RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


domingo, 12 de junho de 2011

ENSINAMENTOS DOS ANJOS



ARCANJO RAPHAEL...O ARCANJO DA SAÚDE E DA CURA.


Seu nome significa "Deus te cura".
Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde.

Cor da vela - Verde
Incensos - lavanda, rosa branca e romã
Salmos - 29, 36, 54 ou 70

O Arquétipo deve ser invocado para: a cura de todas as doenças; abrir a mente e ter boas idéias, aumentar a inteligência e a criatividade, inspiração para escrever; sucesso nos concursos e entrevistas; conquistar boas amizades e curar-se dos males que o (a) perturbam a sua mente, por desequilibrio das polaridades da força de cada pensamento.

Invocação:

"Arcanjo Rafael, Mensageiro de Deus pelos raios de Mercúrio, invoco a tua hoste divina: vós que sois capazes de ordenar a inteligência humana, fortalecei a minha compreensão e discernimento acerca das incoerências da vida; quando confuso, concedei-me o benefício do teu sopro em minha mente; ajudai-me a esclarecer aquilo que o meu intelecto não compreende; e na dúvida, quando eu estiver perplexo diante da adversidade que compõe o UNO, socorrei-me e então poderei discernir os mistérios da vida. Seja eu convosco em sintonia, agora e para todo o sempre, amém".

Decreto:

Raphael, arcanjo glorioso
Se levantando na atmosfera da terra
Tua chama Ilumina por e ao redor de nós
Que todos possam o Poder de Deus venerar.

Lá em teu esplendor radiante
Nada mas que a perfeição pode viver
Fale teu grande amor por cada batida do coração
E, na clemência de Deus, perdoe.


Raphael querido,
o chamado de nosso coração ouve agora,
cada um, consagre.
Para a grande vitória da terra.
Cada coração canta como tua grande Presença trazendo
Cura em tuas asas luminosas.

Nós damos tudo que é nosso para o querido Raphael
Que nós possamos o céu recuperar
Com o grande amor dele fluindo por nós
Tudo deve permanecer sempre constante.

Nós chamamos ao nosso abençoado arcanjo
Nos mantenha sempre calmos.
Como por nós ele verte a sua bênção
Em nós começará vida nova.

Raphael, arcanjo glorioso,
Nos traga tua paz divina
Com toda a tua imagem do Cristo luz
O gênero humano em graça aumentará

Bênçãos e Amor sempre a ti.
Raphael, do coração de Deus, nós chamamos
Nós damos a consagração de nossa vida
Para ti e a todos os arcanjos.

Orações do Arcanjo Raphael:

1 - Salve , Raphael, Arcanjo Médico de Deus. Vinde em nosso auxílio. Derramai Vosso poder curador sobre nós, para que cada célula de nosso corpo seja carregada novamente de força vital. Que todo nosso organismo se recupere com Vossa vontade e poder, curando o nosso corpo e espírito pela graça de Deus. Amém

2 - Arcanjo Raphael
peço que Vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.
Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Raphael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a Vossa Luz.

3 - Amado Raphael, arcanjo da Misericórdia e da Cura. Que neste momento, a vossa puríssima Luz Verde traga toda a harmonia à minha natureza transitória, e eu, assim, tenha condições de ser um Vosso canal de cura para todos os que sofrem física, emocional e mentalmente.

Arcanjo Raphael da Cura.
Falo a Você:
Quando somos feridos pelas nossas próprias escolhas ou por outras pessoas, nossos ferimentos necessitam de cicatrização e cura.
Os ferimentos, quando não são cuidados, podem causar perturbações maiores em nossas vidas.
Entretanto, isso não é necessário.
A Sua Presença em nós existe para curar esses ferimentos causados, pelos desequilibrios existênciais, no mundo artificialmente formado que me encontro, pois somente desta forma posso prosseguir na vida, com alegria e saúde.

ARCANJO RAFAEL

1. Divino Rafael! Que minhas mãos curem. Que meus pés caminhem a senda da Integridade. Que eu possa tirar minha atenção aos pensamentos desequilibrados do mundo da forma artificial e levá-la para o mundo espiritual, para que minha mente fique quieta, pacífica e se cure de todo desequilibrio e de toda loucura. Quero concentrar minha mente na força curativa que existe espalhada no universo. Divino Arcanjo Rafael, traga a energia da cura para todos os filhos dos homens, para que a saúde física, emocional e mental seja a nova tônica.

2. Amado Rafael! Dá-me o poder de curar. Que eu possa ver a perfeição para trazer a força poderosa do mundo espiritual, e sarar no mundo material em que vivo. Rafael Arcanjo, perdoe-me pelo mau uso da energia e que deste momento em diante meus olhos só vejam o amor, minhas mãos curem, e minhas palavras levem bondade. Que meus ouvidos se fechem às críticas maldosas, que minha boca se feche antes de ferir alguém. Que o poder curativo do amor esteja comigo agora e para sempre.

3. Divino Arcanjo Rafael, dá-me fé no poder curador da vida. E que eu possa utilizar este poder para me ajudar, harmonizar-me e curar-me, para depois poder ajudar os outros, harmonizá-los e curá-los. Que o poder curativo que dorme em meu interior se revele. Abençoe-me, Arcanjo Rafael, para que eu possa abençoar o mundo.

"O Arcanjo Rafael cura o seu corpo, a fala e os seus pensamentos desequilibrados das coisas do mundo artificialmente formado. "

http://anjosmensagensdeluz.blogspot.com

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