O comportamento mediúnico dentro do espaço religioso que é o próprio "terreiro" deve seguir-se de algumas "regras e condutas" básicas de doutrinação e de boa educação.
Nos dias de "trabalho" os médiuns trabalhadores precisam ter consciência que neste dia todo o "conjunto" precisa de harmonização tanto do lado físico como no astral.
Ter consciência de que está em uma "Casa de Deus" onde deve ser respeitada com no mínimo de educação e reverência.
O médium quando chega em seu terreiro, deve saber que lá não é lugar para brincadeiras, conversas paralelas, piadinhas, etc.
O corpo mediúnico é formado por todos os médiuns e filhos da casa e que ninguém é melhor que ninguém, pois no dia de trabalho todos os participantes são importantes, senão vejamos:
A porta: os médiuns que ficam na recepção, deverão ser amáveis e respeitosos, a boa educação também é bem vinda, palavras como:
"Boa Noite! Sejam bem vindos! É a sua primeira vez que esta em um Templo de Umbanda! Vou explicar como a casa funciona... A "recepção" têm seu papel primordial e faz toda a diferença no tratamento com as pessoas que vem em busca de amparo "físico e espiritual".
Este amparo físico CABE A NÓS, doarmos, pois já começa a caridade logo que "ele" entra em nossa casa, o sentir-se bem vindo, amparado, amado e conduzido já gera um sentimento fraternal. Depois disso ele será encaminhado para "sentar-se" e irá ficar "esperando", ou seja, "observando" tudo o que está em sua volta.
Então volto a dizer para vocês irmãos umbandistas será que não seria "importante" ter um médium que palestrasse antes da abertura dos trabalhos, esclarecendo sobre a Umbanda, seus fundamentos, falando de religiosidade, elevação espiritual, etc. Esse próprio consulente ouvindo estas palestras elucidativas e esclarecedoras, já irá renovar seus preconceitos e saberá que está em uma "casa de Deus".
Cabe a nós modificarmos estes MI TOS embutido na cabeça das pessoas que o terreiro é tão somente um "alívio" de seus males e de seus "problemas espirituais".
Incentivar o consulente a compartilhar e participar conosco, torná-lo "ativo" dentro de nosso terreiro.
Pois já pararam para refletir que os "consulentes" os nossos "irmãos" são a "razão" de estarmos com as nossas portas abertas? Reflitam sobre isso....
Como tornar o consulente um praticante Umbandista? Cabe a nós esta responsabilidade e de forma simples conscientizá-lo que ele freqüenta uma "Casa De Deus", ou seja, um espaço religioso onde a presença do Criador estará lá, através dos rituais da religião Umbanda ele encontre na Essência da Natureza Divina sua própria "fonte" e não torná-lo dependente ou pedinte e sim ensiná-lo a encontrar sua própria verdade:
Pai Olorum
Religião é religar-se a Deus...
O espaço religioso é imantado por toda a hierarquia Divina Espiritual que rege e sustenta os Templos de Umbanda.
Em todos os templos existe esta hierarquia que podemos visualizar como um triângulo onde Olorum ocupa seu topo, abaixo dele os 14 Orixás Regentes Planetários, depois Pai Oxalá patrono da Umbanda e do Trono das Sete Encruzilhadas, os Orixás Regentes do Templo, os Mentores e os Guias Espirituais do dirigente e o próprio dirigente que é o sustentador no plano físico de toda esta hierarquia.
O sacerdote ou sacerdotisa têm como compromisso assumido no plano físico e espiritual de "conduzir", "amparar", "orientar", "amar", "zelar" a todos os "médiuns" que vêem em busca de seu aprimoramento e evolução espiritual.
Então a postura do Sacerdote ou Sacerdotisa, são chaves mestras de portas e portais evolucionistas na vida de seus médiuns e também de seus freqüentadores.
As atitudes dentro e fora do templo são observadas pela Lei Maior e Justiça Divina. Então vamos todos os Umbandistas saber que a postura religiosa é muito importante, disciplina, regras, deveres e direitos físicos são importantes sim.
Aos médiuns trabalhadores da casa entre no congá, peça sua licença e faça sua sintonia com o astral e as forças que te regem para o bom trabalho daquele dia, como:
. Silêncio
. A mente em elevação
. A sintonia
E saber que ele é um instrumento, ou seja, o mediador entre o astral e o físico.
A mediunidade é também praticada pelas virtudes e atitudes e não só através da incorporação.
Então, integre-se, você irmão umbandista, em seu "terreiro" como sendo sua própria "casa", seu Lar, colabore, ajude a sua "casa" ter prosperidade e a crescer, pois não fique "achando" que é obrigação só do sacerdote de mantê-lo fisicamente, porque não é!
A Umbanda é uma Religião Sagrada e séria sim; devote-se, cumpra a sua missão e saiba que os templos são locais para isso. E se você não consegue modificar e melhorar seu modo de pensar, infelizmente você não esta pronto para consagrar-se UM VERDADEIRO FILHO DE FÉ ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário