RELIGIÃO UMBANDA

Na Umbanda não há preconceitos nem orgulho. Aprendemos com quem mais sabe e ensinamos aqueles que sabem menos.

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brownk)


Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.

A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles

A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.

A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.

A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.

Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

"Tudo melhora por fora para quem cresce por dentro."

O que a Umbanda tem a oferecer?


Hoje em dia, quando falamos em religião, os questionamentos são diversos. A principal questão levantada refere-se à função da mesma nesse início de milênio.
Tentaremos nesse texto, de forma panorâmica, levantar e propor algumas reflexões a esse respeito, tendo como foco do nosso estudo a Umbanda.

O que a religião e, mais especificamente, a religião de Umbanda, pode oferecer a uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como ela pode contribuir junto ao ser
humano em sua busca por paz interior, desenvolvimento pessoal e auto-realização?
Quais são suas contribuições ou posições nos aspectos sociais, em relação aos
grandes problemas, paradoxos e dúvidas, que surgem na humanidade contemporânea?
Existe uma ponte entre Umbanda e ciência (?) _ algo indispensável e extremamente útil, nos dias de hoje, a estruturação de uma espiritualidade sadia.

O principal ponto de atuação de uma religião está nos aspectos subjetivos do “eu”. Antigamente, a religião estava diretamente ligada à lei, aos controles morais e definição de padrões étnicos de uma sociedade _ vide os dez mandamentos
e seu caráter legislativo, por exemplo. Hoje, mais que um padrão de comportamento, a religião deve procurar proporcionar “ferramentas reflexivas” ou
“direções” para as questões existenciais que afligem o ser humano. Em relação a isso, acreditamos ser riquíssimo o potencial de contribuição do universo umbandista, mas, para tanto, necessitamos que muitas questões, aspectos e
interfaces entre espiritualidade umbandista e outras religiões e ciência sejam desenvolvidos, contribuindo de forma efetiva para que a religião concretize um pensamento profundo e integral em relação ao ser humano, assumindo de vez uma
postura atual e vanguardista dentro do pensamento religioso. Entre essas questões, podemos citar:

_ Um estudo aprofundado dos rituais umbandistas, não apenas em seus aspectos “magísticos”, mas também em seus sentidos culturais, psíquicos e sociais. Como uma gira de Umbanda, através de seus ritos, cantos e danças, envolve-se com o
inconsciente das pessoas? Como podem colaborar para trabalhar aspectos “primitivos” tão reprimidos em uma sociedade pós-moderna como a nossa? Como os
ritos ganham um significado coletivo, e quais são esses significados? Grandes contribuições a sociologia e a antropologia podem dar à Umbanda.

_ Uma ponte entre as ciências da mente – como a psicanálise, psicologia – e a mediunidade, utilizando-se da última também como uma forma de explorar e conhecer o inconsciente humano. Mais do que isso, os aspectos psicoterápicos de
uma gira de Umbanda e suas manifestações tão míticas-arquetípicas. Ou será que nunca perceberemos como uma gira de “erê”, por exemplo, além do trabalho espiritual realizado, muitas vezes funciona como uma sessão de psicoterapia em
grupo?

_ A mediunidade como prática de autoconhecimento e porta para momentâneos estados alterados de consciência que contribuem para o vislumbre e o alcance permanente de estágios de consciência superiores. Além disso, por que não a
prática meditativa dentro da Umbanda (?) _ prática essa tão difundida pelas religiões orientais e que pesquisas recentes dentro da neurociência demonstram de forma inequívoca seus benefícios em relação à saúde física, emocional e
mental.

_ Uma proposta bem fundamentada de integração de corpo-mente-espírito.
Contribuição muito importante tanto em relação ao bem estar do indivíduo, como também dentro da medicina, visto que a OMS (Organização Mundial da Saúde) hoje admite que as doenças tenham como causas uma série de fatores dentro de um paradigma bio-psíquico-social caminhando para uma visão ainda mais holística, uma visão bio-psíquico-sócio-espiritual.

_ O estudo comparativo entre religiões, com uma proposta de tolerância e respeito as mais diversas tradições. Por seu caráter sincrético, heterodoxo e anti-fundamentalista, a Umbanda tem um exemplo prático de paz as inúmeras
questões de conflitos étnico-religiosos que existem ao redor do mundo.

_ A liberdade de pensamento e de vida que a Umbanda dá as pessoas também deveria ser mais difundido, visto que isso se adapta muito bem ao modelo de espiritualidade que surge como tendência nesse começo de século XXI. Parece-nos
que a Umbanda há muito tempo deixou de lado a velha ortodoxia religiosa de “um
único pastor e único rebanho”, para uma visão heterodoxa de se pensar espiritualidade, onde ela assume diversas formas de acordo com o estágio de desenvolvimento consciencial de cada pessoa, o que vem de encontro – por exemplo
– com as idéias universalistas de Swami Vivekananda e seu discurso de “uma Verdade/Religião própria para cada pessoa na Terra”. E a Umbanda, assim como
muitas outras religiões, pode sim desenvolver essa multiplicidade na unidade.

_ O resgate do sagrado na natureza e o respeito ao planeta como um grande organismo vivo. Na antiga tradição yorubana tínhamos um Orixá chamado Onilé, que representava a Terra planeta, a mãe Terra. Mesmo que seu culto não tenha se
preservado, tanto nos candomblés atuais como na Umbanda, através de seus outros “irmãos” Orixás, o culto a natureza é preservado e, em uma época crítica em
termos ecológicos, a visão sagrada do planeta, dos mares, dos rios, das matas, dos animais, etc - ganha uma importância ideológica muito grande e dota a espiritualidade umbandista de uma consciência ecológica necessária.

_ O desenvolvimento de uma mística dentro da Umbanda, onde elementos pré-pessoais como os mitos e o pensamento mágico-animista, possam ser trabalhados dentro da racionalidade, levando até mesmo ao desenvolvimento de
aspectos transpessoais, transracionais e trans-éticos dentro da religião. A identificação do médium em transe com o Todo através do Orixá, a trans-ética que deve reger os trabalhos magísticos de Umbanda, os insights e a lucidez
verdadeira que levam a mente para picos além da razão e do alcance da linguagem, o fim da ilusão dualista para uma real compreensão monista através da iluminação, são exemplos de aspectos transpessoais que podem ser (e faltam ser)
desenvolvidos dentro da religião.

_ Os aspectos culturais, afinal Orixá é cultura, as entidades de Umbanda são cultura o sincretismo umbandista é cultura. Umbanda é cultura e é triste perceber o descaso, seja de pessoas não adeptas, como de umbandistas, que
simplesmente não compreendem a importância cultural da Umbanda e da herança afro-indígena na construção de uma identidade nacional. A arte em suas mais
variadas expressões tem na Umbanda um rico universo de inspiração. Cabe a ela apoiar e desenvolver mais aspectos de sua arte sacra.

Essas são, ao nosso entendimento, algumas das “questões-desafios” que a Umbanda tem pela frente, principalmente por ser uma religião nova, estabelecendo-se em um mundo extremamente multifacetado como o nosso. Muito mais
poderia e com certeza deve ser discutido e desenvolvido dentro dela.

Apenas por essa introdução já se pode perceber a complexidade da questão e como é impossível ter uma resposta definitiva a respeito de tudo isso. Muitos
podem achar que o que aqui foi dito esteja muito distante da realidade dos terreiros. Mas acreditamos que a discussão é pertinente, principalmente devido ao centenário, onde muito mais que festas, deveríamos aproveitar esse momento
para uma maior aproximação de ideais e pessoas, além de uma sólida estruturação do pensamento umbandista. Esperamos em outros textos abordar de forma mais profunda e propor algumas idéias a respeito das questões e relações aqui
levantas. Esperamos também que outros umbandistas desenvolvam esses ou outros aspectos que acharem relevantes e caminhemos juntos em busca de uma espiritualidade sadia, integral e lúcida.

"Fernando Sepe''


SORRIA....VOCÊ ESTÁ SENDO IDENTIFICADO!!!!

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts

Que a força do Amor esteja sempre com você...



Não Acredite em Algo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.


sábado, 16 de julho de 2011

WAGNER BORGES

 
VIAJANDO ESPIRITUALMENTE NAS ESTRELINHAS DA CURA
(O Abraço Amoroso do Dr. Bezerra de Menezes – O Fiel Servidor de Jesus)
 
Ele chega, de mansinho, como uma brisa espiritual...
Surpreso, eu olho e vejo que há uma bola de luz em seu peito.
E dentro dela brilham muitas estrelas. 
Daí, ele posta suas mãos em posição de prece...
E eu sei que ele está pensando em Jesus.
Então, uma Coluna de Luz desce sobre sua cabeça.
E ele enfia as mãos no próprio peito, no meio dessa luz...
E tira de lá um monte de lindas estrelinhas.
E eu o vejo projetando-as com as mãos, para o bem dos homens.
Sim, eu vejo; e sinto. E o meu coração freme junto...
Pois eu sei que é a Luz do Rabi* que está nele.
A mesma Luz que faz descer as estrelinhas aqui.
E eu também vejo os seus olhos – que mais parecem dois sóis.
Sim, eu o vejo - ele, que foi médico no mundo, e hoje é médico da alma.
E ele, com sua humildade, me diz, em Espírito e Verdade:
“O Médico é Jesus! Eu sou, no máximo, um servidor d’Ele.”
Então, eu fico quietinho, enquanto as lágrimas brotam espontaneamente.
E ele me abraça, por entre os planos. E mais estrelinhas descem aqui.
E eu sou só choro sereno, porque o meu coração transborda de amor...
Porque eu sei que ele está abraçando a muitos outros, por entre os planos.
E eu sei que ele é um dos emissários extrafísicos de Jesus.
E que um Grande Amor passa por ele... E se converte em estrelinhas.
E no meio das lágrimas – e da luz – eu o vejo acenando, em despedida.
E ele ainda me diz: “Só o Amor constrói... Sempre avante, com Jesus!”
E eu fico aqui, quietinho e admirado, no meio das estrelinhas...
Enquanto o meu coração freme nas vibrações de um Grande Amor.
 
P.S.:
Sim, eu o vi, mais uma vez.
Ele, o leal servidor do Rabi.
Ele, o Dr. Bezerra de Menezes, médico luminoso e emissário de Jesus.
Ele, o projetor de estrelinhas, que cura com a Luz.
Ele, que é só Amor Sereno - e ilumina a noite dos homens.
Ele, que fez os meus chacras se transformarem em estrelinhas...
Ele, o curador de homens e espíritos.
Ele, a quem eu agradeço, por tantos toques espirituais na jornada.
Ah, tem coisa que não se fala, só se sente... Em Espírito e Verdade.
Dr. Bezerra, valeu!**
 
- Wagner Borges – cada vez menor diante de um Grande Amor...***
São Paulo, 16 de junho de 2011.
 
- Notas:
* Rabi – mestre.
** Adolfo Bezerra de Menezes (1831-1900) – foi médico, escritor, jornalista, e expoente do Espiritismo no Brasil. Hoje, é um dos mentores extrafísicos mais queridos do país.
*** Enquanto eu escrevia essas linhas, rolava aqui no som o CD "Faces of the Christ" - da tecladista americana Constance Demby. Esse é um trabalho magnífico, baseado na atmosfera espiritual de Jesus. Inclusive, no site da Constance Demby podem ser vistas a capa e a lista de músicas do disco, no seguinte endereço específico:  http://www.constancedemby.com/albums.html 
Obs.: Deixo na sequência um texto que também escrevi enquanto ouvia esse maravilhoso “Faces of the Christ” – talvez o melhor trabalho produzido pela Constance Demby, de quem eu sou fã e tenho todos os discos.
 
 
 
JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS – III*
 
Jesus era um equilibrista espiritual. Ele sabia andar na corda bamba das emoções humanas. Por isso, ele veio à Terra para falar de amor aos homens tristes. Porém, eles eram surdos de coração e não O compreenderam.
E essa surdez ainda permanece agitando suas vidas e empobrecendo suas percepções, no entanto, o seu chamado de Amor continua ecoando no centro de todos os espíritos.
Bem no centro dos corações, há uma canção sutil irradiando perenes vibrações de cordialidade e compaixão.
Quem escuta essa canção, percebe o chamado de Amor de que Jesus falava.
Quem desata os nós da angústia no peito e abre os sentimentos, naquela paz de espírito que os homens da terra desconhecem, percebe a presença do Amor que cura, ensina e compreende em silêncio.
Crescer espiritualmente é deixar de ser surdo de coração, é ouvir o chamado do Amor sem fronteiras ou ideologias.
Foi isso o que Jesus ensinou!
Os homens se esquecem disso facilmente. Mas, Jesus continua chamando e trabalhando invisivelmente com aquela paciência que só os mestres têm.
O seu chamado não é religioso, repressivo ou tendencioso, é apenas o chamado do AMOR QUE AMA SEM NOME.
‘Que a humanidade se cure da surdez consciencial!
Jesus é um equilibrista celeste que veio ao circo da Terra ensinar aos homens a arte do equilíbrio da paz.
Que todos nós possamos ser possuídos por esse equilíbrio e que possamos desbloquear os canais para então ouvirmos os acordes generosos do divino cantor em nossos corações. Que os nossos corações sejam jardins nutridos pelo orvalho da paz, e que bilhões de rosas desabrochem em todos nós e que elas nos ensinem a também desabrocharmos nos jardins da vida, na terra e além... Sem surdez, e com equilíbrio.
 
P.S.:
Esses escritos são dedicados ao sonho da paz mundial, tão sabotado pelos homens belicosos de todas as raças e pela politicagem internacional. Tomara que a Luz da Paz incondicional brilhe e inspire os homens de todas as raças, credos e condições na construção de um mundo melhor**.
 
OM JESUS OM!
 
- Wagner Borges - Ser humano, tentando aumentar as qualidades e diminuir os defeitos, carioca radicado em São Paulo, pai da Heleninha e da Maria Luz; espiritualista que não segue nenhuma doutrina da Terra e que se sente feliz de compartilhar a admiração que tem por Krishna, Buda, Rumi, Rama, Jesus, Lao-Tzé, Babaji, Mataji, Kwan-Yin  e tantos outros luminares espirituais que ajudam a humanidade com seus ensinamentos e vibrações de Amor.
Salvador, 23 de janeiro de 2002.
 
- Notas:
* As duas partes anteriores desse texto estão postadas no site do IPPB – www.ippb.org.br -, e podem ser acessadas nos seguintes endereços específicos:
** Estes escritos foram feitos no quadro de aula do auditório do Hotel Vila Velha, na cidade de Salvador, a bela capital da Bahia, na presença de 80 pessoas que estavam presentes no curso "Estudos e Práticas Espirituais". Um pouco antes, eu havia comentado com a turma sobre o excelente CD "Faces of the Christ" - magnífico trabalho baseado na atmosfera amorosa de Jesus -, da tecladista americana Constance Demby, e coloquei um trecho para eles ouvirem de olhos fechados e prestarem atenção na sintonia de amor evocada por aquela música inspirada. Enquanto a turma estava concentrada na música, percebi a presença de vários amparadores extrafísicos atuando energeticamente ali no auditório. Inspirado por eles e pela música maravilhosa, fui até o quadro de aula e fiz esses escritos de improviso ali mesmo.
Como ensinavam os três iniciados do Caibalion: "Em qualquer lugar onde estejam os vestígios do mestre, os ouvidos daquele que estiver preparado para receber o seu ensinamento se abrirão completamente."
Isso é a pura verdade. É preciso eliminar a surdez consciencial para ouvir os toques sutis do amor nas dobras secretas do coração espiritual.
Como citei um trecho do Caibalion (famoso livro editado no início do Séc. 20, e que sintetiza os princípios herméticos) linhas acima, lembrei-me de uma síntese que escrevi uns meses atrás inspirado em sua leitura. Então, finalizo esses escritos com essa síntese.
 
 
 
PRECEITOS VIBRACIONAIS
 
1. A energia é a vida de tudo.
2. O TODO é a respiração de tudo o que respira.
3. A energia existe em planos diferentes.
4. As coisas e os seres possuem polaridades.
5. O acaso não existe.
6. A Alquimia é essencial como processo de transmutação interior.
7. O TODO é a realidade substancial do universo.
8. O TODO está em tudo!
9. O silêncio também vibra.
10. Seja feliz!
 
 
 
 
 
O EGO E O MEDO
 
- Por Swami Sivananda* -
 
Algumas pessoas não temem os tigres da floresta.
Algumas pessoas não têm medo dos tiros num campo de batalha.
No entanto, têm pavor da opinião pública.
O medo da opinião pública atrapalha o caminho do aspirante ao progresso espiritual.
Ele deverá ater-se aos seus próprios princípios, às suas próprias convicções, muito embora seja perseguido e muito embora esteja a ponto de ser feito em pedaços em frente à boca de um canhão. Apenas assim crescerá e compreenderá.
Todos os aspirantes sofrem desta moléstia funesta que é o medo.
O medo de todos os tipos deverá ser totalmente erradicado por Atma-Chintana**, por Vichara***, pela devoção e pelo culto da qualidade oposta: a coragem.
O positivo vence o negativo. A coragem vence a timidez e o medo.
Para que eu compreendesse completamente o segredo sutil da atuação da mente, passaram-se anos. Através do poder de imaginação, a mente causa estragos.
Medos imaginários diversos, o exagero, as histórias inventadas, as dramatizações mentais, a construção de castelos no ar, tudo isso se deve ao poder da imaginação.
Até mesmo um homem perfeito e saudável tem alguma doença imaginária ou qualquer outra devido ao poder de imaginação da mente.
Um homem pode ter um pouco de fraqueza ou Dosha (falta).
Quando ele se torna seu inimigo, você logo exagera e enfatiza a sua fraqueza e Dosha. Você até mesmo acrescenta ou conta histórias sobre muitas fraquezas mais e Doshas. Isso se deve ao poder da imaginação. Perde-se muita energia por conta dos medos imaginários.
 
(Texto extraído do livro "Concentração e Meditação" - Editora Pensamento).
 
- Notas:
* Para mais informações sobre o trabalho do Swami Sivananda, favor acessar o seguinte endereço específico do site do IPPB: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2027&catid=79%3Apensamento&Itemid=111 
** chintana: pensando, refletindo.
*** vichara: discriminação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...