RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

WAGNER BORGES

 
FALANDO DE CORAÇÕES FERIDOS E REDENÇÃO CONSCIENCIAL
 
Nesse mundo, há muita gente com o coração partido.
Porque se deixam levar pelas emoções conflitantes... E, assim, se tornam confusas também.
E o efeito disso é nefasto: camadas psíquicas escuras aderidas em suas auras peitorais – e, por extensão, em seus chacras cardíacos*.
E, onde deveria brilhar a luz dos sentimentos sadios, surge a fumaça escura das emoções estranhas bloqueando a expressão afetiva.
Então, surge nelas a sensação de estarem partidas – e também perdidas numa espécie de vácuo psíquico - dentro delas mesmas.
Isso ocorre com muita gente, de variadas condições, e não tem tempo nem lugar, e machuca demais.
E o pior: tal condição passa por coisa natural e da vida – e as pessoas se acostumam com isso. E algumas delas sequer querem melhorar desse quadro mórbido causado por suas emoções desencontradas.
Essa é a grande doença dos homens da Terra, meu amigo. E isso só robustece o ego e prende os pensamentos na gaiola da dor.
Por isso, os mentores espirituais sempre aconselham a extirpação das emoções pesadas da Casa do Coração. E eles conhecem bem a natureza humana, pois já viram muitas coisas ao longo das muitas vidas...
Eles sabem que muita gente troca as flores da alegria pela seca do ego; e, com isso, além de machucarem a si mesmas, ainda machucam os outros.
Ah, meu amigo, esse mundo está cheio de gente com espinhos no coração. Gente que se permite cair no abismo da mediocridade; gente que vira fantasma e assombra a própria casa mental.
O engraçado é que tanta gente tem medo do Invisível – como se elas mesmas não fossem espíritos também -, mas não tem medo de carregar tantas mágoas e manhas dentro de si mesmas.
Para algumas pessoas, o próprio coração é um cemitério psíquico; e dele saem as coisas ruins que acossam elas mesmas. Iludidas, elas temem os fantasmas de fora, sem perceberem que o problema são os fantasmas de dentro. Então, o Além é dentro delas – e a casa mental é assombrada por seus próprios conflitos.
E toda essa gente padece desse mal: a fumaça escura da alma.
E muitas delas pedem ajuda ao plano espiritual, como se elas mesmas não fossem responsáveis pelo que transita dentro de suas consciências. E dão trabalho aos seus mentores espirituais**, que, para ajudá-las, precisam atravessar as densas camadas escuras produzidas por suas emoções daninhas. Por amor, eles mergulham nos climas densos de seus protegidos e tentam o resgate de sua condição sadia original.
No entanto, mesmo os espíritos protetores têm os seus limites. E eles não podem alterar as leis de causa e efeito. E também não têm o poder de transformar fantasmas em gente linda e luminosa. Ainda mais quando elas mesmas se sabotam, por dentro, e não fazem por merecer o auxílio invisível.
 
- Companhia do Amor*** -
A Turma dos Poetas em Flor.
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 17 de agosto de 2011.)
 
- Notas:
* Chacra Cardíaco - é o centro de força responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos. Por isso é o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Está ligado à glândula timo. O seu nome em sânscrito é “Anahata”, o inviolável, o invicto, o som sutil do espírito imperecível.
Obs.: Chacras - do sânscrito - são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia - prana, chi -, do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
** Mentores Espirituais – entidades extrafísicas e positivas que ajudam o projetor nas suas experiências extracorpóreas; mentores extrafísicos; mestres extrafísicos; companheiros espirituais; protetores astrais; auxiliares invisíveis; guardiões astrais; benfeitores espirituais; guias espirituais; amparadores extrafísicos.
*** A Companhia do Amor é um grupo de cronistas, poetas e escritores brasileiros desencarnados que me passam textos e mensagens espirituais há vários anos. Em sua grande maioria, são poetas e muito bem humorados. Segundo eles, os seus escritos são para mostrar que os espíritos não são nuvenzinhas ou luzinhas piscando em um plano espiritual inefável. Eles querem mostrar que continuam sendo pessoas comuns, apenas vivendo em outros planos, sem carregar o corpo denso. Querem que as pessoas encarnadas saibam que não existe apenas vida após a morte, mas, também, muita alegria e amor. Os seus textos são simples e diretos, buscando o coração do leitor.
Para mais detalhes sobre o trabalho dessa turma maravilhosa, ver os livros "Companhia do Amor - A Turma dos Poetas em Flor – Volumes 1 e 2" - Edição independente - Wagner Borges, e sua coluna no site do IPPB (que é uma das seções mais visitadas no site): www.ippb.org.br. 
 
 
 
 
 
FALANDO DE CORAÇÕES FERIDOS E REDENÇÃO CONSCIENCIAL – II
 
Ah, meu filho, os guias de luz não podem alterar a livre escolha de cada um. Eles ajudam naquilo que lhes é possível, dentro dos limites que o Pai Celestial determinou. E fazem isso por amor, sem nada esperar de ninguém. E são dotados de alta paciência... Mas não são bobos e conhecem bem o coração das pessoas.
Aliás, infinita paciência, só a do Pai Divino!
Então, é de bom tom que essa gente que quer ajuda espiritual, que faça por onde... E ajude os seus mentores espirituais a ajudá-las.
Que façam sua parte e enfrentem o ridículo de si mesmas.
Que tenham a coragem de querer melhorar.
Que espantem os fantasmas de dentro e limpem as teias de mágoa de sua estrutura psíquica.
Que sejam conhecedoras de si mesmas...
Que jamais permitam a entrada do ódio em seus corações.
Que se renovem constantemente, sem dar guarida às presenças extrafísicas trevosas, que sempre estão de olho, à espreita, prontas para aproveitarem as brechas psíquicas que encontram.
Ah, meu filho, muita gente vai ler isso aqui, e alguns irão ponderar sobre esses alertas espirituais; e outros, simplesmente ignorarão e continuarão firmes em suas sanhas psíquicas e afetivas.
E como cada um é cada um, os efeitos de suas causas e escolhas também serão de suas alçadas; pois, “quem planta pimenta, colherá pimenta”.
Como diz a sabedoria popular, “quem planta vento, colherá tempestade!”
Mas, também é verdade que quem é da Luz, é guiado por Ela.
E nisso reside a esperança de quem quer melhorar: a confiança na Luz.
Quem almeja algo melhor, precisa atentar para essas coisas; precisa se calçar para poder caminhar com segurança sobre os espinhos do mundo, e saber que suas emoções desencontradas espetam muito também.
Muita gente continuará presa desses climas sombrios - assombradas por si mesmas, ou pela presença de irmãozinhos espirituais trevosos em suas vidas -, e arrastará suas cruzes e esquifes psíquicos para o Astral, após a morte do corpo.
E isso é uma pena, mas, “a cada um segundo suas obras!”
E coração não é lugar de lambança - e essa gente que acalenta coisas ruins dentro de si mesmas, colherá o que semear, sem dúvida alguma -, pois, na Terra, ou depois, as energias desencadeadas por seus atos as procurarão, por sintonia... E isso será da alçada de cada um.
Meu amigo, muita gente lerá isso aqui, isso eu garanto. E, talvez, até mesmo ajude os seus guias na árdua tarefa de ajudá-las durante a travessia de mais uma vida na Terra.
Talvez elas façam por onde... E, assim, por sintonia de objetivos, tudo melhore. E, assim, a tarefa dos mentores espirituais será finalmente cumprida, porque os seus pupilos serão felizes.
E os guias de luz sabem quem é da Luz, e sempre estão ao lado de quem trabalha pelo Bem, mesmo nos momentos de cansaço e provações.
Porque eles trabalham em nome do Pai Celestial e trilham a senda da Luz, e jamais deixam seus pupilos na mão. E muita gente nesse mundo machuca os outros, mas, os guias, jamais!
E, às vezes, a ajuda espiritual chega por várias vias, até mesmo por intermédio de escritos que sugerem reflexões de alma e dão força espiritual para seguir em frente na jornada...
Nesse mundo, têm muita gente dolorida e com o coração partido. Mas também tem gente que quer se curar e se integrar com o seu melhor... É para essa gente que essas palavras daqui estão endereçadas.
E, relembrando: infinita é só a paciência de Deus!
Assim como o Seu Amor.
 
Paz e boas obras.
Compreensão e princípios melhores.
Força e garra nas lides do espírito.
Honra na senda.
E muita vontade de crescer, sempre...
Na Fé.
Na Luz.
No Amor.
 
- Pai Joaquim de Aruanda* -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 17 de agosto de 2011.)
 
- Notas:
* Pai Joaquim de Aruanda - preto velho ligado à egrégora espiritual da Umbanda. É um espírito luminoso e muito amoroso.
Obs.: para mais detalhes sobre esse mentor espiritual tão legal, favor ver o texto “Toques Espirituais do Preto Velho Amigo –II” (e outros links para textos dele apontados nas notas de rodapé do mesmo), postado no site do IPPB – www.ippb.org.br -, no seguinte endereço específico: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10374:1088-toques-espirituais-do-preto-velho-amigo-ii&catid=31:periodicos&Itemid=57  
 
 
 
 
 
TRIBO DO VENTO
 
- Por Frank –
 
Eu sou de uma tribo
Que cresceu como um vegetal,
Correu como um animal,
E voou como o vento.
 
Daí, eu morri e renasci...
E fui de uma tribo
Que queimou o vegetal,
Comeu o animal,
E tentou aprisionar o vento.
 
Daí, eu morri e, novamente, renasci...
E, agora, faço parte de uma tribo
Que tenta lembrar-se
Da importância do vegetal,
Do respeito ao animal,
E de mudar o pensamento com o vento.
Espero que ainda haja tempo...
 
São Paulo, 30 de agosto de 2011.
 
- Nota de Wagner Borges: Frank é o pseudônimo do nosso amigo Francisco de Oliveira, participante do grupo de estudos do IPPB e da lista Voadores. Depois de vários anos morando em Londres, ele voltou a residir em São Paulo, em fevereiro de 2005.
Ele escreve textos muito inspirados e nos autorizou a postagem desses escritos.
Há diversos textos dele postados em sua coluna da revista online de nosso site e em nossa seção de textos periódicos, em meio aos diversos textos já enviados anteriormente. www.ippb.org.br – Outros textos podem ser acessados diretamente em seu blog na Internet: http://cronicasdofrank.blogspot.com
 
 
 

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