorados às vezes pela vida inteira. Dedicam-se de preferência a coisas que servem para o bem-estar e evolução do todo. Vivem em paz entre si - são cheios de harmonia e bem-aventuranç a e sentem-se mais atraídos por pessoas iluminadas.

Os espíritos das tormentas, que também pertencem ao Elemento Ar, atuam ao contrário. São as pulsantes forças do vento e da tormenta. Uma parte dos espíritos das tormentas consegue dominar o Elemento Ar - uma outra parte vive dentro das águas.

Com sol luminoso, os espíritos das tormentas mal conseguem movimentar-se: quase paralisados, flutuam nas regiões elevadas do ar. Não se sentem ligados a nenhuma região e vão aonde podem desencadear suas forças destruidoras.

Sabe-se que uma pessoa pode manter-se viva sem comer por até quarenta dias e 12 dias sem beber água, mas somente três minutos sem respirar (com exceção dos iniciados, que dominam a arte de reter a respiração, mas são muito raros).

O ar contém muitas substâncias espirituais, que não são usadas pelo ser humano comum. Inala-se e exala-se automaticamente. A respiração curta e superficial mantém o corpo físico com vida, mas ajuda pouco para animá-lo e espiritualmente alimentá-lo. Desejamos que a humanidade reconheça novamente a absoluta necessidade de desenvolver conscientemente a respiração rítmica, inalando profundamente as energias da atmosfera, absorvendo a alimentação sutil dessa essência e ampliando-a automaticamente.

Através dos singelos exercícios de respiração, ensinados aos alunos, consegue-se a sublimação e fortalecimento dos corpos inferiores. Depende da intensidade dos exercícios até onde as isoladas correntes de vida venham a usar a respiração para a aceleração da sua evolução espiritual.

Ainda estais desconhecendo esta força poderosa, não tocastes nem a sua orla e não imaginais o vosso próprio poder de extrair do ar a alimentação, estímulo espiritual, a eterna juventude e beleza, a flexibilidade e o fogo! Ele aguarda a resolução de vosso livre arbítrio para expandir as suas qualidades sobre vosso corpo físico. Existem poucas pessoas no hemisfério leste que pode extrair do ELEMENTO AR energia de vida, um elixir sempre procurado pela humanidade para obter invencível força e energia, tornando o corpo físico um sutil portador de Luz!

No ar encontrais tudo o que é necessário para a conservação da forma física, fortificá-la e elevar a atividade vibratória dos vossos elétrons, livrando-os de impurezas! Se quiserdes experimentar, eu vos ajudarei a devolver o ritmo antigo que já foi conhecido do vosso corpo etérico, do sentimento e do pensamento. Se permanecerdes no ritmo natural de vosso ser, não haverá nenhuma tensão, decepção ou limitação de qualquer espécie. Através da discórdia e desarmonia perturbastes o ritmo dos corpos internos e de vossa forma física. Por isso sofreis hoje certos distúrbios que se tornam uma carga bastante pesada.

Quando levantais numa manhã radiosa e respirais a Luz cristalina, recarregando vossos corpos com nova energia e força, deveis manifestar vossa gratidão ao Elemento Ar e aos seus seres. Poucos como vós conhecem este serviço: milhares de seres humanos nunca ouviram falar nisto! Milhares de pessoas recebem ar, água, o sol e a bela Terra de Deus como algo natural e evidente e consideram os dirigentes destes elementos uma superstição ou um mito.

O elemento Ar luta muito para pôr à disposição dos filhos humanos o ar sempre fresco e puro. Muita imperfeição lhe é impregnada e o ar puro para a humanidade tornou-se uma raridade. Nosso serviço para a humanidade deverá ser o de construir um invólucro sutil, que vos proteja contra as imperfeições do ar, permitindo-vos a qualquer momento absorver ar puro e filtrado. Vede este véu protetor como irradiante substância, de tom ligeiramente violeta. Esta suave, irradiante substância de Luz irá purificar a atmosfera ao vosso redor. Chamai a mim e aos amados ajudantes do Reino do Ar para dar-vos sempre este invólucro purificador do ar, reconstruí-lo para que fique ao vosso dispor.

O sofrimento dos humanos comove a totalidade do Mundo de Luz do Universo. Estamos decididos a dar-vos apoio, ajudando-vos a sair do estado de calamidade. Porém muitas pessoas não se dão conta de que existem obrigações mais elevadas e mais belas do que as imperfeições na matéria física. Amados amigos na Luz, que vos ligastes ao serviço promovido pelos grandes dos reinos da Luz, vós sabeis que a vossa própria perfeição é possível.

As torrentes de Luz e Força, que estais colocando em movimento para vós e todos os demais, preencherão vosso mundo, tornando-o livre dos grilhões de eras passadas, disso podereis ter certeza! Aproxima-se a época em que isso acontecerá. Todas as energias são necessárias e nada de vosso trabalho se perde, mesmo usando o resultado não é sentido imediatamente. Com a vossa cooperação amorosa surgiu uma poderosa corrente de energia. Em toda parte aparecem focos de Luz dos alunos, onde estas energias são coletadas, até que algum dia sejam usadas.

Gostaríamos de dar-vos uma benção especial do mundo da Natureza. As forças dos elementos estão disponíveis para vós: colocai-as ao vosso serviço! Elas vos ajudarão, também, em vosso mundo externo, para facilitar vosso trabalho à Luz. Tereis que abrir vossa consciência para as forças da Natureza e esforçar-vos para entender estes seres amoráveis, os construtores de vosso mundo, e agradecer-lhes por tudo o que fazem por vós. Desta maneira serão vossos amigos e dar-vos-ão prazerosamente sua ajuda.

EU SOU ÁRIES, o espírito do Elemento Ar. Todos nós que servimos a este elemento queremos agradecer-vos pelo trabalho de purificação que estais realizando para a Terra. Também nós gostaríamos de servir aos amados alunos no caminho da Luz, que se esforçam pela purificação do planeta Terra.

Saudamos os amados alunos em toda parte da Terra e sentimo-nos ligados a eles com gratidão pela ajuda que prestam aos elementos. Abençoamos vossos passos e vos envolvemos no amor de nossos corações. Que o amor recíproco vos seja motivação a fim de contribuir cada vez mais para a purificação e o serviço da Grande Hierarquia da Luz.

INVOCAÇÃO AOS SILFOS

Eu vos saúdo, Silfos
Que constituís a representação do ar e dos ventos,
Portadores das mensagens para toda a terra,
Eu deposito em vós a minha confiança,
Pois meus pensamentos, são sempre positivos,
Voltados para o amor de todas as coisas existentes.
Fazei de mim a imagem do esplendor da luz.
Fazei deste pensamento, meu milagre!
Mestres do ar, Eu vos saúdo, fraternamente.
Amém.

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