RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

WAGNER BORGES

TOQUES DE DISCERNIMENTO NA BORDA DA SENDA ESPIRITUAL*
(Quando o Coração Chama e o Sol da Consciência Bate na Cara!)
Você ainda se lembra da canção de sua alma?...
Ou anulou sua capacidade de escutar o som da vina da verdade?
Sim, como muitos outros, você se deixou levar...
E, agora, o sol da consciência bate em sua cara!
Você ainda é capaz de olhar para além do seu próprio umbigo?...
Ou continua achando que tudo gira à sua volta - e que a vida é só isso?
Ah, quem viu o seu olhar de outrora, sabe bem o brilho que havia em você.
Porque você olhava com olhos de Amor - e se lembrava de Krishna.
Sim, o Senhor dos Olhos de Lótus estava em seus pensamentos...
E você se emocionava quando ouvia sua canção - em seu coração.
Mas, hoje, você acha que tudo isso foi uma fase mística do seu passado.
Mesmo com algo apertando seu peito, você finge não saber...
Você acha que suas mãos só tocam o que é de carne?...
E onde está aquela Luz que brilhava em seus toques de cura espiritual?
Talvez, você tenha apagado certas coisas de sua mente...
Mas, o seu coração não se esquece - porque ele sabe mais do que você pensa.
Sabe o quanto sua alma está sofrida - e fragmentada de tanta anulação.
E percebe as sombras que acompanham o seu viver.
Ah, preste atenção... O sol da consciência está batendo na sua cara!
Porém, será que você ainda suporta a Luz de frente?...
Você afirmou que os doutores do mundo jamais viram algo espiritual...
E que, dissecando cadáveres, jamais encontraram evidências de espírito algum.
E você se escorou nisso para congelar a sua espiritualidade e se esquecer...
No entanto, quem pode curar esse aperto em seu peito e o vazio do seu olhar?
Que poder do mundo poderá devolver-lhe a Luz perdida?...
E quem poderá erradicar as sombras secretas do seu viver?
Que bisturi poderá cortar sua inércia espiritual e seus tumores psíquicos?
Ah, ninguém compra discernimento - e nem consegue vencer o próprio coração.
Você deixou as coisas do mundo cortarem suas asas - e renegou o próprio voo.
E, agora, vai continuar só no seu umbigo e viajando no lombo de seu orgulho?...
Mesmo com o coração agoniado e o sol da consciência batendo na sua cara?
(O Amor é como um fogo espiritual... E quem se fecha, esfria a própria alma).
P.S.:
Você se esqueceu de muitas coisas, mas o seu coração ainda se lembra...
Sim, ele sente saudades dos toques sutis dos mentores espirituais.
E sente saudades de Krishna...
(E isso não se explica, só se sente).
(Dedicado a você, que não prestou a devida atenção naquele ensinamento profundo de Jesus, que dizia o seguinte: "De que adianta a alguém ganhar o mundo, se perder a própria alma?")
Paz e Luz.
Wagner Borges - mestre de nada e discípulo de coisa alguma.
São Paulo, 12 de setembro de 2012.
- Nota:
* Fiz esses escritos logo após ter visto, no plano extrafísico, durante uma experiência fora do corpo, um lance de pesado assédio psíquico sobre uma pessoa (que, outrora, trilhou a senda espiritual com dedicação e, atualmente, renega tudo isso e até fica com raiva se alguém menciona o fato). E, ao longo dos anos, eu já vi isso acontecer com tanta gente...
E não estou falando de alguém se afastar de um grupo espiritual com o qual não tem mais afinidades, não. Estou falando de gente que renegou a Luz e até mesmo se voltou contra tudo da Espiritualidade (e, com isso, abriu brechas cármicas e espirituais horrrosas em sua jornada, propiciando a entrada de entidades sombrias no perímetro psíquico de suas vidas).
Além disso, vi outras pessoas que, inclusive, bandearam de lado e passaram a fazer magia para o mal, seja por motivos de poder - ou seja, seu ego grande -, ou por interesse em querer levar vantagem em alguma coisa.
A senda espiritual não é fácil, nunca foi!
E quem quer seguir nela, precisa de têmpera forte para aguentar o tranco da Luz operando profundas transformacões em seu Ser, pois a senda não é uma pessoa, um lugar ou uma doutrina.
A senda é consciência! E isso é no coração de cada um...
E cada um é o que pensa, sente e faz.
Ah, Krishna, quem terá a coragem de olhar para o sol da consciência batendo de frente na própria cara, e dizer: "Senhor, nada é meu. Tudo é seu, inclusive, eu"?
Obs.: Enquanto eu digitava essas linhas, lembrei-me de um texto antigo. Então, posto o mesmo na sequência (quem sabe, talvez sua leitura ajude a complementar bem esses escritos de hoje?)
HOJE EU SEI!*
(Nada é em Vão, Tudo é Lição)
Os meus dias no planeta não foram em vão.
Tudo o que vivi e tudo o que passei está dentro de mim.
Acertos e erros se tornaram lições preciosas.
Hoje eu sei!
Viver é mais do que só respirar, comer, beber e dormir.
Discernir é realizar e sentir-se pleno.
Aprender é honrar a Mãe Terra, pela chance de estar nela, mais uma vez...
Hoje eu sei!
Viver vale a pena!
Mas só reconhece isso quem vive realmente...
Viver não é teoria e só se aprende, vivendo...
Hoje eu sei!
Sentir o vento na pele e rir com gosto, não tem preço.
Viver é mais do que se imagina. É mais do que se percebe.
Não basta só respirar...
Hoje eu sei!
Dizem que esse planeta é de provas e expiações,
Mas, para quem sabe viver, tudo se transforma em lição.
Com os olhos da sabedoria, vê-se que na natureza tudo vibra...
Hoje eu sei!
Tudo brilha sob um poder incomensurável, que está em tudo.
O mesmo poder que faz as consciências espirituais descerem na Terra.
Tudo é lição. Viver vale a pena.
Hoje eu sei!
E só vivendo é que se sabe...
Quem sabe ver, reconhece e agradece.
Quem vive e realiza, honra a Mãe Terra.
Hoje eu sei!
Paz e Luz.
- Wagner Borges - eterno neófito da vida...
Jundiaí, 01 de janeiro de 2008.
- Nota:
* Escrevi essas linhas logo após ter conversado, fora do corpo, com um sujeito desencarnado bem divertido. Segundo sua narrativa, ele era muito brigão e reclamava de tudo. Com o tempo, aprendeu a valorizar as coisas da vida e, atualmente, está alegre e bem consigo mesmo. Ele me pediu para escrever algo sobre isso. Então, escrevi essas linhas, com minhas palavras, mas com a sugestão e alegria dele.
VIAGEM AO FUNDO DE UMA CHAMA
- Por J. J. Benitez -
Ao fugir de mim mesmo, vi-me flutuando na penumbra do quarto, inopinadamente fustigada pela língua amarela da vela.
E na paz daquele "Sonho", enquanto meu corpo jazia no esquecimento, quis mergulhar o mais profundamente possível naquela chama, metade cipreste e metade espada.
A força de meu desejo foi suficiente para lançar-me como um dardo naquele mundo novo.
Em seu interior, tudo era desconcertante... Da mesma base da chama vi ascender, como se surgindo do fundo de um mar de gás, milhões de pequenas esferas vermelhas e azuis. Flutuavam até se extinguirem, até explodirem no ápice daquele Universo vertical.
Aquelas explosões pareciam mil trovões, mas eu não sentia calor.
Ali conheci os habitantes do fogo. Tinham forma humana, conquanto, para minha surpresa, parecessem inteiramente planos. Aquele mundo era formado por seres de duas dimensões.
E os habitantes do fogo ficaram tão espantados quanto eu...
"Como é possível", comentavam entre si, "existirem outros homens de três dimensões? Isto é um absurdo e anticientifico!".
Ali percebi que o mundo dos homens planos é imenso. E, no entanto eles não conhecem as fronteiras da chama.
Contudo, quando os homens planos contaram para os seus semelhantes que haviam conhecido outro "humano" de três dimensões, não acreditaram, e eles foram alvo de duras críticas...
(Texto extraído do livro "O Mundo dos Sonhos" - Editora Record.)

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