RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SERES ELEMENTAIS - ELEMENTO FOGO




O ELEMENTO FOGO


Dirigido pelos grandes Seres HÉLIOS e VESTA, nosso pais solares

As salamandras são seres que servem ao elemento fogo. Representam uma grande ajuda para os dirigentes do Reino do Fogo, e são de tamanhos diferenciados. Existem salamandras do tamanho do Empire State Building, em Nova York, enquanto outras são minúsculas como a cabeça de um alfinete.

Todas servem ininterruptamente aos seus dirigentes para dissolver as impurezas criadas pela humanidade através do uso destrutivo das energias criadoras (pensamentos, sentimentos, palavras faladas). Por isso representam uma grande dádiva para os outros elementos - terra, ar e água. É certamente difícil para vós entender que o elemento fogo venha a ser um ajudante purificador do elemento água, mas esta é a realidade.

Muitos deste seres provêm do cinto eletrônico que envolve o Sol e com a sua ajuda é evitada a desarmonia das forças dos outros elementos, que poderiam sublevar-se, criando cataclismas ou caos entre os seres humanos. Eu gostaria de despertar vossa compreensão e peço-vos que abençoeis as salamandras conscientemente pelo seu serviço, que está sendo realizado há eras. Isto se relaciona não somente com o mundo físico, mas, também, com as esferas internas, onde permanecem as correntes de vida entre as encarnações.

Nós queremos hoje apagá-lo da consciência etérica, do mundo da memória das pessoas, substituindo- o pelo amor aos raios purificadores, contidos no Fogo Sagrado.

Muitas pessoas, principalmente aquelas cujos corpos foram queimados ou feridos em encarnações anteriores, possuem em seus corpos etéricos profundas cicatrizes. Estas deverão ser desmanchadas com a ação de causa e efeito, apontamentos e recordações agora, neste instante.

Então as atividades do Fogo Sagrado serão saudadas em todos os Reinos de desenvolvimento da Terra como libertadoras e purificadoras forças. EU APELO POR ISSO!

Devido ao mau uso do elemento fogo durante séculos, muitas correntes de vida desencarnadas têm grande receio do fogo. Por isso (até nos Reinos internos) aqueles que usaram o elemento fogo para atormentar ou matar seus semelhantes, também repudiam as correntes purificadoras do Fogo Violeta transmutador.

ZARAHUSTRA trouxe novamente a recordação do elemento fogo à consciência externa da humanidade. Durante eras o fogo era amado e reverenciado pelos sacerdotes e o povo, era abençoado e usado somente no sentido positivo. Depois se seguiram séculos, nos quais sacerdotes e sacerdotisas inescrupulosos usaram o poder do elemento fogo para fins egoístas e destruidores. As salamandras obedeciam cegamente àqueles que usavam a magia negra. Isso fez com que elas ficassem ligadas àquelas correntes de vida seguindo-as até os dias de hoje. Por isso, pedimo-vos que nos ajudeis a libertá-las daquelas correntes de vida, pois muitas delas estão encarnadas atualmente na Terra. Elas possuem tendências incendiárias, devido aos exemplos negativos que as salamandras adotaram dos seus modelos.

É meu trabalho no Universo afastar as origens e gérmens do egoísmo humano, das dissonâncias, limitações e carências. Eu gostaria de extirpar estas tendências dos quatro corpos inferiores dos seres humanos, como gostaria, também, de dissolver as criações das massas, que envolvem a Terra e toda a sua atmosfera. Muitos de vós estais sendo submetidos a este processo de purificação, porque buscamos afastar tendências destruidoras de seus quatro corpos inferiores, como também gérmens de impureza. Os resultados físicos muitas vezes são pouco agradáveis para vós e podem ser comparados a um dente inflamado, que precisa ser extraído, para garantir o bem-estar e a saúde da pessoa.

A teimosia com que algumas pessoas (com seus sentimentos) se agarram a determinados costumes e tendências é surpreendente. Elas aparentemente saboreiam estes hábitos e não estão interessadas nem fazem esforços para abandoná-los. Além disso, a humanidade criou (através da vivificação de pensamentos repetidos) seres elementares desarmônicos. Estes seres detestam a purificadora atividade do Fogo Sagrado, porque sabem que através dela perdem sua existência. Esta resistência tem que ser vencida com a ajuda dos dedicados alunos, que apelam a nós por ajuda.
ASTRÉA, vossa irmã na Luz
Palavras do Grande HÉLIOS sobre a emissão consciente de poderosos Raios de Luz: Tereis que aprender a dominar os Raios de Luz que fluem de vossos corpos! Não é suficiente ser como pessoa um centro de irradiação inconsciente! Isso seria semelhante a um corpo com braços e mãos, porém sem um centro de comando. Através de vossos exercícios e a aproximação da Perfeição Divina, tereis que ser conscientes controladores dos Raios de Luz criados e emitidos por vós, que deverei usar como os dedos de vossas mãos! Tereis que controlar o comprimento e a pressão dos Raios sobre algo que necessita de cura! É a emissão consciente destes poderosos Raios de Luz que abranda a tormenta e desativa os turbilhões! É a poderosa energia emitida conscientemente que controla qualquer desavença imediatamente! Exercitai o uso destes poderosos Raios de Luz!

VIVEI HARMONICAMENTE, MEUS AMIGOS, CONSEGUI VOSSA MAESTRIA! Espero que os amigos de Hélios atravessem o Universo com semblantes risonhos e radiantes e que a nossa estreita colaboração seja reconhecida através de vossa ALEGRIA DE SERVIR, vossa flexibilidade no dia-a-dia, vosso AMOR A TODA VIDA, porque jamais existiu um sol infeliz e vós sois filhos e filhas dos DEUSES DO SOL!

INVOCAÇÃO ÀS SALAMANDRAS

Eu vos saúdo, Salamandras,
Que constituís a representação do elemento fogo.
Peço, que com vosso trabalho,
Forneçais a mim poder de resolver tudo,
De acordo com vossa vontade,
Alimentando meu fogo interno,
Aumentando minha chama trina do coração
E assim formar um novo universo.
Mestres do fogo, Eu vos saúdo fraternalmente.
Amém.

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