RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

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Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

CHACRA UMBILICAL



CHACRA UMBILICAL
- O chacra Umbilical, também chamado de Gástrico, localiza-se sobre o umbigo, junto ao plexo solar. Ele se apresenta na forma de um turbilhão etérico com dez ondulações ou raios, variando entre as cores vermelhas e os tons verde, cujos matizes resultam da decomposição do Prâna absorvido do meio ambiente e ali prismado. Gira de fora para dentro.
- É atuante nos órgãos do abdômen, como o fígado, intestinos, rins e demais órgãos á exceção do baço. Esse centro possui um trabalho muito importante, absorve da atmosfera para o corpo físico, elementos que vitalizam todo o sistema digestivo, para ajudar a assimilação e o metabolismo alimentar, bem como controla todo o sistema vago-simpático, governado pelo plexo solar.
- Quando desenvolvido, aumenta no ser que o possui a percepção das sensações alheias, pois adquire uma espécie de tacto instintivo ou sensibilidade astral incomum que o faz aperceber-se das emanações hostis existentes no ambiente onde atua e também das vibrações afetivas que pairam no ar
- É o chacra responsável pelas emoções. Tanto que, nas comoções e sustos fortes, sentimos a barriga tremer e, ás vezes, chega mesmo a provocar evacuações ou micções extemporâneas.
- É muito sensível ás influências do astral em seus níveis inferiores. Sendo que por ele, se opera as ligações, por fio fluídico de espíritos sofredores e obsessores nas sessões mediúnicas. Quando é unido o fio de matéria astral entre os chacra umbilical do médium e o seu correspondente na entidade espiritual que irá se manifestar, então o médium passa a sentir, de imediato, todo o conjunto de sensações do desencarnado, como dor pelo corpo, falta de ar, tristeza, vontade de chorar, aflição, raiva, frio ou calor, etc. Essas sensações fazem refletir-se, no cérebro, e serem repetidas pela boca, as palavras pensadas ou ditas pelo espírito comunicante. Dá-se a comunicação.
- Da mesma maneira que o médium sente e externa as necessidades da entidade espiritual, a calma e o equilíbrio do encarnado se escoam, através do mesmo fio de ligação, para o desencarnado em desequilíbrio, levando-lhe calma, esclarecimentos sobre seu estado, despertando-o para o seu real estado de desencarnado, quando entra em contato com a entidade socorrista que o encaminhará, segundo suas necessidades.  Nessas sessões de caridade, esse chacra é o mais importante. Criaturas existem que o tem “aberto” naturalmente, são os médiuns “espontâneos” ou de “provas”.
FLORAIS  INDICADOS
Calmim
  • Qualidades Resumidas:
Fórmula floral indicada para o tratamento de pessoas com tensão nervosa, ansiedade, agitação, irritabilidade, ruminação mental, preocupação excessiva, impulsividade, impaciência, confusão mental e agressividade. Útil como coadjuvante nos distúrbios psicossomáticos (insônia, dor de cabeça, indigestão de origem nervosa, gastrite, hipertensão arterial de fundo nervoso, dor muscular e prisão de ventre). Ajuda desenvolver serenidade, calma e paz para a mente. Composição: Basilicum, Ficus, Fuchsia, Impatiens, Lavandula, Mimosa, Momordica, Psidium e Vervano.
Fórmula do Segundo Chakra
  • Qualidades Resumidas:
Potencializa as atitudes criativas nos relacionamentos, sexo e reprodução. Facilita a assimilação de novas ideias. Estimula os impulsos de continuidade em todos os níveis e a noção de perpetuação, de realizar algo que marque a história. Confere capacidade de se perceber “movimentando com o externo, com o mundo”. Útil como coadjuvante floral no tratamento das disfunções da próstata, colites, síndrome de irritabilidade intestinal, má absorção de nutrientes pelo intestino delgado, distúrbios na flora gastrintestinal, prisão de ventre, distúrbios sexuais e dores lombares. Composição: Aristoloquia, Hibiscus, Hymenaea, Lactuca, Lilium e Origanum.
Hibiscus Hibiscus rosa-sinensis L.
  • Nome Popular: Hibisco
Para aquela personalidade que não consegue uma fusão psíquica com seu parceiro. Para os relacionamentos afetivos repletos de rusgas, dissabores, desentendimentos, intolerâncias e repreensões. Quando há um mau humor recíproco na convivência do casal e a criatividade do relacionamento é dissociativa. Coadjuvante na impotência sexual psicológica e na frigidez feminina, quando decorrentes de uma falha de sincronização vibracional entre os parceiros. A essência ajuda o casal a suplantar o conflito e então usufruir o enorme potencial criativo latente nas polaridades em harmonia.
Lacrima Hedychium flavescens Carlym
  • Nome Popular: Lírio-do-brejo
Para a purificação dos corpos mais sutis do indivíduo, favorecendo a capacidade de manter o contato com ideias benevolentes e sentimentos nobres. Para aquele que acredita necessitar de limpeza em suas atitudes espirituais. Apropriada para os estágios de decaída, em que o caminhante espiritual (“discípulo”) se sente conturbado e frágil diante de sua própria natureza, que se lhe revela obscura e torpe. A essência floral traz a pessoa para um estado mais meditativo e de introversão, ajustando uma sintonia refinada de vigília com relação às próprias atitudes morais e espirituais. Lacrima facilita o contato com os elementos ocultos da natureza, com os aspectos subjetivos e intrínsecos da realidade, quando isto faz parte do propósito da alma em sua senda de crescimento evolutivo. Lacrima auxilia a elevação da mente na direção do belo, do bom, do sagrado e divino.
Levitate
  • Qualidades Resumidas:
Fórmula floral “ansiolítica” preparada para auxiliar aquelas pessoas cuja ansiedade é enrustida ou dissimulada, e que via de regra encontram algum falso alívio no descontrole alimentar, ocasionando um tipo rebelde de obesidade. O foco gerador da ansiedade está associado ao pensamento oculto obsessivo (e, portanto, ruminante, ligando-se somaticamente à oralidade), aos medos e temores, à carência afetiva, bloqueios na criatividade, possessividade, falsa autoidentificação, baixa autoestima, perda em certa medida dos objetivos intrínsecos da alma e vontade fraca. Ajuda na mudança de postura da personalidade frente a si mesma, frente aos outros e à vida, e em relação aos alimentos. Coadjuvante psíquico nos casos de obesidade e nas necessidades de perdas de peso. Composição: Ambrosia, Artemisia, Calendula Silvestre, Cauliflora, Chicorium, Fuchsia, Jasminum, Malus e Ruta.
Luceris Chamaesyce hirta (L.) Millsp.
  • Nome Popular: Erva-de-santa-luzia
Para os indivíduos cujo desenvolvimento extrassensorial, paranormal ou espiritual encontra-se descontrolado, o que ocasiona conflitos emocionais ou desconforto mental. Para as degradações energéticas surgidas durante os processos meditativos, insistentemente mal conduzidos, os quais podem resultar em estimulações, desvios e ilusões. Para aqueles insuficientemente purificados e despreparados para os contatos superiores, que podem adulterar o afluxo das energias espirituais, tornando-se vítimas de congestão cerebral, cansaço, confusão mental, incapacidade de concentração, perdas do poder de autocrítica, emotividade exacerbada, irritabilidade, agressividade, insônia e sensação de ofuscamento das faculdades visuais e auditivas.
Para as pessoas que tentam despertar, artificialmente, os seus poderes psíquicos, atraindo as forma-pensamentos inferiores. Para os sintomas típicos do “astralismo”. A essência ajuda corrigir as ilusões sutis e enganosas do trabalho meditativo mais avançado, em que o ego pode subrepticiamente assumir as rédeas das comunicações, alterando a verdade em vantagem própria. Aumenta a capacidade de vigília com relação à natureza dos afluxos energéticos provenientes dos níveis extrafísicos de manifestação. Trata-se de uma essência tonificante da imaginação visionária, sem a qual não é possível “olhar” a corrente de imagens interiores. Para aqueles que já estão suficientemente maduros para galgar certos saltos qualitativos em seus poderes psíquico-espirituais, a essência representa uma chave e um símbolo para uma nova conquista e da implacável responsabilidade. Luceris coopera constante e gradativamente para o despertar dos chakras superiores, favorecendo a clarividência e a clariaudiência. A essência “ascende” na alma a iluminação, interna e externa, ajudando no discernimento e na expansão da consciência mística. Pode compor um colírio floral por excelência, sendo que em tal caso a solução-estoque deve ser diluída em soro fisiológico.
Margarites Chrysanthemum leucanthemum L.
  • Nome Popular: Margarida
Para as pessoas com uma visão fragmentária da vida e que não conseguem correlacionar os eventos, devido à ilusão que as aparências externas lhes causam. A essência floral permite englobar muitas informações num todo integrado, ajudando a galgar novos estágios de consciência. É recomendável para as pessoas especiais ou com dificuldades de aprendizado. Também é útil aos terapeutas, que precisam lidar e integrar um conjunto grande de informações e sintomas, aparentemente desconexos, disponíveis durante a entrevista. Margarites ajuda a cultivar um modo de pensar e de sentir “intensificados”, “goethianos”, em que a mente e o coração, a razão e a intuição são aliados e apalpam o objeto de interesse “por fora e por dentro”, procurando aquele “pano de fundo” oculto que a tudo interliga e dá sentido. Trata-se de uma “lente ampliadora” da capacidade de síntese e globalização. Coadjuvante na harmonização e no sincronismo da fisiologia energética dos meridianos (chakras), glandular ou endócrina. Intensifica o compartilhamento energético e entrópico (informacional) entre o hemisfério cerebral direito e esquerdo.

3 comentários:

Fernanda disse...

Olá boa noite? Sabe como posso adquirir os florais formula do segundo chacra e levitate? Obrigada

Fernanda disse...

Olá boa noite? Sabe como posso adquirir os florais formula do segundo chacra e levitate? Obrigada

Aurélia Janunci disse...

Olá Fernanda ,visite o site http://www.essenciasflorais.com.br/
que lá voce encontra informações sobre esses florais....desculpe a demora em responder.Beijos!

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