Salve queridos irmãos em Olorum!
Como todos sabem,neste mês de dezembro, a grande maioria dos Templos ficam fechados durante as festas de final de ano,iniciando os trabalhos no mês de janeiro.As portas se fecham no que diz respeito aos atendimentos espirituais aos fiéis e freqüentadores dos Templos,mas isso não quer dizer que os “Guias” estão de férias.
É nesse período que é feita a limpeza energética dos Templos,além da manutenção física da casa,como uma nova pintura,concertos,etc...
A limpeza do Templo é feita com a lavagem de água da fonte,ervas e alfazema nas imagens,pedras,nos instrumentos rituais,para descarregar as energias acumuladas durante o ano.
Nos assentamentos “debaixo”do Congá, o Dirigente limpará tudo com água e sal grosso,depois com a mesma água da fonte com ervas e alfazema,sendo que o Congá deverá estar iluminado,com as velas trocadas toda semana,o Congá deverá estar ativo,mesmo que o Templo esteja fechado ao público.
O SOLO DO TEMPLO
1) É lavado e limpo como normalmente é feito,
2) Depois é lavado com água e sal grosso,
3) Em seguida com água do mar.
4) Após a lavagem é feito um bate-folhas com espada de São Jorge, eucalipto,folha de colônia,galhos de guiné,etc...podendo ser usada 1,3,5 ou 7 combinações de folhas ,conforme a intuição ou a instrução do próprio Guia Chefe da casa.
5) Pode-se usar também água da fonte com pétalas de rosas brancas,acrescentando-se essências à água.
6) Por último,todo o ambiente é defumado.
DEFUMAÇÃO DE UM TEMPLO
Usa-se ervas secas de boa procedência,podendo ser:
· Para descarregar o Templo:
Arruda,casca de alho,casca de limão,guiné,alecrim,benjoim e incenso.
· Para imantar o Templo:
Manjericão,pétalas de rosa branca,canela,anis estrelado,mirra,alfazema e erva doce.
AOS MÉDIUNS
Os médiuns devem lavar suas roupas brancas,passá-las em água com sal grosso e repassá-las com água de alfazema.
As guias e colares da direita devem ser lavados em água com sal grosso,ficar em contato com o sol,a claridade da lua e a terra e,depois,lavadas com água da fonte e alfazema,podendo acrescentar algumas ervas.Depois disso devem ser guardadas em um pano branco.
As guias e colares da esquerda devem ser lavadas com pinga(aguardente)e guardadas em um pano preto.
Devem continuar firmando o Anjo da Guarda e sua Direita em casa ,uma vez por semana e a esquerda no Templo(ou em casa ,de acordo com a orientação do seu Dirigente).
Deve tomar banho de ervas e cumprir com seus rituais normalmente.
Devem também aproveitar esse tempo para limpar o ambiente astral de suas casas fazendo defumações de limpeza e imantação.
· Para limpeza:
Olíbano,eucalipto, casca de jurema preta,casca de alho roxo,casca de cebola,cipó prata e quebra pedra.
· Para imantação:
Calêndula,hortelã,folhas de oliveira,folhas de pitanga,cipó cravo,sândalo e stévia.
CULTO FAMILIAR A PAI OXALÁ
No dia 25 de dezembro-Natal-nós umbandistas comemoramos o Dia de Pai Oxalá,já que este dia é consagrado a Jesus Cristo ,que é um Trono da Fé de nível intermediário dentro da Hierarquia de Oxalá.
Podemos celebrar esse dia fazendo um culto familiar ao Trono da Fé de Pai Oxalá ,agradecendo pelo ano que está chegando ao fim e pedindo suas bênçãos para o novo ano que vai chegar.
· Material para o ritual
3 velas brancas,em pires ou castiçais,incenso de lótus(eleva as vibrações),ou sândalo(equilibra e purifica),1 jarra com água,pétalas de rosa branca e folhas de tapete de Oxalá,alfazema ou sálvia.Opcional:1 cristal de quartzo transparente.Tudo isso deverá estar sobre uma mesa,ou altar,coberta com toalha branca.
Pode colocar música suave no ambiente.
· Ritual
-Acender as velas,ladeadas com as pétalas,ervas e jarra com água.Acender o incenso.
Fazer as orações,se possível com as pessoas ajoelhadas,com muito respeito,dedicação,fé e amor.
Fazer a evocação:
“Amado Pai Oxalá, nós Vos evocamos e vos pedimos o fortalecimento de nossa fé e o despertar de nossa religiosidade.
Fazei com que busquemos, cada vez mais, os bons ensinamentos, sentimento e atitudes que nos elevem e nos conduzam à Luz do nosso Divino Criador.
Pedimos, Divino Pai Oxalá, a força, a coragem, a resignação e inspiração para que só pratiquemos o bem. Sabemos como é difícil seguir a Vossa Senda, pois temos consciência das nossas fraquezas e das nossas imperfeições. Entretanto, Sagrado Pai, nós nos esforçamos para sermos dignos de Vossa benção e de Vosso perdão.
Impeça-nos, Pai, de sucumbimos diante de provas elementares e regredimos praticando atitudes impensadas. Capacite-nos com a necessária humildade e compreensão pra ajudarmos nossos irmãos infelizes. Pedimos força, coragem, paz, amparo, saúde física e espiritual e o luzir de nossos espíritos com a capacidade de amar e perdoar.
Sagrado Pai, livra-nos da submissão aos espíritos viciosos, embusteiros e obsessivos.
Que cada um de nós se sinta fortalecido e ungido das Vossas graças, agora e durante tos=da nossa passagem terrena. Que a maldade não tenha força e poder sobre nós e que qualquer ação levantada contra nós encontre a Vossa presença e se quebre em choque com as obras de luz.
Sagrado Pai Oxalá, fortaleça-nos com vosso escudo invisível do poder de Deus, mantendo-nos unidos.
Salve Oxalá, Luz da nossa Fé e regente da eternidade dos que vivem na Fé em Olorum!
Amém!!
Tenham todos um ótimo final de ano e,aproveitem também esse tempo para refletir as questões interiores e íntimas.Como anda suas vibrações,seus sentimentos e os sentidos da sua vida?Como vai indo a sua fé,seu amor,seu conhecimento,sua razão,sua ordenação,sua evolução,sua criatividade,enfim,sua vida???Pense,reflita,mude o que tiver que mudar,aproveite as oportunidades que o viver oferece todos os dias e transforme-se!!!!
Seja, não pelos outros,mas por você mesmo,porque você merece ser feliz!!!!!
Paz e luz de Oxalá!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário