Compartilho com vocês uma homenagem que o Babalorixá e cantor Carlos Buby fez em louvor à Iansã. Foi formado um coral com 12 filhos de Xangô, representando os 12 Ministros deste Orixá.
Parabéns Pai Buby por esse belíssimo trabalho.
Eparei Iansã!!!
VOU CAMINHANDO NAS ESTRADAS DESSA VIDA.... E ME PROTEGEM SETE LUZES DE ORIXÁS... FILHOS DE UMBANDA , MINHA FÉ É O QUE ME GUIA NOS CAMINHOS DE ARUANDA SOB A PAZ DE OXALÁ!!!!!!
A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixas são emanações da Divindade, como todos os seres criados.
O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.
Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.
A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.
A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles
A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.
A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.
A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.
Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.
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Que a força do Amor esteja sempre com você...
“Amigos, as religiões ainda são necessárias aos homens, pois é através delas que se promove o ‘religar-se’ com Deus, portanto, se são caminhos de luz que levam a Deus, cada um vai pelo que mais se afiniza, mas todos vão ao mesmo lugar. O que vai comandar as pessoas são suas posturas na vida, suas ações, sentimentos e pensamentos. O amor e o bem comum deve ser o guia em nossos caminhos. Assim, o preconceito com religiões é algo que deve ser combatido nos corações. Todo preconceito é negativo e nos afasta do Pai-Mãe, Criador, Onipresente.., seja qual for a nomenclatura usada.”
“Vamos respeitar as religiões alheias e banir de vez qualquer forma de preconceito de nossos corações. E acima de tudo respeite a si próprio e ouça a voz do seu coração. De nada adianta ‘estudar’ e não aplicar.”
Muita paz a todos
Severino Sena
Reverencio a natureza,
minha eterna morada
e Mãe de todas as estrelas.
A Natureza que me edifica,
minha luz e minha centelha criadora.
A Natureza do próximo,
que apesar de não se igualar a minha
faz parte do meu ser.
A Natureza do mundo físico,
seus fenômenos e sua vigorosa abundância.
A Natureza etérea,
sua sutil presença e sua luminosidade verdadeira.
Reverencio acima de tudo o Reino do Criador!
Ao Deus e a Deusa que regem todo a Amor existente
e fazem-se Misericordiosos detentores de toda Luz
e da Sabedoria da Libertação!
Governai nossas vidas para a direção solar,
para o caminho de Amor verdadeiro
e da Paz duradoura!
A todos os seres da natureza:
recebam minha reverencia e devoção!
A Exu, senhor dos limites
e companheiro que nos auxilia no caminhar terreno! Ajuda-me para que eu
consiga cumprir meu Karma procurando sempre ver o quão há de divino
mesmo nos momentos de escuridão!
Seu chão me dê firmeza para continuar e realizar!
Laroiê Exu Mojubá!
A Ogun,
que sua espada de Luz clareie os caminhos que devo seguir, que
seu escudo de Fé me proteja ao passar pelas pedras e espinhos do
caminho e que sua Força desbrave em meu ser a determinação e a capacidade
criadora! Guia-me para que meus impulsos sejam como o amor: suave!
Patakorê Ogun! Ogun iê!
A Oxossi,
que a abundância de Vida presente em seus domínios enriqueça meu coração,
para que eu vislumbre a Natureza Divina em todos os acontecimentos!
Que eu encontre a fartura no fruto do trabalho e do meu esforço!
Que sua totalidade revigore os meus dias e renove minhas esperanças!
Okê arô Odé!
A Ossaim,
que a magia de suas folhas me ajude a encontrar minha magia interna, e
que na natureza onde o senhor busca a cura eu encontre a energia para
viver com vitalidade!
Eu eu Ossaim!
A Xangô,
que a força de seu machado consolidem em meu
coração o respeito as Leis Divinas!
Que eu tenha claro em minha consciência a justiça para que minhas conquistas
sejam verdadeiras!
Me afaste da ilusão dos meus pensamentos, me aproximando do
Reinado de Deus!
Kaô Kabiencile Xangô!
A Iansã,
que sendo senhora dos ventos leve em sua ventania toda a maldade, e traga
na vossa espada o meu auxílio para que eu lute por minha liberdade e conquiste
a felicidade verdadeira!
Ajuda-me a ter a presença de espírito e a força necessária para
entregar as rédeas de minha vida a Deus!
Epárei Oyá Iansã!
A Oxum,
senhora das águas doces, ensina-me a candura para que meu caminhar
seja como o curso de seu rio, suave, entrecortando as pedras e
contínuo, apesar dos obstáculos, para que assim eu chegue aos
meus objetivos delineados.
Rege a fecundação do Amor em meu coração, que eu o cultive
para que possa nascer no mundo mais flores que espinhos.
E que as flores tragam para mim a suavidade da vida!
Oraiê iê ô Oxum!
A Yemanjá,
que a majestade da vossa presença materna eduque meu espírito!
Me acolha em vossas águas salgadas, levando em suas ondas minhas
lágrimas e trazendo a pérola do sorriso para encantar-me a vida!
Rege o meu lar, governai minha vida e desperte em mim a força do amor
fraternal!
Odoyá Yemanjá!
A Nanã,
que a sabedoria que vos remete a Mãe ancestral, desperte em mim o entendimento
de minhas fraquezas e o reconhecimento de minhas virtudes, compreendendo
minha própria existência.
E que minha existência esteja em contínua renovação, purificando meu espírito
e acendendo a Luz da Vida em meu coração!
Que esteja comigo vossa benevolência!
Saluba Nanã!
A Oxumarê,
que em seus movimentos constantes eu encontre meu próprio ritmo.
Que eu não tema a mudança, pois como espírito em ascensão, estou em constante
transformação para dar continuidade ao meu potencial Divino!
Auxilia-me para que minhas orações e anseios alcancem os céus
como as cores do arco-íris!
Ru bo boi Oxumarê!
A Obaluaiê,
que a vossa misericórdia me ajude a desencobrir minhas mazelas e reconhecer
as feridas para que com vosso auxílio eu possa ser curado e restabelecido
pela força do amor humilde.
Que eu possa equilibrar meu ser dual, caminhando assim
para minha união com Deus! Lhe agradeço!
Atotô Obaluaiê!
A Oxalá,
que vosso Amor ilimitado de patriarca do Mundo se estenda a meu espírito que
roga a vossa paz.
Que o sol de vossa presença ilumine minhas esperanças e minhas
forças para que eu alcance as alturas, nunca me esquecendo de olhar para baixo!
Ajuda-me com a vossa certeza para que eu tenha sempre clara
a convicção do poder do Amor de Deus em minha vida!
Epa Babá Oxalá!
Com meu coração devoto e meu ser em prece,
reafirmo minhas reverências
e que hoje brilhe mais os astros
para que meus agradecimentos sejam sinceros
a Deus e a Deusa.
Amém!
Muita Luz !
Sarah Carvalho de Melo - Mestre Micaell
Deus, ouça nossa humilde prece, por nossos amigos os animais.
Especialmente pelos animais que estão sofrendo, pelos animais que são escravizados em trabalhos desumanos em circos ou presos e maltratados em zoológicos pelo mundo.
Pelos que são mal alimentados, pelos que passam fome; pelos que são cruelmente tratados; por todos aqueles que estão em cativeiro.
Pelas aves capturadas quando adultas, que batem suas asas nas barras de uma pequena gaiola.
Por todos aqueles que foram caçados, por aqueles que se perderam.
Por todos aqueles que foram abandonados, ficando assustados ou famintos.
Por aqueles que são tratados como um objeto e não tem o respeito ou o carinho de seus donos.
Pelos cães e gatos que são colocados para fora de casa quando ficam velhos e por todos aqueles que são sacrificados sem motivo.
Nós pedimos por eles a piedade para que não mais sofram, não mais sejam sacrificados, abandonados ou escravizados.
Pedimos aos que olham por eles que sejam cobertos de compaixão, amor e respeito.
Que usemos nossas mãos gentis para curar, amparar, amar e socorrer.
Faça-nos competentes para sermos verdadeiros amigos daqueles que escolhemos para compartilhar nossos lares e que sejamos abençoados pela bondade e pela graça do bem querer.
Faça-os felizes dentro de nossos lares até que um dia eles partam deixando saudades...
Mas, que nós fiquemos com a consciência tranqüila que fizemos por eles o nosso melhor...
Lembre-se, não foram os animais que resolveram viver em nossas casas, fomos nós que os trouxemos para os nossos lares...
Eles não puderam escolher entre nós e sua liberdade.
EU Sou UMBANDA
Não Importa Quem Escreveu O Que Está Abaixo,
Vamos Fazer a Diferença...
Podemos Nós Todos “Macumbeiros”
Postar ao mesmo tempo em todas as redes sociais esta frase:
Umbanda é Linda
E Só Pratica o BEM Sem Ver a Quem!!!
E quem sabe repicar este e-mail para o maior
Numero de pessoas...
Será possível assistir a uma revolução virtual da Umbanda?
Pois eu convido a todos para fazer de forma virtual o que não conseguimos
No mundo material, não nos unimos para nada por vários motivos...
Então vamos aqui na internet criar uma onda de frases que afirmam
Que Umbanda Pratica Única e Exclusivamente o Bem...
E sabe quem sou eu que fala isso?
Sou só mais um umbandista,
Não importa quem sou eu, sabe porque?
Porque eu sou você, você mesmo que assim como eu gostaria
De mudar a forma como a sociedade nos vê.
Sou EU, Eu e Você somos UM
Somos UMBANDA
Tudo Isso... E mais e Muitos, Muitos e Muitos Somo Nós...
Se ainda se pergunta quem escreveu isso
Eu Respondo
Zambi Escreveu
E todos nós podemos ser o veículo...
EU Sou UMBANDAEstamos aqui não para apresentar uma nova filosofia sobre a UMBANDA, mas sim um modelo, uma tese, baseada em muita pesquisa e estudos em livros, sites, listas de email, conversas com dirigentes de terreiros, na própria vivência do dia-a-dia dos trabalhos e nas palavras dos Orixás e dos grandes mensageiros da nossa Umbanda.
Sabemos que cada terreiro de Umbanda tem seus fundamentos, sua direção, sua liderança, seus princípios, sua história e suas particularidades tanto quanto nos rituais de culto quanto nas doutrinas professadas. Sabemos também que não existe uma doutrina única da Umbanda, mas podemos afirmar que ela tem suas raízes fundamentadas nos cultos de nação, indígena, espírita e cristão, abrindo assim um leque de diversidades onde se justificam todas essas diferenças. Então, devemos começar por respeitar essas diferenças, pois para entendermos essas particularidades se faz necessário um estudo detalhado das origens de cada casa.
Hoje com o avanço das tecnologias e das ciências, o homem mudou muito seus conceitos em relação ao mundo onde vive, sobre si mesmo e o sobrenatural. Podemos ao simples toque de uma tecla, acessar vários materiais divulgados nos diversos meios de mídias, onde vemos cada vez mais exposto as particularidades de cada terreiro. A facilidade a esse conteúdo muita das vezes faz com que um terreiro acabe, mesmo que subjetivamente, influenciando um ao outro, havendo assim uma troca de experiências e de conhecimentos, o que de certo modo vem sendo muito importante para o crescimento da Umbanda.
Esse diálogo através da mídia vem se fundamentando cada vez mais, tornando-se raros os grupos que se fecham não procurando estudar e aprender com essas diversidades. Acreditamos que através desse diálogo e de um debate aberto, se possa chegar a um consenso quanto a Doutrina da Umbanda e o respeito mútuo entre seus praticantes.
Os dirigentes de terreiros, que ainda não o fazem, deveriam começar a dar a devida importância também aos estudos doutrinários, para que o novo adepto tenha uma base sólida e bem desenvolvida, assim ele próprio poderá discernir quanto o que é "certo" e o dito "errado". Sem esse estudo, o adepto ficará sem fundamentos, sem bases, o que alimentará ainda mais a ignorância e discórdia entre os umbandistas.
Em muitos terreiros ainda não existe um estudo teórico e fundamentado da religião. O que impera, infelizmente, é que este estudo é desnecessário e que devemos apenas seguir as orientações recebidas dentro do terreiro, essas que em sua maioria são somente práticas, onde o adepto aprende através da vivência e da observação no dia-a-dia de seus trabalhos na casa, ou conversando e tirando suas dúvidas com os outros filhos do terreiro.
Não se permite também, de forma alguma, que um médium visite outro terreiro, justificado muita das vezes, pelo dirigente, pelas demandas que enfrentarão. Assim vemos muitos terreiros ainda fechados a preceitos antigos. Deixamos claro aqui que até concordamos em parte com essa proibição, quando é pela falta de preparo do médium e/ou por ele ainda está em fase de desenvolvimento.
Por isso se faz necessário o estudo aprofundado da Doutrina Umbandista, não como imposição, mas como um diálogo aberto. O adepto deve sim seguir as orientações da casa, seus fundamentos, mas nada impede que ele como forma de estudo pesquise todas as correntes, suas literaturas e rituais, essa pesquisa deve ser vista como forma de enriquecimento do saber, o que certamente servirá para agregar valores aos fundamentos do médium e da própria casa.
Vemos, na maioria das vezes, a Umbanda sendo abordada em debates por dois aspectos: Razão e Emoção.
Quando é abordada pela Emoção utilizam-se a fé e a afinidade de pensamentos, se fechando assim à outras abordagens e explicações tanto para os fenômenos quanto aos rituais. Por outro lado quando ela é abordada pela Razão se utilizam somente do conceito lógico para buscar essas explicações.
As duas formas são necessárias, mas se levadas ao extremo podem acarretar grandes problemas. Por exemplo: quando agimos somente com a Emoção agimos de forma cega e não admitimos ser contrariados, nos fechando a um fundamento e isto é suficiente. O grande perigo neste tipo de abordagem é a proliferação do fanatismo religioso, onde pela ignorância podemos ser levados ao erro, e só fazemos isso ou aquilo quando o dirigente ou o mentor da casa disser para fazer. Em pratica, isso nos leva ao ostracismo, a obtusação e a nos tornarmos marionetes ou meros fantoches.
Mas também pode ser muito perigoso agirmos somente com a Razão, levando em consideração somente a lógica, o pensamento científico e a pesquisa aprofundada na busca de uma explicação dos assuntos, se essa abordagem for levada ao extremo, nos tornará materialistas e pretensos donos da verdade.
É preciso então, procurar um ponto de equilíbrio entre ambas, Razão e Emoção, sempre buscando, com bom senso, as explicações e fundamentos com a cabeça aberta ao diálogo e ao novo. A Doutrina da Umbanda deve ser baseada nesse equilíbrio, facilitando o conhecimento dos temas abordados e solidificando a cada dia seus fundamentos. Não devemos estudar a Umbanda sem levar em consideração todas as suas raízes, nos limitando somente a prática da incorporação mediúnica, muito menos perder tempo discutindo os rituais utilizados por este ou aquele terreiro, devemos deixar esta questão para outro estagio e nos aprofundarmos nas suas origens para assim construirmos convicções sólidas baseadas na verdade, no amor e na caridade, pois só assim veremos os rituais se modificando por si próprios.
Fonte:Grupo de Estudo "Eterno Aprendiz"
"TEMPLO UMBANDISTA ESTRELA DOURADA"