Hoje é Dia de Reis
Dia dos Três Reis Magos – Dia dos Magos e da Magia
Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
Perguntaram eles: Onde está o Rei dos Judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adora-lo...
E eis que, a estrela que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa encontraram o menino com Maria, sua mãe.
Prostrando-se diante dele o adoraram. Depois abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes:
Ouro, Incenso e Mirra.
Evangelho Segundo São Mateus 2:1-11
Estes são os primeiros cristãos, “os magos”, não se sabe se foram Reis, a tradição popular os qualificou como tal, mas com certeza um dos três ou os três era “astrólogo”. Naquele tempo seja vindo da Babilônia, Pérsia, Arábia ou India; todo “astrólogo” era também um praticante da “Arte Real” – A Magia - E no caso aqui podemos dizer “Magia Divina” ou “Teurgia”.
Seriam Três por acaso? Coincidencia?
A Bíblia não é um livro de história, nem tudo que está em suas páginas são fatos no tempo e no espaço, mas sim elementos de sentido e simbolismo a serem interpretados. A questão é porque os discípulos e sucessores de Mateus e mais tarde a tradição Católica Romana, manteve neste Evangelho a figura dos “Magos”?
O que é e o que representa a Magia? A Estrela dos Magos? Seus Elementos?
Se os primeiros a reconhecer “Cristo” praticavam a “Arte Real”...
Isto não é um sinal?
Que cada um interprete como quiser...
Enquanto ouros vão... praticando... esta mesma Arte Real...
Saudações Magísticas a todos e um bom
Dia dos Magos
Axé
Alexandre Cumino
Abaixo um texto que recebi e repasso:
Que Melchior, Baltazar e Gaspar os abençõem hoje e sempre....
Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia. O velho europeu Melchior, o jovem africano Gaspar e o asiático Baltazar haviam visto a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro, e guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis.
Após uma longa viagem, eles finalmente chegaram à gruta onde havia nascido Jesus. Emocionados, cada um deles se ajoelhou e ofereceu um presente. Balthasar saudou o menino com ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso, utilizado para louvar aos deuses. E Belquior ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar. Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).
Curiosidade: hoje, os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. E é por causa da data em que viram a estrela de Belém brilhando no céu que desmontamos a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário