Um dos fundamentos de vital importância para harmonização e eficácia dos trabalhos dentro de um templo umbandista é, sem dúvida, o que diz respeito aos Pontos Cantados (curimbas).Em tempos imemoriais, o Homem materialista e ligado quase que exclusivamente aos aspectos físicos que o circundavam, tomado de profundo vazio consciencioso, resolveu traçar caminhos que o fizesse resgatar a verdadeira finalidade de sua existência. Alicerçado em princípios aceitáveis, passou a buscar o elo de ligação para com o Criador, a fim de se redimir do tempo perdido e desvirtuado para outras ações.Uma das formas encontradas para a reaproximação com o Divino foi a música, onde se exprimiam o respeito, a obediência e o amor ao Pai Maior. Desta forma, os cânticos tornaram-se um atributo socio-religioso, comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características próprias, exteriorizavam sua adoração, devoção e servidão aos desígnios do Plano Astral Superior.A Umbanda, nossa querida religião anunciada no plano físico em 15 de novembro de 1908, em Neves, Niterói – RJ, pelo espírito que nominou-se Caboclo das Sete Encruzilhadas, também recepcionou este processo místico, mítico e religioso da expressão humana. Nos vários terreiros espalhados pelas Terras de Pindorama (nome indígena do Brasil), observamos com fé, respeito e alegria os vários pontos cantados ou curimbas, como queiram, sendo utilizados em labores de cunho religioso ou magístico.Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros mantras, preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais que nos regem. Existe toda uma magia e ciência por trás de um ponto (curimba) que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e racionalidade, provoca, através das ondas sonoras, a atração, coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre presentes em nossas vidas. A Umbanda é capitaneada por Sete Irradiações Divinas (Orixás). Todas estas irradiações têm seus pontos cantados próprios, com palavras-chave específicas e a justaposição de termos magísticos, de forma que o responsável pelo ponto cantado (curimba) deve Ter conhecimento do fundamento (oculto) da canção.Temos visto em algumas ocasiões determinadas pessoas até com boas intenções, mas sem conhecimento, "puxarem" pontos em horas não apropriadas e sem nenhuma afinidade com o trabalho ora realizado. Tal fato pode causar transtornos à eficácia do que está sendo feito, uma vez que podem atrair forças não afetas àquele tipo de trabalho, ou ainda despertar energias contrárias ao trabalho espiritual.Quanto à origem, os pontos cantados dividem-se em Pontos de Raiz (enviados pela espiritualidade), e Pontos terrenos (elaborado por pessoas diretamente) Os Pontos de Raiz ou espirituais jamais podem ser modificados, pois constituem-se em termos harmoniometricamente organizados, ou seja, com palavras colocadas em correlação exata, que fazem abrir determinados canais de interação físico-astral, direcionando forças para os mais diversos fins (sempre positivos).No que concerne aos Pontos cantados terrenos, a Espiritualidade os aceita, desde que pautados na razão, bom senso e fé de quem os compõe.Às vezes, porém, nos deparamos com algumas curimbas terrenas que nos causam verdadeiro espanto, quando não tristeza. São composições "sem pé nem cabeça", destituídas de fundamento, com frases ingênuas e sem nenhum nexo, chegando algumas a denegrirem os reais valores umbandistas.Quanto à finalidade, os Pontos Cantados podem ser: Pontos de chegada e partida; Pontos de vibração; Pontos de defumação; pontos de descarrego; Pontos de fluidificação; Pontos contra demandas; Ponto de abertura e fechamento de trabalhos; Pontos de firmeza; Pontos de doutrinação; Pontos de segurança ou proteção (são cantados antes dos de firmeza); Pontos de cruzamento de linhas; Pontos de cruzamento de falanges; Pontos de cruzamento de terreiro; Pontos de consagração do Congá; e outros mais, consoante a finalidade a que se destinam.Vimos pelo acima exposto que os pontos (curimbas), por serem de grande importância e fundamento, devem ser alvo de todo o cuidado, respeito e atenção por parte daqueles que as utilizam, sendo ferramenta poderosa de auxílio aos Pretos-Velhos, Caboclos, Crianças , Exus, e demais espíritos que atuam dentro da Corrente Astral de Umbanda.
Quanto mais afinizados e afinados com essas freqüências estiverem os filhos de fé,que se expressam através das entonações corretas dos pontos cantados,mais sintonizados estarão com o mundo astral,com a linguagem da Umbanda Sagrada.É importante que entendadmos que,quando as pessoas cantam,exteriorizam seus sons interiores.Se afinados e afinizados,refletem o equilíbrio interno.Se desafinados,refletem desequilíbrio interno.
Dominar os sons interiores é a condição para dominar-se os sons exteriores.Assim,quanto melhor se expressar num ponto cantado,melhor se expressa consigo mesmo.
A seguir,trago alguns exemplos dos efeitos de um ponto cantado,segundo as vibrações dos Sete Orixás Sagrados,regentes das Sete Linhas Sagradas de Umbanda:
PONTOS CANTADOS DE OXALÁ
SONS MÍSTICOS
Predispõe à espiritualidade superior,ao sacrifício,ao amor universal,à sabedoria cósmica,à paz,ao altruísmo e à caridade.
PONTOS CANTADOS DE OXUM
SONS ALEGRES
Predispõe ao amor puro,à renovação,à alegria,ao bom ânimo,à fortaleza moral,à pureza de idéias e ações.
PONTOS CANTADOS DE OXÓSSI
SONS DA NATUREZA
Predispõe a cultuar-se a natureza interior,harmonizando-a com a Grande Mãe Natureza,com a harmonia interior,com a saúde e com o bem estar.
PONTOS CANTADOS DE OGUM
SONS VIBRANTES
Predispõe à luta interior,a vencer-se a si mesmo,a vencer os obstáculos e as batalhas que travamos,principalmente interiormente,à buscar por proteção e força,ao chamamento.
PONTOS CANTADOS DE XANGÔ
SONS GRAVES
Predispõe à justa conduta,à ação pautada na justiça,à responsabilidade e à força espiritual.
PONTOS CANTADOS DE OBALUAYÊ
SONS DOLENTES
Predispõe à reflexão,à calma,à paciência,ao sacrificial,à tolerância,ao pedão e à meditação transcedental.
PONTOS CANTADOS DE IEMANJÁ
SONS SUAVES
Predispõe ao amor maternal,às forças vitais,aos ciclos e transformações,aos fluxos e refluxos,à renovação mental,à criação de novos rumos e à criatividade.
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