quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CANTO PARA IANSÃ.... MAIS UM MARAVILHOSO TRABALHO DE CARLOS BUBY






Queridos irmãos,amigos e leitores....

Compartilho com vocês uma homenagem que o Babalorixá e cantor Carlos Buby fez em louvor à Iansã. Foi formado um coral com 12 filhos de Xangô, representando os 12 Ministros deste Orixá.
Parabéns Pai Buby por esse belíssimo trabalho.
Eparei Iansã!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pai Oxumaré - A Renovação


"Uma Luz celeste raiará no templo da alma e será revelada a outros
como o brilho refulgente de uma lâmpada."
E.A. White
Renovar significa tornar novo, modificar, recomeçar, brotar. A renovação dos seres é o campo preferencial do Orixá Oxumaré, que é representado pelo Sagrado Arco-Íris. Pai Oxumaré é a renovação contínua, em todos os sentidos da vida de um ser. É também a renovação das religiões, que faz com que, de tempos em tempos, sejam criadas novas formas de cultuar as Sagrados Divindades de Deus, mais de acordo com cada época e cultura. Renovação é aperfeiçoamento constante e, para isso, não podemos cultivar tristezas nem mágoas. O que importa é, principalmente, a renovação do nosso íntimo, com disciplina, trabalho e consciência tranqüila, para nos conectarmos com Deus e divinizarmos o nosso espírito.


Aperfeiçoamo-nos a cada dia, curando os nossos defeitos, aprimorando as nossas ações e purificando os nossos sentimentos e emoções.

Para que aconteçam as renovações, Pai Oxumaré atua lenta e sutilmente na vida dos seres, diluindo sentimentos, atitudes e uniões desequilibradas, direcionando-os, até que descarreguem os acúmulos de energias negativas, reequilibrando-os. Muitos vêem a religião como escape, achando que ela os livrará de dificuldades e provações, mas não fazem nenhum esforço para mudar radicalmente suas vidas. Olham apenas as desvantagens e provações presentes e esquecem as realidades eternas.Temos o poder de escolha e o que queremos ser depende de nós. Ninguém está isento de dificuldades, mas quem recebe a palavra de Deus no coração e renova seu íntimo, seus sentimentos e suas atitudes, quando vem a aflição, não se torna inquieto, sem confiança e nem desanimado.
Encontramos Deus na alegria da natureza, no canto, na música, na dança, na fartura do alimento comum, no amor aos semelhantes, na benção do ancião, no sorriso da criança, no amor do casal feliz ou no trabalho diário. ...


Pai Oxumaré é um dos orixás mais conhecidos, e no entanto é o mais desconhecido dos orixás dentro da Umbanda, pois os médiuns só cultuam a orixá Oxum, que na linha do Amor ou da Concepção forma com ele a segunda linha de Umbanda. O Divino Trono da Renovação da Vida é a divindade unigênita de Deus que é em si mesmo o Orixá que tanto dilui as causas dos desequilíbrios quanto gera de si as condições ideais para que tudo seja renovado, já em equilíbrio e harmonia. Ele desfaz o que perdeu sua condição ideal de existência e deve ser diluído para ser reagregado em novas condições.

Pai Oxumaré é um orixá temporal, cósmico, ativo e sua atuação é alternada, pois dilui todas as agregações que perderam suas condições ideais ou estabilidade natural e seu fator renovador renova um meio ambiente, uma agregação, uma energia, um elemento e até os sentimentos íntimos dos seres. Oxumaré é o orixá que rege a sexualidade e seu campo preferencial de atuação é o da renovação dos seres, em todos os aspectos. O aspecto positivo de Oxumaré, que nos chega através das lendas dos orixás, é que ele simboliza a renovação. Isto é verdadeiro. E o aspecto mais negativo é que ele é andrógino, ou parte macho e parte fêmea. Isto não é verdade. Uma divindade planetária não tem qualidades bissexuais. ...

Oxumaré é identificado com Dã, a Serpente do Arco-íris, pois irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas que dão origem às Sete Linhas de Umbanda. E ele atua nas sete irradiações como elemento renovador. Oxumaré é a renovação do amor na vida dos seres. E onde o amor cedeu lugar à paixão, ou foi substituído pelo ciúme, cessa a irradiação de Oxum e inicia-se a dele, que  é diluidora tanto da paixão como do ciúme. Na linha da fé, se alguém não está evoluindo em uma religião ou doutrina, ele atua no emocional do ser, anulando em seu íntimo a atração que ele sentia por aquela religião, conduzindo-o a outra, cuja doutrina o auxiliará a evoluir no caminho reto.  Esse Pai dilui conhecimentos ultrapassados sobre Deus e suas Divindades e renova o entendimento e a interpretação sobre elas, devolvendo os orixás aos domínios de Deus e renovando-os na mente e nos corações dos fiéis. ...

Renovação, eis  a palavra chave que bem define o divino Oxumaré que, em seu aspecto negativo, tem um mistério chamado por nós de “Sete Cobras” ou “Sete Caminhos Tortuosos”, que é por onde transitam todos os seres que saíram do caminho reto e entraram nos desvios da vida, que sempre conduzem aos caminhos da morte.
(*) Veja o texto completo no Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista Lurdes de Campos Vieira (Coord.) – Madras Ed.
 
ORAÇÃO A PAI OXUMARÊ
Amado e Divino Pai Oxumarê

Clamamos vossas sete luzes divinas renovadoras dos nossos sentimentos já cansados e esgotados pela luta do ser e existir.
Amado Pai nos envie vossos fatores positivos para que inundados com eles possamos ser instrumentos renovadores na vida do nosso semelhante e na nossa vida.
Dilua todos negativos que vivem no nosso intimo, todas impurezas e vicios que carregamos no decorrer de nossas encarnações.
Envolva com suas cores vivas todos espiritos sofredores que estejam ligados a nós neste momento ou a cordões carmicos, e envolvidos nas nas vossas cores sagradas que eles sejam curados, tenham suas dores aliviadas e seus mentais reequilibrados dos tormentos terriveis que eles carregam, dilua meu Pai e renove neles os sentimentos positivos e a busca pela evolução rumo ao Divino Criador Olorum.
Pai tambem clamamos que envie suas forças renovadoras aos hopitais, presidios, orfanatos, azilos e a todos que imploram por uma nova chance de evoluir e que se encontram na escuridão por ter se afastado do Divino Criador.
Olhe por nossos familiares e amigos encarnados ou desencarnados que eles recebam a benção das sete luzes vivas e divinas do Arco Iris Sagrado.
E por fim meu Pai ilumine todo planeta, leve vossas cores aos que so exergam escuridão e nos livre dos tormentos negativos, nos proteja hoje e sempre na nossa caminhada evolutiva no maravilhoso PlanetaTerra!!!

Saravá Pai Oxumarê

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

WAGNER BORGES

 
 
INICIAÇÃO NO TEMPLO DO CORAÇÃO – II*
 
Muitas vezes, o homem chora. E os seus motivos são variados.
Ele pode chorar por uma perda afetiva, pela dor física, por chantagem emocional, pela partida de alguém querido para o mundo espiritual, ou até mesmo por nervosismo – com sua consequente descarga de adrenalina.
Contudo, há momentos em que o homem chora por Deus.
E quando isso acontece, ele não consegue compreender os motivos.
Simplesmente, ele é tocado por um Grande Amor.
Então, a Luz acontece em seu coração.
E ele sente algo, em Espírito e Verdade, e sabe que palavra alguma será capaz de descrever isso.
Ah, o homem também chora pelo Divino... Porque sente que o mesmo Poder que criou as estrelas, é o mesmo Poder que está em seu coração.
Então, ele chora, na Força do Espírito – e suas lágrimas são luminosas.
E, enquanto elas descem pelo seu rosto, também lavam suas emoções antigas e transformam o seu semblante em Sol.
Sim, quando o homem chora sob a inspiração celeste, o seu rosto vira Sol.
E é Sol de Amor. E quem poderá explicar isso?
O que se sente, em Espírito e Verdade, na Luz do coração...
Ah, bendito é o homem que chora por Deus, pois carrega o Sol na cara e o Amor no coração.
Sim, às vezes, o homem chora... E faz valer a pena.
Porque é choro na Força do Espírito.
E isso não se explica, só se sente...
 
(Dedicado aos meus amigos do Espaço Semeando Luz - e ao povo gaúcho, valoroso e hospitaleiro -, que sempre me recebe muito bem nas minhas andanças pelas terras do Rio Grande do Sul.)
 
P.S.:
Esses escritos foram feitos um pouco antes do início do curso “Falando de Energias e Práticas Espirituais”, realizado no salão do Espaço Semeando Luz – grupo espiritualista da serra gaúcha.
 
Paz e Luz.
 
- Wagner Borges – mestre de nada e discípulo de coisa alguma.
Caxias do Sul, 05 de agosto de 2011.
 
- Nota:
* Para melhor compreensão desses escritos, posto logo abaixo a sua primeira parte, postada pelo site do IPPB em 2001:
 
 
 
 
 
INICIAÇÃO NO TEMPLO DO CORAÇÃO
 
Era o dia mais importante de sua vida. Finalmente ele chegara às portas do coração espiritual. Era o momento da iniciação no verdadeiro templo, o lar do Eterno.
Ali, sem as máscaras e sem a indumentária arrogante do seu ego, ele seria provado intensamente. Os mestres o esperavam em silêncio. Eram as testemunhas de seu renascimento.
Ele se lembrou do ensinamento-chave que eles lhe haviam ensinado: "O Amor é a base de tudo!”
Em silêncio, ele agradeceu e entrou na câmara secreta do coração, o lar-anahata*.
Imediatamente, vários véus cinzentos foram projetados à sua frente, bloqueando sua passagem. Ele sabia que cada um deles era a expressão de sentimentos pesados e antigos, acalentados com o fervor de maya**.
Sim, eles eram filhos de suas ilusões, o pedágio emocional de seus sentimentos mal resolvidos cobrando-lhe o preço na passagem do coração.
Então, ele lutou da única maneira possível: reconheceu os véus e, com humildade, pediu perdão ao coração. Não havia ego em seu pedido, que era puro e despojado, digno de quem reconhece os erros e procura melhorar.
Na caverna-anahata, o iniciado chorou o pranto dos heróis que não temem a dor do renascimento. Suas lágrimas luminosas, filhas diretas do seu amadurecimento, dissolveram os véus e ele entrou no sol do samadhi***.
Ele agora era um alquimista completo, pois havia transformado o vil metal de suas antigas aspirações egoístas no ouro brilhante da consciência esclarecida e servidora dos bons propósitos. A sua passagem pelo cadinho iniciático do coração encheu seu espírito daquela Paz e contentamento que a maioria dos homens ainda desconhece.
Ele finalmente despertara dentro de si mesmo.
No céu de seu coração, os mestres o abençoaram e voaram com ele na luz da consciência cósmica.
Ele estava em Paz. Ele estava em casa.
Ele sorria, e pensava: o Amor é a base de tudo!
E é nas luzes do templo do coração que o grande contato espiritual acontece.
A grande iniciação é interna e só os fortes de espírito conseguem passar por ela, pois são impulsionados pela disposição de dissolverem os sentimentos obscuros que desequilibram a sua Paz interior.
O mundo não sabe, mas os iniciados choram muito no silêncio do coração.
E o mais legal é que as suas lágrimas são luminosas... E os mestres voam com eles.
 
(Esses escritos são dedicados ao sábio Toth**** que, um dia, nas terras quentes do antigo Egito, ensinou: "O Inefável é invisível aos olhos da carne, mas é visível à inteligência e ao coração.”) 
 
- Wagner Borges -
São Paulo, 17 de julho de 2001.
 
- Notas:
* Anahata - do sânscrito- invicto; inviolado. Na tradição hinduísta, o atman - o espírito, a essência divina -, entra no corpo pelo alto da cabeça (Brahmarandra), e se aloja no centro espiritual da câmara secreta do coração por uma vida. Ele é imortal, não nasce nem morre, apenas entra e sai dos corpos perecíveis. A água não pode molhá-lo, o fogo não pode queimá-lo, nada pode causar-lhe dano, pois é a centelha do Eterno fulgurando no coração. É invicto, inviolado na câmara secreta do espírito. Por essa associação com o divino, o chacra cardíaco é chamado em sânscrito de "anahata", o lar do Eterno.
** Maya - do sânscrito - ilusão.
*** Samadhi - do sânscrito - expansão da consciência; estado de consciência cósmica.
**** Toth – no antigo Egito, o escrivão dos deuses; ou seja, por metáfora, o hierofante (mestre) que ensinava a sabedoria celeste aos iniciados espirituais. Posteriormente, ele foi deificado pelos gregos e chamado de Hermes Trismegistro.
 
 
 
 
 
O REI ORGULHO
 
Você se considera um monarca?
Pois bem, então prove!
Construa um castelo de amor no seu coração e administre o reino do bom senso em sua consciência.
Só assim acreditarei que você governa alguma coisa.
Caso contrário, você não é monarca coisa nenhuma, mas somente mais um súdito, governado pelo verdadeiro monarca da humanidade: “o rei orgulho!”
BEM-FEITO!
 
- Companhia do Amor* - 
A Turma dos Poetas em Flor.
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – Texto extraído do livro “Companhia do Amor – A Turma dos Poetas em Flor” – Edição do Autor – 2003.)
 
- Nota:
* A Companhia do Amor é um grupo de cronistas, poetas e escritores brasileiros desencarnados que me passam textos e mensagens espirituais há vários anos. Em sua grande maioria, são poetas e muito bem humorados. Segundo eles, os seus escritos são para mostrar que os espíritos não são nuvenzinhas ou luzinhas piscando em um plano espiritual inefável. Eles querem mostrar que continuam sendo pessoas comuns, apenas vivendo em outros planos, sem carregar o corpo denso. Querem que as pessoas encarnadas saibam que não existe apenas vida após a morte, mas, também, muita alegria e amor. Os seus textos são simples e diretos, buscando o coração do leitor.
Para mais detalhes sobre o trabalho dessa turma maravilhosa, ver os livros "Companhia do Amor - A Turma dos Poetas em Flor – Volumes 1 e 2" - Edição independente - Wagner Borges, e sua coluna no site do IPPB (que é uma das seções mais visitadas no site): www.ippb.org.br.

domingo, 21 de agosto de 2011

APRENDENDO SOBRE MAGIA DAS PLANTAS



MAGIA COM AS PLANTAS

Embora todo mago precise basicamente aplicar os elementos específicos  em sua magia,  como foco, concentração, intenção somados ao seu padrão consciencial, existem alguns elementos naturais que facilitam e potencializam muito o produto da magia.
Os elementos da natureza são usados com grande potencial.  A água, o ar, o fogo, a terra, o éter, as plantas, os cristais, os sons, todos eles tem a capacidade de, sozinhos ou combinados, oferecer grandes potencialidades aos efeitos da magia. Sua utilização confere mais intensidade e precisão, pois são como amplificadores que aumentam o poder da magia, no sentido da sua força de realização, além disso, cada elemento natural é carregado com qualidades específicas de sua natureza, como exemplo: o fogo que purifica, transmuta e queima; a água que lava, faz fluir e arrefece; o vento que gera movimento, que desbloqueia; a terra que drena, filtra, gera estrutura e firmeza e o éter que é a substância não material que pode ser moldada ao gosto do mago.
Já os cristais, são como baterias, pois acumulam grandes quantidades de energia vital, além de oferecerem o efeito de memorização. Como um relógio, uma vez que bem utilizados, os cristais podem produzir uma frequência energética cadenciada, cíclica e contínua na vibração a qual ele foi programado pela força do mago.
E as plantas, quais são suas capacidades?
As plantas, ou melhor, os vegetais em geral, oferecem uma vibração muito específica, peculiar, pois atuam diretamente no campo energético, na mente e nas emoções de todos os seres. Toda magia realizada com a ajuda dos vegetais influenciará diretamente o temperamento ou a personalidade das pessoas e animais, pois sua vibração tem essa particularidade. É por isso que as plantas, historicamente, sempre foram usadas na cura das mais diversas doenças, as quais no século XXI já sabemos que 99% delas tem origem nos campos mentais e emocionais dos seres humanos.
Nessa modalidade de magia com as plantas, há um elemento primordial, essencial, sem o qual o mago jamais conseguirá resultados sem sua compreensão.
Toda planta possui um poder oculto, inoculado, reservado, armazenado, que só poderá ser despertado, e assim empregado na magia, se o mago souber a senha que lhe desperta: O amor, a gratidão e o respeito pelo verde!
As plantas aprenderam a se defender do egoísmo humano, pois uma pessoa que quer utilizar-se de seus efeitos balsâmicos e transcendentais, mas proceder sem amor, respeito e gratidão, nada conseguirá.
A alma das plantas não está necessariamente acoplada ao vegetal que você pode tocar ao fazer um simples chá, mas está conectada com uma divindade maior, que alimenta e potencializa aquela simples folhinha da erva que você quer utilizar.
Fazer magia com as plantas é abrir o coração para sentir a alma do Reino Vegetal, e assim sentir o universo de bênçãos que esse pode nos oferecer, desde que, saibamos expressar nossa gratidão, amor e respeito.
Ao fazer qualquer tipo de manipulação com as plantas, na forma de chá, salada, rituais, extratos, tinturas, entre outras, o sucesso na obtenção da magia divina das plantas só será obtido se o agente de preparação, que aqui apelidamos de mago, estiver dançando a mesma música das Divindades da natureza, além disso, se ele estiver com a mente focada, as emoções sintonizadas no bem maior e com a intenção direcionada no desejo de promover a elevação moral e amorosa em todos os sentidos.
Uma vez que ao lidar com as plantas, você fizer com entrega, respeito, amor e gratidão, você jamais se esquecerá das energias balsâmicas que lhe envolverão, e , depois disso, certamente entenderá mais que a magia das plantas é para seres de coração abertos, humildes, conscientes da missão do reino vegetal, e dessa forma, todos podemos fazer magia com as plantas.
http://www.luzdaserra.com.br/1586/magia-com-as-plantas/

BOIADEIROS



Boiadeiros

Boiadeiro


                      Boiadeiro
                      



- Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Boi !!

- Getrua senhor boiadeiro !!!

A linha dos boiadeiros é uma das mais conhecidas e uma das mais importantes linhas de Umbanda, devido a importância e necessidade de se desenvolver e trabalhar com essa maravilhosa linha.
A linha dos boiadeiros é composta por homens que em vida trabalharam com gado, guiando suas boiadas, depois de desencarnados muitos destes bravos homens aceitaram trabalhar na Umbanda, agora, ao invés de laçar e guiar para um local bois e vacas, são espíritos mais endurecidos, obsessores(kiumbas), vampiros astrais entre outros…
Essa entidade é muito requisitada em trabalhos de desobsessão, pois laçam esses obsessores e levam eles para o local de seu merecimento (cuidados nas colônias espirituais ou de volta as camadas inferiores).


Segundo pesquisa de Estudiosos de teologia umbandista foi relatado que existem algumas “categorias” de boiadeiros,entre elas :

Boiadeiros laçadores : boiadeiros que,quando estão em terra giram o braço como se estivessem com um laço na mão (e realmente estão!), são estes os boiadeiros que laçam os kiumbas.

BoiadeirAs (mulher) : foi constatado em muitas casas médiuns que trabalham com boiadeiras , geralmente são poucos os casos de médiuns que trabalham com elas, talves pelo fato de que antigamente era muito raro ter mulheres trabalhando no manejo de gado (lembrando que a força de uma boiadeira é tão forte quanto a de um boiadeiro!).

Boiadeiros de berrantes : boiadeiros que,quando em terra costumam soltar um brado forte e vibrante, estes com seu brado, afastam os kiumbas e dissolvem qualquer miasma de negatividade que possa estar ou no local ou com alguém que esteja no local.

“Realmente, quem nunca sentiu o coração vibrar e um arrepio forte com um brado de um boiadeiro???”

Alguns nomes de boiadeiros: Zé do laço, Capitão do mato,Zé vaqueiro, Cerca viva,chicote bravo, Zé do berrante, Maria do laço, Boiadeira das matas, entre tantos…
“Seu boiadeiro,por aqui choveu
choveu que água rolou
foi tanta água que o seu boi nadou”
Saravá Sr. Boiadeiro,meu amigo meu irmão, meu companheiro de todas as horas, aquele que me protege, me rege e me guarda !!!

Boiadeiros :Comprimento: Getrua, Xeto marrumba xeto
Bebidas : Cerveja branca
Fumo: Charutos
Objetos de trabalho : chicote, laço
Objetos de vestimenta : Chapéu, berrante, capa (em alguns casos)





http://umbandaraiz.wordpress.com/umbanda/boiadeiros/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

UMA LINDA LENDA DE OXUMARÊ



                                                           A LENDA DE OXUMARÉ

Numa terra longínqua, muito além das águas salgadas, existe um reino encantado chamado África, onde o homem vive em total harmonia com a natureza. Alguns desses homens são considerados deuses e fazem parte do culto yorubá. Esses deuses são também chamados de orixás e cada um possui símbolos ligados à natureza. Neste artigo, falaremos sobre o orixá Oxumaré (Ossumaré), dono de Iká, rei da nação Jeje, príncipe das cores, o primeiro babalaô de toda a Terra, a serpente que segura o mundo. Seus símbolos são as serpentes (Dã) e o arco-íris (iká). Seu metal é a prata e o ouro. Seus dias de culto são as terças-feiras. Suas cores são o amarelo e o preto ou verde e preto.
Oxumaré viveu no antigo Dahomé (que depois passou a se chamar Mahi), e era filho do rei da Estola das Cores Brilhantes e de Nanã (Senhora do Barro). Era forte, muito ágil e possuidor de grande sabedoria, porém, não tinha grandes bens materiais. Por isso foi trabalhar para o rei de Oyó, chamado Xangô (Sangô). As funções de Oxumaré em Oyó eram recolher as chuvas que caíam na Terra e retorná-las para as nuvens, e dirigir as forças que produzem o movimento. Esse trabalho ficava mais fácil quando ele se transformava em serpente. Ele envolvia a Terra para que não se separasse, pois seria uma grande catástrofe caso isso acontecesse. Quando Oxumaré assumia a forma de serpente, ninguém sabia dizer se era uma serpente macho ou fêmea, o que lhe dava segurança para disfarçar e fugir de alguns inimigos que entravam em seu caminho. Oxumaré usava periodicamente a versão macho da serpente, quando era chamado de Becém; outras vezes, quando assumia as características femininas, era chamado de Freqüém. Esses nomes, no entanto, variam de acordo com a nação em que o orixá esteja sendo cultuado, a exemplo de Keto, que é Oxumaré e Ewá Oxumaré proporcionava riqueza e prosperidade às pessoas, mas nunca recebia nada das mesmas. Os seus feitos correram mundo e, um dia, chegaram aos ouvidos do rei Olofim, da aldeia Ifé, que logo se interessou em conhecê-lo.
Olofim, ao ver o poder de Oxumaré, passou a explorar também seus serviços, consultando-o três vezes por semana. Oxumaré sabia decifrar os sonhos com precisão e clareza e tinha também o dom da visão, o que lhe permitia prever o futuro. A fama de Oxumaré foi ouvida pela rainha Olocum, que resolveu chamá-lo para saber o que poderia ser feito para curar o seu filho, que, nas fortes crises que tinha, rolava no chão como se fosse um animal e, às vezes, sobre fogareiros em brasa, como se estivesse possuído. Oxumaré viu aquela triste cena, mas não se apavorou. Cuidou do infante com tanto zelo e carinho, que o mesmo ficou curado. A rainha ficou tão satisfeita, que, para agradecer, deu a Oxumarê muitos presentes e cobriu-lhe com o mais belo e mais puro azul existente em seu reino.
Voltando ao reino de Ifé, Oxumaré brilhava como o próprio céu em suas vestes azuis, o que fez com que o rei Olofim ficasse enciumado e se revoltasse com a rainha Olocum. Então, o rei presenteou Oxumaré com tudo em dobro do que a rainha tinha lhe dado e vestiu-o com o mais belo vermelho que havia em seu reino.
Oxumaré ficou rico, mas nem sequer poderia imaginar o que ainda mais teria. Um dia, fora chamando diante do Rei dos Reis, dos Grandes Soberanos, Criador de Toda a Vida, Senhor Olodumaré, que sofria de um mal nos olhos. Oxumaré lhe curou a visão, e o velho ficou tão satisfeito que não quis mais que ele retornasse à Terra.
Conta-se que depois que Oxumaré foi para o céu, ninguém foi colocado em seu lugar, cumprindo a missão que Xangô lhe designara. Então, devido ao acúmulo de serviço, caiu uma forte chuva na África, matando muitas pessoas e animais. Sentindo-se culpado por toda aquela desgraça, Oxumaré começou a se lamentar. Olodumaré, ao ver o amigo naquele total desespero, socorreu-lhe e, para recompensá-lo por sua bondade e preocupação com os seres da Terra, transformou-o na mais bela cortina de cores. Assim, nosso deus-serpente se transforma não só em lindas Dã, mas também no belo arco-íris que surge no céu depois das fortes chuvas, trazendo riqueza e prosperidade para os filhos da Terra. Isto significa que nunca mais Oxumaré deixou de zelar pela Terra, fazendo com que seus filhos se sintam seguros, e garantindo que nunca mais a Terra se desvaneça em águas.
Os devotos do deus Oxumarê depositam na terra o cordão umbilical de seus filhos, plantando sobre ele uma palmeira, que deve ser devidamente cuidada, pois dela dependerá a saúde e o sucesso da criança. Este velho costume significa a integração do homem à natureza.
Babado da prosperidade: Cozinhe duas batatas-doces com a casca. Descasque-as e amasse-as com um garfo até virar uma massa. Misture nessa massa um pouco de mel para dar liga. Com ela, faça uma flor de 14 pétalas, moldando-as com uma colher, mas deixando o meio livre como se fosse um lago. Coloque em cada ponta uma moeda corrente. No meio (o lago), coloque uma gema de ovo crua. Salpique por cima de todo o prato (que deve ser de louça branca) amendoins torrados, limpos e triturados. Leve à beira de um poço, lago ou de uma represa e ofereça à Oxumaré, pedindo ao mesmo que lhe dê saúde e prosperidade. Acenda uma vela branca ao lado do prato e reze um Pai Nosso. Em seguida, grite por Oxumaré, dizendo Arrobôboia Oxumaré!!!, e faça seu pedido.

Autoria: Igmar D'Oxumaré. Igmar D’Oxumaré é dofona da Casa de Paulo de Odé (Ilê Axé Alaketu Odé Issambo), localizada em Campinas, São Paulo.

(Fonte-web:http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=6191&id_noticia=666)

ESTUDO SOBRE MEDIUNIDADE

Mediunidade na Umbanda – Sensações normais que o médium pode sentir

Cada ser humano é um universo e um sistema diferente do outro, e por isso todos nós sensitivos, sentimos de forma única os efeitos que esse complexo movimento constante de energias ao nosso redor, provoca em nós. Alguns têm sensibilidade maior em determinados chackras e isso pode causar que em determinada região ele vá sentir mais efeitos do que em outras áreas. Às vezes a pessoa tem maior sensibilidade para sentir um determinado tipo de ação e movimento energético e sentir mais fortemente um determinado tipo de sensação /sintoma e assim por diante.
Doamos e recebemos energias, somos também manipulados energeticamente e invisivelmente pelos mentores da corrente astral do agrupamento de trabalho, e tudo isso, gera sensações, sintomas, e efeitos mais ou menos perceptíveis, conforme a SENSIBILIDADE de cada um. Não quer dizer que quem não sente nada, ou sente pouco, não está em movimentação energética.
Quando passamos a entender certos processos, eles passam a nos soar mais familiares, a parecer mais simples e natural, nem nos causar mais tanto medo e insegurança, principalmente se temos a oportunidade de estar em contato com outras pessoas que passam a mesma coisa ou parecida com o que passamos.
Quando estamos nos dispondo em ambiente mediúnico de trabalho, estamos em intensa movimentação energética, tendo consciência, sabendo ou não disso. A grande maioria das pessoas não tem sensibilidade mais apurada para sentir os efeitos que essa movimentação energética provoca em todos nós.
Todos os sintomas comuns que sentimos, bocejos, choques, arrepios, lacrimejamento, calor das orelhas e face, tonteiras, enjôos, dormência, rigidez muscular, taqui cardia, tremores, movimentos involuntários, perda do controle de membros ou corpo inteiro, pressão ou formigamento na testa ou nuca, sonolências ou entorpecimento, zumbido ou ruídos dentro da cabeça, pulsação de mãos, pés, cabeça ou corpo todo, pressão no peito, estomago, etc… São sintomas de que está havendo movimentação energética em nosso duplo etérico, chackras e o corpo sente e traduz essa movimentação energética em forma de sensações e sintomas. Esses são processos normais que alguns sentem, uns mais que outros!!! e não importa o tempo de trabalho, pois é a sensibilidade que o médium sente de perceber movimentações energéticas ocorrendo em seu corpo energético.
Alguns outros sintomas decorrente da movimentação e atuação de nossos guias em nossos centros de forças durante uma sessão:
Arrepios – talvez seja o efeito mais comum, resultado da sensibilidade da troca energética que processa descargas elétricas de nosso duplo etérico.
Enjôo – pode ser resultado da movimentação do chakra gástrico para doação de energias, ou alguma entidade que atue e vibre nesse campo de força.
Tremores e movimentos involuntários – indica movimentação do duplo etérico, ação das entidades sobre nosso campo magnético, agindo sobre os chackras, tanto pode ser com o objetivo de troca energética, como para incorporar, ou preparar os centros de força para incorporações futuras, ou seja, quando estão “amaciando a carne’ para posteriores incorporações.
Os Bocejos – São frutos da emancipação/soltura do corpo astral que está sendo preparado para o afastamento que virá com a incorporação. Os bocejos se dá por entrarmos num estado de relaxamento (parecido ao que antecede o sono), onde também há o desdobramento perispiritual.
Formigar na ponta dos dedos – pode estar relacionado com a concentração de energia que ha em nossas mãos, sabemos que o campo eletromagnético que nos circuenvolve é sentido pelas extremidades, pés e mãos, por onde saem energia constantemente.
Falta de ar – É resultado da compressão do diafragma que algumas vibrações podem causar se atuam nos chakras gástrico e cardíaco.
Choro – Pode ser proveniente de vários fatores, inclusive, descargas energéticas e reequilíbrio do corpo emocional do individuo, até as programações mentais do subconsciente; Pode indicar sintonia com uma vibração de Oxum, Yemanjá, ou entidades que ative os chacras responsáveis pela emoção. Como também pode indicar emoção nossa mesmo… se ouvir pontos e nos emocionar…… faz parte : )
Ressalto que uma pessoa pode sentir algumas das vibrações citadas à cima, porém nem tudo que sentimos é sinal de que somos médiuns ostensivo, que precisamos desenvolver, seguir um trabalho e muito menos que somos médiuns de incorporação.
As pessoas podem ter sensações similares e do mesmo tipo, mas te garanto que nenhuma delas, sente igual e com a mesma intensidade de outras. Cada um tem sua própria e única natureza de receber as diversas e ricas energias que circulam , entram e saem de nossos corpos. Todos nós podemos estar mais sensitivos em dados momentos e mais “receptivos” a captar e perceber energias a nossa volta e dentro de nós.
Lembrar com relação à alimentação: as entidades podem atuar no chrakra gástrico, podendo causar enjôos e se nosso organismo estiver pesado com alimentos densos como carnes vermelhas e de difícil digestão, pode até provocar vômito e muito mal estar mesmo.

Antes e Após uma Sessão

Não devemos esquecer que somos um campo sempre em atividade. Existem várias reações, sensações e efeitos que se manifestam em nós, resultado do processo de movimentação energética. Essa movimentação tanto pode ocorrer durante a gira, anterior a ela, pois nossos espíritos já estão preparando nosso campo energético horas e às vezes dias antes (dependendo do tipo de trabalho que ocorrerá) ou após a ela.
Nós estamos sempre em contato com pessoas e ambientes, e somos mais que outras pessoas, sensíveis a possíveis presenças de campos energéticos de outras pessoas e ambiente, assim como nossas entidades podem estar agindo para assistência a terceiros junto a nós, sem que nos demos conta disso. Também podemos estar sendo doadores naturais de ectoplasma, e outros tipos de fluidos a alguém desvitalizado que funciona como uma fonte sugadora de nossas energias, e tudo isso pode causar alguns efeitos colaterais e deixar sensações e causar alguns efeitos, que logo passam. Outras vezes precisamos de algum tipo de recarga; banho de ervas ou passes energéticos, para repor a energia gasta.
É de grande valia, vigiar sempre seu estado emocional e equilíbrio psicológico e não permitir que pensamentos e sensações negativas façam morada de forma alguma, pois pode ser impressões e sentimentos que não nós pertençam , mas que podemos captar em ambientes e de pessoas. É sempre bem vindo a ida num terreiro ou centro espírita para passes e limpezas energéticas e irradiação.
Um fator muito importante em nosso desenvolvimento é aprender a identificar as sensações de nossas entidades, que embora pareçam tudo igual, mas não é. Para se assim nos aprendamos a fechar nossas portas quando entramos em contato com algum tipo de energia desconhecida.
Cada pessoa tem seu tempo, pois não envolve somente “abertura de canais mediúnicos”, mas o emocional e o psicológico precisam estar bem também, para que tudo ocorra de forma salutar, que traga alegria, leveza e satisfação e não mais agonia, desespero, medo e insegurança.
Saravá!
Sempre recomendo que converse com seu Pai/Mãe de Santo ou dirigente para tirar suas dúvidas.
Carol

Fonte: Canto do Aprendiz

WAGNER BORGES



 
SOMOS TODOS UM - IV*
 
Mais do que o seu nome,
Você é o que pensa.
 
Mais do que o seu corpo,
Você é o que sente.
 
Mais do que a cor de sua pele,
Você é da cor da Luz.
 
Mais do que homem ou mulher,
Você é consciência.
 
Mais do que aquilo que sabe,
Você é bem mais do que supõe.
 
Mais do que os seus sonhos lhe dizem,
Você é uma centelha do Eterno.
 
Mais do que um acidente da natureza,
Você é filho de um Grande Amor.
 
Mais do que os seus ouvidos captam,
Você pode ouvir a voz do Supremo em seu coração.
 
Mais do que os seus olhos veem,
Você pode ver além, em Espírito e Verdade.
 
Mais do que apenas comer, beber, dormir e copular,
Você também vive para aprender, discernir e amar.
 
Mais do que os caminhos da Terra que os seus pés podem trilhar,
Você pode voar, algures, seguindo as pistas espirituais que levam ao infinito...
 
Mais do que o seu tempo de vida física,
Você não nasce nem morre, só entra e sai dos corpos perecíveis.
 
Mais do que aquilo que os outros pensam sobre você,
é só o Todo** que o conhece verdadeiramente.
 
Mais do que sua presença no mundo,
Você é um cidadão do universo.
 
Mais do que seu país e sua família,
Você e eu somos irmãos - e também todos os seres.
 
Mais do que a distância que nos separa,
Você e eu estamos dentro do Grande Coração do Todo.
 
Mais do que eu possa dizer-lhe - e você ler ou ouvir -,
é aqui que os nossos corações se encontram.
 
Mais do que homens e mulheres da Terra,
Somos irmãos de senda espiritual.
 
Mais do que sabemos,
Somos eternos aprendizes do Todo.
 
Mais do que nossas palavras,
O Amor!
 
Mais do que você e eu,
A sabedoria dos iniciados espirituais.
 
Mais do que tudo,
O Todo acima de nós!
 
Mais do que imaginamos,
SOMOS TODOS UM!
 
Mais do que apenas palavras,
Paz e Luz!
 
(Esses escritos são dedicados a grande dupla Sergio Scabia e Rodolfo Fonseca, organizadores de um dos maiores sites sobre temas alternativos do país, o www.somostodosum.com.br - onde também tenho a honra de ser um de seus colunistas. Por meio do site, milhares de pessoas recebem diversos toques conscienciais legais. E, assim, a luz viaja para outros corações, por esse mundão de Deus, como deve ser. Que o Amor do Todo esteja presente, cada vez mais, no trabalho dessa gente leal - incluindo os demais colaboradores do site.)
 
Gratidão.
Paz e Luz.
 
- Wagner Borges -
São Paulo, 26 de julho de 2011.
 
- Notas:
* As três partes anteriores desse texto estão postadas no site do IPPB, nos seguintes endereços específicos:
** O Todo - expressão hermética para designar o Poder Absoluto que está em tudo. O Supremo, O Grande Arquiteto Do Universo, Deus, O Amor Maior Que Gera a Vida. Na verdade, O Supremo não é homem ou mulher, mas pura consciência além de toda forma. Por isso, tanto faz chamá-lo de Pai Celestial ou de Mãe Divina. Ele é Pai-Mãe de todos.
 
 
 
 
 
ESCLARECIMENTOS EXTRAFÍSICOS
 
1. Quem se rebaixa às vibrações inferiores do ódio, da inveja, da ganância, da arrogância e do sectarismo, seja religioso, científico, místico, projeciológico ou espiritualista, já está em ressonância com os tormentosos agentes das trevas conscienciais. De seus antros extrafísicos, eles sintonizam suas vibrações com aquelas mentes que estejam em comunhão com as idéias e emoções inferiores. Tais pessoas se tornam, então, verdadeiros veículos de energias nefastas no mundo, teleguiadas pela empáfia e pela falta de simplicidade e de amor.
 
2. As idéias de ponta, muitas vezes são espetadas pela "ponta" do ego das próprias pessoas que as veiculam.
 
3. A Paz é um ingrediente fundamental nas aspirações de quem busca os valores da consciência equilibrada.
 
4. As pessoas esclarecidas têm o sorriso como parceiro constante e não costumam emanar farpas psíquicas para ninguém.
 
5. Quem vigia o trabalho alheio, perde o rumo do próprio serviço.
    
6. Não há força superior à do Amor!
 
Paz e Luz.
 
- Ramatís e Os Iniciados* -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - Texto extraído do livro "Viagem Espiritual - Vol. 3" - Editora Universalista - 1998.)
 
- Nota de Wagner Borges: Ramatís e sua equipe extrafísica me ensinaram que a melhor defesa espiritual que existe é a concentração da palavra "Amor" mentalmente dentro do chacra frontal (ou cardíaco)**. Obviamente, a pessoa vai permear sua concentração com sentimentos elevados, muita confiança espiritual e muita Luz.
 
- Notas do Texto:
* Os Iniciados - grupo extrafísico de espíritos orientais que opera nos planos invisíveis do Ocidente, passando as informações espirituais oriundas da sabedoria antiga, adaptadas aos tempos modernos e direcionadas aos estudantes espirituais do presente. Composto por amparadores hindus, chineses, egípcios, tibetanos, japoneses e alguns gregos, eles têm o compromisso de ventilar os antigos valores espirituais do Oriente nos modernos caminhos do Ocidente, fazendo disso uma síntese universalista. Estão ligados aos espíritos da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Segundo eles, são "iniciados" em fazer o bem, sem olhar a quem.
Para mais informações sobre Ramatís, favor acessar o site do IPPB - www.ippb.org.br -, no seguinte endereço específico: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6557:ramatis&catid=73:Ramatis&Itemid=269    
** Chacras - do sânscrito - são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia - prana, chi -, do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
Os principais chacras são sete - que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.
 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

FILOSOFIA DO DIA



FILOSOFIA DO DIA
Reflexão 010

"O Covarde nunca começa, o Fracassado nunca termina e o Vencedor nunca desiste."
- Norman Peale -

Falência Motivacional

O presidente mundial da Renault, o Brasileiro Carlos Ghosn, o homem que tirou a Nissan da falência e é considerado o Henry Ford do século 21 diz o seguinte: "A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo." O próprio pensamento de Henry Ford nos traz a tona a importância do caminho que escolhemos com foco em motivação e atitude quando disse: "Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você estará certo".

Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra cinco anos antes. Não é falência financeira é falência motivacional. Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades... Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades! Os positivos fazem... Os negativos reclamam.

A escolha entre ser otimista ou pessimista é de cada ser humano e construirá toda uma estrada em que ele irá trilhar. 82% das maiores empresas do mundo vieram do "absolutamente nada", vieram da garra de seus fundadores e do compromisso de suas equipes de trabalho que acreditam no seu talento.

A questão é: O que você esta fazendo com suas idéias? O que faz com seus pensamentos? Como anda o planejamento de sua vida e de seu trabalho?

Pense nisso, tenha um ótimo dia!

Rodrigo Queiroz

ORAÇÃO



ORAÇAO COM LAMENTAÇÃO NÃO FUNCIONA!!



Sabemos que a oração quando sincera possui uma força imensurável e seus efeitos não são apenas uma ilusão criada pela nossa mente consciente. Os resultados da oração são palpáveis, gerando um aumento do padrão vibratório, destruindo formas-pensamento negativas, proporcionando bem estar e equilíbrio, entre diversos outros benefícios.
Desde o início da humanidade as pessoas sentiram a necessidade de conexão com o Criador, a fim de encontrar paz interior, compreendendo a razão da existência, isso em todas as religiões. Mestre Osho disse “Eu também sugiro a prece, mas que ela seja apenas um fenômeno de energia”.
A frase acima demonstra que a oração também é energia, como tudo que existe no Universo e, a chave do sucesso está em saber orar, não havendo necessidade de se ter uma crença religiosa em específico.
Podemos nos conectar com o Criador, com nosso Eu Superior, através de uma religião ou não; por meio de uma prece, meditação, reiki, silêncio, em contato com a natureza, com um animal de estimação, entre tantos outros métodos, todos eficazes. A oração tem o poder de nos deixar conectados com nossa essência, afastando assim interferências externas, de encarnados e desencarnados.
Contudo, quando oramos, seja para agradecer ou para pedir algo, devemos evitar a lamentação, afastar da mente os pensamentos negativos, de vitimização. Não nos enganemos tentando comover Deus ou nosso mentor espiritual, pois nos é respondido energeticamente, ou seja de acordo com o que sentimentos e pensamos no momento de orar. Para nos conectarmos com a Fonte precisamos estar em equilíbrio com nós mesmos e com os outros. É preciso sentir amor, sentir paz e gratidão.
Para orar é preciso humildade. Não se sentir como um mendigo, implorando. Somos merecedores sim! É preciso ainda, gratidão. Se acreditamos que somos vítimas indefesas, sujeitas à vontade alheia e do Criador, não obteremos nada positivo e, nossa oração, que é uma forma de energia, será em vão. É necessário focar no desejo, conscientes que nossos anseios e dos próximos se concretizarão.
Muitas pessoas fazem suas orações e não compreendem porque seus pedidos não são alcançados, porém, na hora de pedir, lamentam, criticam, reclamam. Acreditam que haverá uma injustiça se não alcançarem o que pedem.
É imprescindível compreender que a fé cega não melhora a vida de ninguém. Fazer orações decoradas, com o pensamento desconectado, irritada com a vida ou terceiros, traz prejuízos e não benefícios, pois torna nossa vibração densa, nos tornando alvo de irmãos inferiores.
Ademais, é preciso prestar atenção se o pedido nos auxilia na evolução ou se não tem apenas interesses egoísticos. Muitas vezes a meta não é alcançada, pois nos afastaria de nossa missão pessoal e o mundo espiritual é muito sábio.
Traçar metas, fazer pedidos não é errado, temos que pedir amor, conexão paz e também prosperidade. Não há nada de errado em pedir, pois Deus quer nos ver prósperos e felizes. Porém, se emito energia de lamentação, de vitimização, isso que receberei. É simples.
Desta forma, reserve um tempo do seu dia para se conectar com sua essência, para acalmar a mente, agradecer e focar nos seus desejos e metas. Tudo é possível desde que estejamos com amor no coração e com uma postura de gratitude permanente. Inundados de sentimentos elevados saberemos escolher e pedir o que nos aproxima dos seres iluminados e do nosso propósito de evolução da alma.

http://www.luzdaserra.com.br/1571/oracao-com-lamentacao-nao-funciona/

APRENDA A FAZER MAGIA...



APRENDA A FAZER MAGIA...
PORQUE VOCÊ JÁ FAZ SEM SABER...
Mago é aquele que manipula a energia vital universal em benefício de algo. Os elementos dessa magia são a ação mental do mago, seu foco ou concentração, somado a sua intenção limpa, clara e direta.
Você faz magia quando dedica tempo, concentração e intenção sobre determinado foco, objeto ou elemento, utilizando o poder do pensamento.
A energia vital universal é a força da vida que está presente em tudo e que magnetiza – que é o mesmo que conferir a vida – todo ser vivente, pois alimenta todos os corpos, e, no caso de seres pensantes como é o do ser humano, a magnetização ou imantação dessa força recebe influência dos pensamentos e emoções. Portanto, toda energia vital universal que toca e interpenetra os nossos corpos, recebe a influência direta de nossos temperamentos.
Quando você pensar em algo, não importa a natureza dos seus pensamentos, estará impregnando a energia vital que lhe toca, com os elementos desse pensamento. Assim sendo, a magia básica é a arte de conferir a energia livre, solta, que viaja e gravita no universo, o magnetismo específico que uma intenção focada carrega.
O pensar, simples e puro, é um exercício de magia. Uma vez que o pensamento é focado em algum ponto, objetivo ou objeto, ele é descarregado com sua intensidade, vibração ou magnetismo sobre esse objetivo ou objeto.
Se você pensa, logo você é mago! Mas a pergunta a ser feita é: Você é um mago da luz ou das trevas? Você é um mago consciente de sua magia ou está alienado em relação ao poder que você tem?
Se você quiser convocar seu poder de ser mago, saiba que pode fazer agora, entendendo, organizando, purificando e concentrando seus pensamentos nas direções que desejar.
Nesse momento em que você decidir ter a disciplina necessária para se concentrar no foco que deseja, e adicionar a intenção necessária aos pensamentos, então, nesse instante você passará a ser um mago, ativo e consciente. Mas isso ainda não é tudo que você precisa saber...
Você ainda precisa saber que atitudes geram consequências que ecoam pela eternidade, e por isso, você precisará vigiar – no sentido de avaliar e lapidar – constantemente o produto de sua magia, para que ela seja sempre derivada de pensamentos e emoções superiores, pois dessa forma a sua missão como mago será a de melhorar o mundo.

Elementos básicos da Magia

Foco + Concentração + Intenção + Amor/Respeito/Gratidão = Magia Divina ou Magia de Luz

Foco + Concentração + Intenção + Desequilíbrios emocionais como Raiva/Egoísmo = Magia Negra

O universo mental e emocional do mago determinam a qualidade ou a polaridade da magia. Se o mago não aprender a curar suas emoções negativas, então ele, mesmo sem saber ou desejar, tornar-se-á um mago à serviço do mal.
Equilíbrio das emoções é a chave da Magia Divina ou Magia de Luz.

http://www.luzdaserra.com.br/1575/aprenda-a-fazer-magia/

WAGNER BORGES

O AMOR MAIOR ESTÁ AÍ... – III*
(E Abraça em Silêncio)
O Amor não tem fronteiras.
Não é branco, vermelho, negro ou amarelo.
É Amor. E só sabe amar...
O Amor não é alto ou baixo, nem macho ou fêmea.
Não é brasileiro, europeu, americano, chinês ou australiano.
É Amor. E mora no coração...
O Amor não pertence a nenhuma religião.
Não é cristão, hindu, judeu, budista, muçulmano ou espiritualista.
É Amor. E não vê barreiras nos filhos da Vida.
O Amor não faz chantagens.
Não destrói nem degrada o Ser.
É Amor. E jamais renega o Bem.
O Amor não é juiz de nada.
E, diante do mal, vibra mais Luz.
É Amor. E não concebe a vingança.
O Amor abraça em silêncio...
E, mesmo que ninguém veja, ele assim faz.
É Amor. E sua missão é essa.
O Amor é tudo de bom.
E não importa por onde Ele siga...
É Amor. E em todos os lugares Ele levará a Paz.
O Amor não é algo da mente – nem do ego.
E só é compreendido pelo coração.
É Amor. E transforma a dor em Luz.
O Amor não pode ser abatido pela morte.
Porque ele segue com o espírito, algures...
É Amor. E está em todos os planos da Vida.
O Amor não é pai ou mãe, filho ou primo.
É parceiro do coração – de todos.
É Amor. E jamais será enterrado em canto algum.
O Amor é a essência vital – a centelha do Eterno.
Sem Ele, tudo fica opaco e sem motivo.
É Amor. E quando o corpo cai, Ele faz o espírito voar...
O Amor não tem preço.
Por isso, ninguém pode comprá-lo.
É Amor. E só quem ama é que sabe...
O Amor não tem idade.
Nem segue política alguma.
É Amor. E os seus motivos são misteriosos.
O Amor não conhece intrigas.
Porque Ele ilumina a jornada e cala o ego.
É Amor. E coisas ruins não vêm d’Ele.
O Amor floresce, mesmo quando os homens choram.
E só Ele enxugará suas lágrimas.
É Amor. E Ele os curará.
O Amor é o criador das lindas canções.
Porque Ele sopra a inspiração ao coração...
É Amor. E Ele é o motivo delas.
O Amor é o médico da alma.
Porque só Ele faz compreender algumas coisas...
É Amor. E não se faz de rogado: ama mesmo!
O Amor conhece o coração dos poetas.
Por isso, joga a poesia dentro deles.
É Amor. E fala com eles – em espírito e inspiração.
O Amor não se explica...
Só se sente.
É Amor. E mais não sei dizer.
P.S.:
Eu me sentei aqui, porque simplesmente me deu vontade de escrever algo.
Mas eu não sabia sobre o que... Até que vi um amigo espiritual.
Então, alguma coisa acendeu aqui, bem dentro do meu coração.
E, junto, veio aquele Amor, que não se explica, só se sente.
E eu fiquei esperando, mas ele riu e me disse:
“É com você mesmo, garoto. Eu só estou aqui para visitá-lo.
É só você escutar o seu coração, e ele o guiará, mais uma vez.
Porque a linguagem do Eterno é a da Luz – de espírito a espírito.
Então, apenas escute e, com honra e integridade, escreva...
Enquanto isso, eu velarei por você, como irmão de senda espiritual.
E, mais além, outros velarão também... Em nome da Luz.
E, velando acima de todos nós, o Todo, o nosso Grande Amor**.
É isso, garoto. Faça o plano do espírito virar letras entre os homens...
Viaje com o Todo na aventura de escrever. Com Paz e Luz.”
Ah, ele disse isso e me deixou com a responsabilidade de escrever algo...
E eu fiz esses escritos, que você, caro leitor, agora lê.
O Amor é! E mais não sei dizer.
(Dedicado ao amigo espiritual*** que me fez escrever essas linhas e que está aqui comigo, agora mesmo, me dizendo, em espírito: “Como você mesmo escreveu, o Amor abraça a todos, em silêncio, e o mundo não O vê. E nos momentos difíceis, quando os homens se abalam diante do aguilhão da dor e da morte, Ele os abraça mais ainda. E faz isso tanto na Terra quanto no plano espiritual. Sim, Ele abraça os homens e os espíritos. Porque essa é a missão que o Todo lhe deu. E o Amor só sabe fazer isso: amar, amar, e amar...”)
Paz e Luz.
- Wagner Borges – grato ao Todo, por tudo.
São Paulo, 26 de julho de 2011.
- Notas:
* As duas primeiras partes desse texto estão postadas no site do IPPB – www.ippb.org.br -, e podem ser acessadas no seguinte endereço específico: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10328:1083-o-amor-maior-esta-ai--ii&catid=31:periodicos&Itemid=57   
** O Todo - expressão hermética para designar o Poder Absoluto que está em tudo. O Supremo, O Grande Arquiteto Do Universo, Deus, O Amor Maior Que Gera a Vida. Na verdade, O Supremo não é homem ou mulher, mas pura consciência além de toda forma. Por isso, tanto faz chamá-Lo de Pai Celestial ou de Mãe Divina. Ele é Pai-Mãe de todos.
*** Esse amigo extrafísico não quer nenhuma divulgação sobre sua presença. Seguindo a tradição dos iniciados espirituais, ele trabalha no anonimato e se considera somente um eterno aprendiz do Todo. Com ele, aprendi que contentamento é um estado de consciência e não depende de injunções externas. E rico é quem serve a Luz, e não ao próprio ego. Oxalá ele apareça mais vezes, para inspirar mais coisas boas. E que eu seja digno de ancorar suas vibrações espirituais aqui no plano físico.
Obs.: enquanto eu digitava essas linhas, lembrei-me de um texto inspirado do grande filósofo brasileiro Huberto Rohden. Segue-se o mesmo logo abaixo.
INICIAÇÃO TOTAL
- Por Huberto Rohden* -
Enquanto algo é meu,
Não pode triunfar o EU.
Meus são bens de fortuna,
Meus são amores de homem ou mulher,
Meus são filhos, parentes, amigos,
Meu é o prestígio social de que gozo,
Meus são o corpo e o intelecto.
Nada disto, porém, sou Eu.
Eu sou o sujeito central,
Meus são os objetos periféricos.
E esses objetos são velhos companheiros meus,
Crudelíssimos tiranos,
Desde o meu nascimento,
Poucos decênios atrás.
Esses objetos são velhos companheiros,
Onipotentes ditadores,
Do gênero humano,
Há muitos séculos e milênios.
Haverá esperança de que eu possa
Realizar a minha libertação?
Que eu possa viver, aqui na terra,
Sem esses objetos escravizantes?
Sem esses queridos "meus"?
Sem esses idolatrados fetiches?...
Não! ninguém pode desfazer-se desses ídolos
E continuar a viver.
Já compreendi que iniciação
Não é algo que eu possa adicionar
A minha vida horizontal,
Como um belo enfeite,
Como um colar de pérolas.
Compreendi que iniciação
A morte total desta vida
E algo inédito e inaudito,
Até agora vivida...
Iniciação não é continuação
De algo preexistente
Não!
É o fim de tudo que foi e é
E o início de tudo que deve ser...
Iniciação é algo virgem,
Um novo "fiat lux" creador.
Não é remendo novo em roupa velha,
Não é vinho recente em odres gastos
Não!
Iniciação é morte total
Do "homem velho"
E ressurreição integral
Do "homem novo".
Nem um átomo da bagagem do ego
Passa para além da fronteira.
Porque o ego só conhece o que é "dele"
E ignora o que é "ele".
O meu verdadeiro
Eu nada sabe
Desse mundo dos meus,
Desses pequenos e grandes nadas
Que parecem ser algo.
Iniciação é verdade suprema,
Incompatível com a menor das ilusões.
Ergue-te, pois, sobre asas levíssimas,
Meu grande Eu divino,
Meu átomo crístico!
E lá das excelsas alturas
Dominarás todos os "meus",
Sem seres por eles dominado...
- Nota de Wagner Borges: Esse texto foi selecionado daquele que é considerado o melhor trabalho de Rohden: “Escalando o Himalaia”. Nesse livro o autor se revela por inteiro, de coração aberto, totalmente entregue ao leitor. Em cada texto dele emerge a voz dos iniciados que se entregaram integralmente ao Grande Arquiteto Do Universo, Senhor de todas as iniciações, Hierofante Maior dos hierofantes, Luz das luzes.
Mais do que evidenciar o Rohden filósofo, os textos desse livro evidenciam o Rohden de dentro, iniciado e alpinista do espírito, mestre das escaladas no Himalaia de dentro, que, com grande inspiração leva o leitor a profundas reflexões sobre si mesmo e a vida.
Fica aqui a sugestão de leitura desse livro do grande Huberto Rohden, verdadeiro bálsamo na inteligência e no coração e pérola literária permeada pela inspiração dos iniciados nas artes do espírito.
Rohden, meu velho, muito obrigado por tudo o que venho aprendendo em seus livros, e também pelas experiências espirituais que você vem me propiciando ao longo dos anos. Como você sempre disse: “Só quem é guiado é que pode guiar alguém.”
Então, que Deus nos guie, para que guiemos nossas vidas, nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas energias, nossos filhos, nossos amigos e a nós mesmos, na direção daquelas vibrações do discernimento e da luz.
Sim, meu velho, é o Grande Anônimo que nos guia.
Que seja feita a vontade Dele, e não a do nosso ego.
Valeu, Rohden!
- Nota:
* Sobre Huberto Rohden, favor ver sua coluna no site do IPPB, no seguinte endereço específico:
NÃO SE PERCA!
- Por Frank -
Ele caiu nas artimanhas da matéria e se perdeu nas sensações.
E, quando percebeu, “comeu o pão que o diabo lhe deu”.
Porém, quando há vontade, sempre aparece a saída - e ele acabou se recuperando. Mas teve que pagar o preço de quem pôe tudo a perder em nome do prazer.
Teve que recomeçar, mesmo sabendo que estava prestes a alcançar o topo.
O lado bom é que, agora, ele já reconhece os sinais do excesso.
E, toda vez que fica perto de perder novamente o jogo, ele respira fundo...
E dá a volta... E segue.
São Paulo, 28 de julho de 2011.
- Nota de Wagner Borges: Frank é o pseudônimo do nosso amigo Francisco de Oliveira, participante do grupo de estudos do IPPB e da lista Voadores. Depois de vários anos morando em Londres, ele voltou a residir em São Paulo, em fevereiro de 2005.
Ele escreve textos muito inspirados e nos autorizou a postagem desses escritos.
Há diversos textos dele postados em sua coluna da revista online de nosso site e em nossa seção de textos periódicos, em meio aos diversos textos já enviados anteriormente. www.ippb.org.br – Outros textos podem ser acessados diretamente em seu blog na Internet: http://cronicasdofrank.blogspot.com