RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

OUTRAS DIMENSÕES


Outras Dimensões

       A dimensão em que você vive a sua experiência de vida não é a única. Existem muitas salas de aula e cada uma delas tem seu próprio currículo.
       Na sua sala de aula, a matéria principal é a igualdade. Vocês então aqui para aprender que todos os seres são iguais, independentemente das circunstâncias aparentes. Homem e mulher, branco e negro, hindu e católico, são todos iguais em seu valor existencial. Todas as desigualdades são criação de vocês e têm de ser abolidas. Muitos de vocês têm trabalhado neste currículo há algum tempo. Não vou dizer a vocês quanto tempo! Vocês desenvolveram muitas maneiras engenhosas de distorcer a verdade da igualdade espiritual. Alguns de vocês vivem em condições de pobreza enquanto outros possuem fortunas. Alguns têm sempre a mesa farta e outros não têm o que comer. Por favor, entendam que essas condições de desigualdade não existiriam se vocês tivessem concluído as matérias do seu currículo.       Vocês estão aqui para superar a crença enraizada de que algumas pessoas têm mais valor do que outras. Como conseguir isso?
       Primeiro, aceite a verdade da igualdade para si mesmo. Se voce se sente superior ou inferior a qualquer outro irmão, é porque ainda não aceitou a verdade a respeito da sua identidade espiritual.
       Segundo, aceite a igualdade dos outros à sua volta. Aceitar essa igualdade significa que, se você tem mais do que os outros, está disposto a dividir. E se você tem menos, está disposto a pedir a ajuda deles.
       Você também está aqui para aprender a respeitar o direito que cada um tem de decidir por si mesmo. Se você decide pelo outro ou deixa que o outro decida por você, é porque ainda não aceitou a sua igualdade mútua.
       O fato de vocês se intrometerem na vida uns dos outros parece lhes dar permissão para tornar seu irmão responsável pelas decisões que você toma ou deixa de tomar. Mas essa é uma falsa permissão. Com o tempo, você vai entender que só tem poder para prejudicar ou ajudar uma pessoa e essa pessoa é você mesmo. Enquanto não aprender a ser responsável por suas próprias decisões e a dar chance para que seu irmão possa fazer o mesmo, você não aceitará a verdade sôbre si mesmo e sobre ele.
       Embora isso pareça uma questão muito simples, a prática da igualdade é profunda, pois pode transformar o mundo e permitir que você e seus irmãos se formem juntos nessa escola.
       Quando você deixar o corpo, vai continuar aprendendo numa sala de aula não-física. O aprendizado lá será acelerado porque não há tempo nem espaço para modular o efeito criativo do pensamento.
       No mundo de vocês, leva tempo para que os pensamentos se transformem em efeitos visíveis. Nas dimensões não-físicas, o processo de tradução é automático. Por exemplo, se você pensar, "eu gostaria de visitar meu amigo Bob", você é instantaneamente transportado para a sala de estar do Bob. Sua ida não tomou tempo e você não viajou por espaço algum.
       Alguns de vocês se comunicam com seres de dimensões não-físicas. Obviamente, essa comunicação ocorre simplesmente por pensamentos. A comunicação interdimensional é difícil, mas não impossível. Com prática, a capacidade de ir além do mundo limitado do espaço/tempo vai aumentando.
       Como o aprendizado é acelerado nas salas de aula não-físicas, muitos seres que deixaram o corpo desenvolvem a capacidade de controlar os próprios pensamentos. Eles passam a confiar, então, que poderão reentrar no ambiente físico e manter essa capacidade.Contudo, dos milhões que tentam, poucos conseguem dominar os pensamentos neste ambiente físico tão denso.
       Há uma maneira fácil de entender por que isso acontece. Sua ciência ensina que, quando não está sob o efeito da gravidade do campo magnético da Terra, você fica praticamente sem peso e é capaz de feitos atléticos que não conseguiria realizar na Terra. A ciência também ensina que, quando você deixa a densa atmosfera da Terra, o processo de envelhecimento fica mais lento.Muitas das leis físicas deste planeta mudam fora do ambiente terrestre.       Quando você deixa o corpo, um fenômeno parecido acontece. Você pasa a sentir uma liberdade criativa desconhecida na Terra, exceto talvez no estado de sonho, quanto a sua atenção está voltada para dentro e seus processos orgânicos desaceleram. O estado de sonho possibilita uma boa metáfora para a expansão da consciência que ocorre quando o corpo perece.       Nos sonhos, você cria uma realidade inconsequente. Pode matar e morrer, fazer sexo com tipos diferentes de pessoas, enfrentar grandes perigos e fugir de maneiras miraculosas. Poucos de vocês ousariam fazer acordados o que fazem enquanto estão sonhando. A experiência não-física é ainda mais surpreendente do que o estado de sonho, pois possibilidades criativas são ilimitadas.
       As escolas da Terra tornam-se ,então, um ambiente para testar as capacidades desenvolvidas nas salas de aula não-físicas ligadas a este planeta. Você não se forma na escola da Terra enquanto não demonstrar que passou em todas as matérias do currículo. Todos os seres sabem disso e por isso estão todos ansiosos para encarnar num corpo físico e demonstrar que aprenderam suas lições.
       Por que eles tem tantos problemas? Voltemos a metáfora da gravidade. Um atleta num ambiente sem gravidade não tem dificuldade para pular cinco metros de altura. Ele pode até voar. Na Terra, esse atleta tem de se esforçar para pular dois metros, dois metros e meio enem sonharia em voar.
       As condições densas da experiência física são difíceis de dominar. Leva tempo para que ocorra o desenvolvimento físico. Ele começa no útero da mãe e ali o bebê é totalmente dependente dela. Quando nasce, ele é completamente indefeso.Precisa aprender a se alimentar, a andar, a falar e a lidar com o ambiente. Convenhamos, para quem há pouco tempo vivia num ambiente não-físico, onde os efeitos dos pensamentos são instantâneos, isso é pura tortura. Com o tempo, a consciência dele se contrai e se acomoda no corpo físico, apagando o conhecimento de outras dimensões e de suas possibilidades criativas.
        Em poucas palavras, a consciência é absorvida pela densidade do mundo físico. Sente-se como se tivesse sido pega numa armadilha. Não se lembra mais de que ela não é apenas um corpo.
        Em alguns casos raros, a consciência não se contrai totalmente quando entra na sala de aula física. Essas pessoas habitam um corpo, mas ainda conservam a lembrança da dimensão não-física. Sabem que não estão limitadas ao corpo. Sabem que não são vítimas dos pensamentos ou das atitudes das outras pessoas.Sabem que podem criar a realidade com o poder do pensamento.
        Essas pessoas são mestres espirituais. Eu era um desses vários mestres que encarnaram no nível físico para ajudar nossos irmãos e irmãs a se lembrar de sua verdadeira identidade não-física. Sem a presença desses mestres, a densidade do plano terrestre obscureceria a consciência coletiva e bloquearia grande parte da ligação com o conhecimento espiritual. Houve tempos, na história da humanidade, em que a experiência terrena foi realmente de grande escuridão. Os próprios seres humanos chamam uma dessas épocas de "Idade das Trevas". Os primeiros dois terços do século XX também foram um período sombrio.
        A época em que você agora frequenta a sala de aula física é um tempo de transição. Do ponto de vista tecnológico, você têm capacidade para destruir o ambiente da Terra quantas vezes quiserem. Mesmo assim, há mais luz na Terra agora do que jamais houve em outra época da história.
        Se isso é verdade, você pode perguntar por que não me junto a vocês encarnando num corpo. Muitos esperam minha volta na forma humana, mais isso não ocorrerá. Meu trabalho aqui está quase concluído. Minha presença física agora, junto a vocês, só iria atrasar a transformação que estão prestes a fazer.
        A essa altura, muitos de vocês já devem conhecer a natureza dessa transformação. Vocês estão aqui para finalmente superar o vitimismo. Estão aqui para aceitar que o seu poder criativo é que determina a sua própria realidade e para ajudar seus irmãos a aceitar o poder criativo que eles mesmos têm. Vocês estão prontos para fazer isso em massa. E eu estou aqui para ajudá-los. Por meio da sua comunicação não-física comigo e com outros mestres, vocês se libertarão das condições que reforçam seu sofrimento e acordarão para a sua própria Divindade.
       Preciso da ajuda de cada um de vocês para cumprir minha missão aqui. Será por meio de vocês que meus ensinamentos serão demonstrados a cada momento. Por isso, a ênfase não pode mais recair nas palavras que separam as pessoas. É preciso dar ênfase à demonstração ativa dos princípios do amor e do perdão.
       Sua sintonia individual e coletiva com a realidade não-física é um passo essencial para o processo de transformação do planeta.Se eu estivesse fisicamente presente, a experiência da crucificação seria repetida. Se você olhar a sua volta, pode ver que ainda é isso o que acontece com aqueles que desafiam o status quo. São maltratados, difamados e perseguidos. O único modo de evitar tudo isso é cada um de vocês acordar.
        Não condene seu irmão à morte mesmo que ele se oponha às suas crenças mais sagradas. Pois condená-lo é o mesmo que condernar a mim. Tampouco o coloque num pedestal, mesmo que você acredite que ele seja impecável. Pois ninguém é. Ninguém vive sem cometer erros.
        Eu também , querido irmão, cometi erros. Abandonei meus irmãos e meu Deus e os culpei por terem me abandonado. Não me julgue alguém especial nem faça isso com nenhum de seus irmãos. Vocês todos aprendendo as mesmas lições.
        Aprenda a celebrar a sua igualdade com seus irmãos e irmãs. Pois assim você estabelece a sua igualdade comigo. Quando você me considera como igual, nossa comunicação progride sobremaneira.
        Sempre que você aceita um irmão ou irmã no seu coração, também abre a porta para mim. Não há nenhum de seus irmãos que não me seja caro.Pois vejo dentro da alma tanto o criminoso quanto da vítima.Vejo ambos clamando por amor e aceitação e não os recusarei. Não se choque pelo fato de eu esperar o mesmo de vocês, que são as minhas mãos, os meus pés  e a minha voz neste mundo.
        Sejam pacientes e constantes, meus irmãos.Nosso trabalho não estará concluído enquanto houver vítimas e algozes. Nossa jornada não terá terminado até que tenhamos aceito o amor de Deus por nós e comunicado esse amor a todos que cruzarem o nosso caminho.Não há exceções aqui.É preciso que cada um seja aceito tal como é, para que possa superar o medo e a necessidade de revidar contra os outros.
        Caminhar comigo é ser um servo de Deus e do homem ao mesmo tempo. Sirva ao homem mostrando-lhe que Deus lembra dele e o ama.Traga-lhe comida, água e conforte-o em seu sofrimento. Abrace-o e deixe que encoste a cabeça no seu ombro. Encoraje-o a chorar. Pois ele se sente abandonado pelos pais, pelos filhos, pelo parceiro e por Deus.Enquanto ele chora,conforte-o , pois não passou tanto tempo desde que você também se sentiu abandonado, com a garganta apertada segurando a lágrima da tristeza e do arrependimento.
        Essa é a natureza da experiência humana. Basta que você tenha compaixão por seus irmãos. Pois vocês compartilham as mesmas experiências de sofrimento e alívio.
        Quando a lição da igualdade for aprendida, o campo eletromagnético do planeta vai mudar e a Terra ganhará um currículo mais glorioso. As sementes dessa transformação já foram plantadas. É sua tarefa regá-las e nutrí-las.
 

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