RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts

Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIBERTE-SE DO APEGO


Liberte-se do Apego

       As pessoas bem-sucedidas na manifestação física de suas idéias aprendem a estabelecer objetivos realistas e a cumprí-los de maneira flexível, de acordo com as condições existentes.
       Se você quer entender o que significa flexibilidade, observe o comportamento de uma árvore jovem ao vento. Seu tronco é fino e frágil, contudo ela possui resistência e força admiráveis. Isso porque ela se move com o vento e não contra ele.
       Quando as condições propiciam um acontecimento, ele ocorre sem grande esforço. Quando as condições não são favoráveis, mesmo um enorme esforço não resulta em nada. Para se mover ao sabor do vento, é preciso ser sensível as condições existentes. Há um tempo para o descanso e o retiro e há um tempo para seguir em frente com ímpeto.
       Saber quando parar ou seguir em frente é uma questão de intuição e bom senso. O pensamento abstrato por si só não leva à percepção verdadeira. É preciso que ele esteja combinado com a sensibilidade emocional.
       Para ver as coisas com precisão, você precisa entender qual foi o investimento emocional que fez na situação, assim como a aparência externa ou o comportamento dela. Ambas as realidades, a interna e a externa, têm de ser levadas em conta.
       Algumas pessoas dizem que a realidade interior determina a realidade exterior. Outras dizem que a realidade exterior determina a interior. Ambas as afirmações são verdadeiras. A galinha não estaria aqui se não fosse o ovo e vice-versa. Causa e efeito não são lineares nem vêm em sequência. Manifestam-se simultâneamente. São circulares por natureza. Não só a causa determina o efeito como também o efeito determina a causa.
       A resposta para a pergunta "quem veio primeiro , o ovo ou a galinha?" só pode ser nem um nem outro, ou ambos. A galinha e o ovo são criações simultâneas.
       Todas as perguntas do tipo "ou isto ou aquilo" só podem ser respondidas dessa maneira ou a resposta estará errada. A Realidade Suprema não pode ser apreendida numa estrutura dualista de referência. Ela inclui tanto a realidade subjetiva interior quanto a realidade objetiva exterior, assim como a interação mútua e simultânea dessas duas realidades. Todos os opostos estão contidos nela.
       A Realidade Suprema é a criação da plena aceitação, da entrega absoluta e do amor total, que a tudo inclui. Não há nada que seja separado do amor.       Mesmo quando árvores são arrancadas de suas raízes e arrastadas rio abaixo, não há nisso nenhuma tragédia, pois não existe diferença entre a árvore e o rio.
       Em contraste com o fluxo da Realidade Suprema, existe a Resistência, que dá origem a várias condições. Surgem distinções, comparações e julgamentos e o fluxo natural é interrompido.
       A natureza da Realidade Suprema é dizer "sim". Ela tem uma exuberância e entusiasmo naturais que contagiam todas as coisas. É a felicidade personificada, pois abrange a tudo e a todos como a si mesma.
       A resistência sempre diz "não" e , por natureza, sempre causa luto e conflito, uma vez que a tudo se opõe. Ela é a infelicidade personificada.
       Onde não há resistência não há infelicidade. A infelicidade sempre resiste a algumas condições e se estabelece em algumas interpretações contra ou a favor. A raiz da infelicidade é o apego.       Não estou pedindo para você desistir de todos os seus apegos. Esse, meu irmão, não é um objetivo realista. Estou simplesmente pedindo que você tome consciência de todos os seus apegos, idéias e interpretações contra ou a favor. Estou simplesmente pedindo para reconhecer o quanto você condicionou a sua felicidade.
       Se você quer entender o incondicional, olhe para a árvore movimentando-se ao sabor do vento.Essa é a melhor metáfora que você vai achar. A árvore tem raízes profundas e galhos longos. É fixa embaixo e flexível em cima. É um símbolo de força e de entrega.       Você pode desenvolver a mesma força de caráter sendo flexível em todas as situações da vida. Mantendo a altivez e as raízes firmes no momento. Conheça suas necessidades, mas deixe que a vida decida a melhor forma de atendê-las. Não insista em querer que elas sejam atendidas a seu modo. Se fizer isso, você estará oferecendo uma resistência desnecessária.O tronco da árvore se parte quando ela tenta resistir ao vento.
       Movimente-se com o vento. Sua vida é uma dança. Não é boa nem ruim. É um movimento, um continuum.
       Sua escolha é simples: ou você dança ou você não dança. A decisão de não dançar não o retira da pista. A dança vai continuar ao seu redor.
       A dança continua e você é parte dela. Há uma nobreza simples nisso. Sugiro que você aproveite a simples graça de estar vivo. Se você está procurando um significado maior na sua vida, vai ficar muito desapontado. Pois não existe nenhum significado além da dança.
       Todas as condições se abrem ao incondicional. Esteja simplesmente aberto e presente e você cairá nos braços de Deus. Mas se você resistir mesmo que por um momento, ficará preso no emaranhado desnecessário que você mesmo criou.
       Os seres humanos não conseguem se livrar da realidade condicional porque essa realidade é criação da consciência humana. Pare de tentar fugir daquilo que você mesmo criou. Aceite essa realidade assim como a árvore aceita o vento. A sua dignidade consiste em se tornar totalmente humano, receptivo às suas próprias necessidades e às necessidades dos outros. A compaixão não surge quando você se afasta de toda experiência emocional, mas quando participa dela inteiramente.
       Algumas pessoas dizem que este mundo é um lugar de sofrimento. Isso é um absurdo. Este mundo não é nem prazeiroso nem doloroso, ou podemos dizer que é as duas coisas ao mesmo tempo. Este mundo é o lugar onde nasce o corpo emocional e mental. O nascimento e a morte físicos simplesmente facilitam o desenvolvimento da consciência do pensar/sentir, que é responsável pelas suas próprias criações.
       É absurdo negar a importância do nascer. E glorificá-lo é igualmente absurdo. Não existe um único ser humano empreendedor da jornada do nascimento que não tenha sentido ambas, dor e alegria.
       Ambas são necessárias?
       Não há dúvida. Sem a dor, a mãe não poderia dar à luz a criança.  E ssem a alegria do nascimento de uma nova vida, a dor não teria significado.
       Mas não diga, "este mundo é um vale de lágrimas" ou "este mundo é um mar de rosas". Não procure fazer da sua experiência uma coisa que ela não é. Fique longe das interpretações que o façam levar em conta apenas um lado de cada aspecto da vida.       Minha experiência aqui não foi diferente da sua. Eu não venci a dor. Eu me rendi a ela. Não Transcendi a morte, mas a enfrentei de boa vontade. Não glorifiquei o corpo nem o condenei. Não chamei essse mundo de inferno ou de paraíso, mas ensinei que ambos são criados por vocês.
       Eu entrei na dança da vida assim como você, para crescer em entendimento e aceitação, para passar do amor condicional para a experiência do amor sem condições. Não há nada que você tenha sentido ou vivido, meu irmão e minha irmã, que eu também não tenha. Conheço cada desejo e cada medo, pois vivi cada um deles. E se me libertei deles, não foi por nenhuma graça especial.
       Como pode ver, não sou melhor dançarino que você. Eu simplesmente me dispus a participar e a aprender, e isso é tudo que eu lhe peço. Disponha-se. Participe. Toque e seja tocado. Sinta tudo. Abra os braços para a vida e deixe que seu coração seja tocado. É para isso que você está aqui.
       Quando o coração se abre, ele se enche de amor e sua capacidade de dar e receber amor deixa de se basear em fatores externos. O coração dá amor sem pensar em receber algo em troca, porque o ato de dar é o maior presente. E ele recebe amor não só para si, mas para que os outros também possam usufruir desse presente.
       As leis desse mundo passam a não mais limitar o homem ou a mulher de coração aberto. E os milagres acontecem, não por meio de alguma atividade especial, mas meramente como uma extensão do próprio amor.
       Os milagres não se originam no pensamento linear ou sequencial. Eles não podem ser planejados.Ninguém pode executar ou receber milagres, eles vêm espontaneamente ao coração que está aberto e à mente qeu deixou de lado a necessidade de controlar ou de saber.
       A mente de Deus é inocente e dispensadora de todos os dons. Ela não pode lhe recusar seu suprimento, porque você é parte dela. A Mente de Deus não o vê como algo separado. Como um pai zelando pelo filho único, ela olha para você com amor e afeição constantes.
       "Volte-se para ela e receba esses dons". Ela chama você. Mas você não presta atenção nesse chamado. Na sua frustração, você não escuta a Voz Divina que o chama. Se você olha para as circunstâncias da sua vida e só enxerga o que lhe falta, é porque você não está ciente de que o amor incondicional de Deus o cerca.
       Mesmo assim, não importa o quanto você possa se sentir longe de Deus; tudo o que o separa Dele é apenas um pensamento. E este é o momento da sua salvação.
       Lembre-se disso, meu irmão. Agora, neste exato momento , ou você ouve a voz de Deus ou se enreda desnecessariamente no seu próprio psicodrama. Nesse exato instante, ou você é feliz ou fica criticando as circunstâncias da sua vida. Fique ciente dos seus pensamentos e pergunte-se: "Eu estou consciente do amor incondicional de Deus por mim?"
       Se a resposta for "sim", você vai sentir o calor da presença Divina em seu coração. E se a resposta for "não", sua própria consciência provocará a lembrança da presença Divina na sua mente e a atrairá. Essa prática simples não falha. Experimente e veja por si mesmo.
       À medida que você aprender a se abrir para o momento presente, irá se conscientizar, cada vez mais, da Presença Divina na sua mente e na sua experiência de vida. Seu propósito pessoal se revelará nessa consciência expandida, fazendo com que você compreenda como pode ajudar mais a si mesmo e aos outros.
       As circunstâncias se definirão diante dos seus olhos. As aparências quase sempre o deixarão perplexo, mas você não vai julgar. Você não vai mais achar nenhuma falha em si mesmo ou nos outros. Você vai aprender a se entregar à situação, fazendo o melhor que puder e repousando na força da sua entrega. Cada vez mais, você vai confiar na resposta de Deus e saber que a sua dádiva sempre é aceita do jeito que é. E ela é sempre suficiente.
       Então, o tempo da autocrucificação chegará ao fim e a paz voltará à sua mente. Aí você me verá como realmente sou, pois o Cristo terá nascido dentro de você. Eu espero por esse momento da verdade. Esse é o fim de toda separação. Esse é o fim de todo sofrimento.

.....continua : A Glória do Deus Interior

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...