RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

PREPARAÇÕES PARA O FINAL DE ANO


Salve queridos irmãos em Olorum!

Como todos sabem,neste mês de dezembro, a grande maioria dos Templos ficam fechados durante as festas de final de ano,iniciando os trabalhos no mês de janeiro.As portas se fecham no que diz respeito aos atendimentos espirituais aos fiéis e freqüentadores dos Templos,mas isso não quer dizer que os “Guias” estão de férias.

É nesse período que é feita a limpeza energética dos Templos,além da manutenção física da casa,como uma nova pintura,concertos,etc...

A limpeza do Templo é feita com a lavagem de água da fonte,ervas e alfazema nas imagens,pedras,nos instrumentos rituais,para descarregar as energias acumuladas durante o ano.

Nos assentamentos “debaixo”do Congá, o Dirigente limpará tudo com água e sal grosso,depois com a mesma água da fonte com ervas e alfazema,sendo que o Congá deverá estar iluminado,com as velas trocadas toda semana,o Congá deverá estar ativo,mesmo que o Templo esteja fechado ao público.

O SOLO DO TEMPLO

1) É lavado e limpo como normalmente é feito,

2) Depois é lavado com água e sal grosso,

3) Em seguida com água do mar.

4) Após a lavagem é feito um bate-folhas com espada de São Jorge, eucalipto,folha de colônia,galhos de guiné,etc...podendo ser usada 1,3,5 ou 7 combinações de folhas ,conforme a intuição ou a instrução do próprio Guia Chefe da casa.

5) Pode-se usar também água da fonte com pétalas de rosas brancas,acrescentando-se essências à água.

6) Por último,todo o ambiente é defumado.

DEFUMAÇÃO DE UM TEMPLO

Usa-se ervas secas de boa procedência,podendo ser:

· Para descarregar o Templo:

Arruda,casca de alho,casca de limão,guiné,alecrim,benjoim e incenso.

· Para imantar o Templo:

Manjericão,pétalas de rosa branca,canela,anis estrelado,mirra,alfazema e erva doce.

AOS MÉDIUNS

Os médiuns devem lavar suas roupas brancas,passá-las em água com sal grosso e repassá-las com água de alfazema.

As guias e colares da direita devem ser lavados em água com sal grosso,ficar em contato com o sol,a claridade da lua e a terra e,depois,lavadas com água da fonte e alfazema,podendo acrescentar algumas ervas.Depois disso devem ser guardadas em um pano branco.

As guias e colares da esquerda devem ser lavadas com pinga(aguardente)e guardadas em um pano preto.

Devem continuar firmando o Anjo da Guarda e sua Direita em casa ,uma vez por semana e a esquerda no Templo(ou em casa ,de acordo com a orientação do seu Dirigente).

Deve tomar banho de ervas e cumprir com seus rituais normalmente.

Devem também aproveitar esse tempo para limpar o ambiente astral de suas casas fazendo defumações de limpeza e imantação.

· Para limpeza:

Olíbano,eucalipto, casca de jurema preta,casca de alho roxo,casca de cebola,cipó prata e quebra pedra.

· Para imantação:

Calêndula,hortelã,folhas de oliveira,folhas de pitanga,cipó cravo,sândalo e stévia.

CULTO FAMILIAR A PAI OXALÁ

No dia 25 de dezembro-Natal-nós umbandistas comemoramos o Dia de Pai Oxalá,já que este dia é consagrado a Jesus Cristo ,que é um Trono da Fé de nível intermediário dentro da Hierarquia de Oxalá.

Podemos celebrar esse dia fazendo um culto familiar ao Trono da Fé de Pai Oxalá ,agradecendo pelo ano que está chegando ao fim e pedindo suas bênçãos para o novo ano que vai chegar.

· Material para o ritual

3 velas brancas,em pires ou castiçais,incenso de lótus(eleva as vibrações),ou sândalo(equilibra e purifica),1 jarra com água,pétalas de rosa branca e folhas de tapete de Oxalá,alfazema ou sálvia.Opcional:1 cristal de quartzo transparente.Tudo isso deverá estar sobre uma mesa,ou altar,coberta com toalha branca.

Pode colocar música suave no ambiente.

· Ritual

-Acender as velas,ladeadas com as pétalas,ervas e jarra com água.Acender o incenso.

Fazer as orações,se possível com as pessoas ajoelhadas,com muito respeito,dedicação,fé e amor.

Fazer a evocação:

“Amado Pai Oxalá, nós Vos evocamos e vos pedimos o fortalecimento de nossa fé e o despertar de nossa religiosidade.

Fazei com que busquemos, cada vez mais, os bons ensinamentos, sentimento e atitudes que nos elevem e nos conduzam à Luz do nosso Divino Criador.

Pedimos, Divino Pai Oxalá, a força, a coragem, a resignação e inspiração para que só pratiquemos o bem. Sabemos como é difícil seguir a Vossa Senda, pois temos consciência das nossas fraquezas e das nossas imperfeições. Entretanto, Sagrado Pai, nós nos esforçamos para sermos dignos de Vossa benção e de Vosso perdão.

Impeça-nos, Pai, de sucumbimos diante de provas elementares e regredimos praticando atitudes impensadas. Capacite-nos com a necessária humildade e compreensão pra ajudarmos nossos irmãos infelizes. Pedimos força, coragem, paz, amparo, saúde física e espiritual e o luzir de nossos espíritos com a capacidade de amar e perdoar.

Sagrado Pai, livra-nos da submissão aos espíritos viciosos, embusteiros e obsessivos.

Que cada um de nós se sinta fortalecido e ungido das Vossas graças, agora e durante tos=da nossa passagem terrena. Que a maldade não tenha força e poder sobre nós e que qualquer ação levantada contra nós encontre a Vossa presença e se quebre em choque com as obras de luz.

Sagrado Pai Oxalá, fortaleça-nos com vosso escudo invisível do poder de Deus, mantendo-nos unidos.

Salve Oxalá, Luz da nossa Fé e regente da eternidade dos que vivem na Fé em Olorum!

Amém!!

Tenham todos um ótimo final de ano e,aproveitem também esse tempo para refletir as questões interiores e íntimas.Como anda suas vibrações,seus sentimentos e os sentidos da sua vida?Como vai indo a sua fé,seu amor,seu conhecimento,sua razão,sua ordenação,sua evolução,sua criatividade,enfim,sua vida???Pense,reflita,mude o que tiver que mudar,aproveite as oportunidades que o viver oferece todos os dias e transforme-se!!!!

Seja, não pelos outros,mas por você mesmo,porque você merece ser feliz!!!!!

Paz e luz de Oxalá!!!!

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