sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIBERTE-SE DO APEGO


Liberte-se do Apego

       As pessoas bem-sucedidas na manifestação física de suas idéias aprendem a estabelecer objetivos realistas e a cumprí-los de maneira flexível, de acordo com as condições existentes.
       Se você quer entender o que significa flexibilidade, observe o comportamento de uma árvore jovem ao vento. Seu tronco é fino e frágil, contudo ela possui resistência e força admiráveis. Isso porque ela se move com o vento e não contra ele.
       Quando as condições propiciam um acontecimento, ele ocorre sem grande esforço. Quando as condições não são favoráveis, mesmo um enorme esforço não resulta em nada. Para se mover ao sabor do vento, é preciso ser sensível as condições existentes. Há um tempo para o descanso e o retiro e há um tempo para seguir em frente com ímpeto.
       Saber quando parar ou seguir em frente é uma questão de intuição e bom senso. O pensamento abstrato por si só não leva à percepção verdadeira. É preciso que ele esteja combinado com a sensibilidade emocional.
       Para ver as coisas com precisão, você precisa entender qual foi o investimento emocional que fez na situação, assim como a aparência externa ou o comportamento dela. Ambas as realidades, a interna e a externa, têm de ser levadas em conta.
       Algumas pessoas dizem que a realidade interior determina a realidade exterior. Outras dizem que a realidade exterior determina a interior. Ambas as afirmações são verdadeiras. A galinha não estaria aqui se não fosse o ovo e vice-versa. Causa e efeito não são lineares nem vêm em sequência. Manifestam-se simultâneamente. São circulares por natureza. Não só a causa determina o efeito como também o efeito determina a causa.
       A resposta para a pergunta "quem veio primeiro , o ovo ou a galinha?" só pode ser nem um nem outro, ou ambos. A galinha e o ovo são criações simultâneas.
       Todas as perguntas do tipo "ou isto ou aquilo" só podem ser respondidas dessa maneira ou a resposta estará errada. A Realidade Suprema não pode ser apreendida numa estrutura dualista de referência. Ela inclui tanto a realidade subjetiva interior quanto a realidade objetiva exterior, assim como a interação mútua e simultânea dessas duas realidades. Todos os opostos estão contidos nela.
       A Realidade Suprema é a criação da plena aceitação, da entrega absoluta e do amor total, que a tudo inclui. Não há nada que seja separado do amor.       Mesmo quando árvores são arrancadas de suas raízes e arrastadas rio abaixo, não há nisso nenhuma tragédia, pois não existe diferença entre a árvore e o rio.
       Em contraste com o fluxo da Realidade Suprema, existe a Resistência, que dá origem a várias condições. Surgem distinções, comparações e julgamentos e o fluxo natural é interrompido.
       A natureza da Realidade Suprema é dizer "sim". Ela tem uma exuberância e entusiasmo naturais que contagiam todas as coisas. É a felicidade personificada, pois abrange a tudo e a todos como a si mesma.
       A resistência sempre diz "não" e , por natureza, sempre causa luto e conflito, uma vez que a tudo se opõe. Ela é a infelicidade personificada.
       Onde não há resistência não há infelicidade. A infelicidade sempre resiste a algumas condições e se estabelece em algumas interpretações contra ou a favor. A raiz da infelicidade é o apego.       Não estou pedindo para você desistir de todos os seus apegos. Esse, meu irmão, não é um objetivo realista. Estou simplesmente pedindo que você tome consciência de todos os seus apegos, idéias e interpretações contra ou a favor. Estou simplesmente pedindo para reconhecer o quanto você condicionou a sua felicidade.
       Se você quer entender o incondicional, olhe para a árvore movimentando-se ao sabor do vento.Essa é a melhor metáfora que você vai achar. A árvore tem raízes profundas e galhos longos. É fixa embaixo e flexível em cima. É um símbolo de força e de entrega.       Você pode desenvolver a mesma força de caráter sendo flexível em todas as situações da vida. Mantendo a altivez e as raízes firmes no momento. Conheça suas necessidades, mas deixe que a vida decida a melhor forma de atendê-las. Não insista em querer que elas sejam atendidas a seu modo. Se fizer isso, você estará oferecendo uma resistência desnecessária.O tronco da árvore se parte quando ela tenta resistir ao vento.
       Movimente-se com o vento. Sua vida é uma dança. Não é boa nem ruim. É um movimento, um continuum.
       Sua escolha é simples: ou você dança ou você não dança. A decisão de não dançar não o retira da pista. A dança vai continuar ao seu redor.
       A dança continua e você é parte dela. Há uma nobreza simples nisso. Sugiro que você aproveite a simples graça de estar vivo. Se você está procurando um significado maior na sua vida, vai ficar muito desapontado. Pois não existe nenhum significado além da dança.
       Todas as condições se abrem ao incondicional. Esteja simplesmente aberto e presente e você cairá nos braços de Deus. Mas se você resistir mesmo que por um momento, ficará preso no emaranhado desnecessário que você mesmo criou.
       Os seres humanos não conseguem se livrar da realidade condicional porque essa realidade é criação da consciência humana. Pare de tentar fugir daquilo que você mesmo criou. Aceite essa realidade assim como a árvore aceita o vento. A sua dignidade consiste em se tornar totalmente humano, receptivo às suas próprias necessidades e às necessidades dos outros. A compaixão não surge quando você se afasta de toda experiência emocional, mas quando participa dela inteiramente.
       Algumas pessoas dizem que este mundo é um lugar de sofrimento. Isso é um absurdo. Este mundo não é nem prazeiroso nem doloroso, ou podemos dizer que é as duas coisas ao mesmo tempo. Este mundo é o lugar onde nasce o corpo emocional e mental. O nascimento e a morte físicos simplesmente facilitam o desenvolvimento da consciência do pensar/sentir, que é responsável pelas suas próprias criações.
       É absurdo negar a importância do nascer. E glorificá-lo é igualmente absurdo. Não existe um único ser humano empreendedor da jornada do nascimento que não tenha sentido ambas, dor e alegria.
       Ambas são necessárias?
       Não há dúvida. Sem a dor, a mãe não poderia dar à luz a criança.  E ssem a alegria do nascimento de uma nova vida, a dor não teria significado.
       Mas não diga, "este mundo é um vale de lágrimas" ou "este mundo é um mar de rosas". Não procure fazer da sua experiência uma coisa que ela não é. Fique longe das interpretações que o façam levar em conta apenas um lado de cada aspecto da vida.       Minha experiência aqui não foi diferente da sua. Eu não venci a dor. Eu me rendi a ela. Não Transcendi a morte, mas a enfrentei de boa vontade. Não glorifiquei o corpo nem o condenei. Não chamei essse mundo de inferno ou de paraíso, mas ensinei que ambos são criados por vocês.
       Eu entrei na dança da vida assim como você, para crescer em entendimento e aceitação, para passar do amor condicional para a experiência do amor sem condições. Não há nada que você tenha sentido ou vivido, meu irmão e minha irmã, que eu também não tenha. Conheço cada desejo e cada medo, pois vivi cada um deles. E se me libertei deles, não foi por nenhuma graça especial.
       Como pode ver, não sou melhor dançarino que você. Eu simplesmente me dispus a participar e a aprender, e isso é tudo que eu lhe peço. Disponha-se. Participe. Toque e seja tocado. Sinta tudo. Abra os braços para a vida e deixe que seu coração seja tocado. É para isso que você está aqui.
       Quando o coração se abre, ele se enche de amor e sua capacidade de dar e receber amor deixa de se basear em fatores externos. O coração dá amor sem pensar em receber algo em troca, porque o ato de dar é o maior presente. E ele recebe amor não só para si, mas para que os outros também possam usufruir desse presente.
       As leis desse mundo passam a não mais limitar o homem ou a mulher de coração aberto. E os milagres acontecem, não por meio de alguma atividade especial, mas meramente como uma extensão do próprio amor.
       Os milagres não se originam no pensamento linear ou sequencial. Eles não podem ser planejados.Ninguém pode executar ou receber milagres, eles vêm espontaneamente ao coração que está aberto e à mente qeu deixou de lado a necessidade de controlar ou de saber.
       A mente de Deus é inocente e dispensadora de todos os dons. Ela não pode lhe recusar seu suprimento, porque você é parte dela. A Mente de Deus não o vê como algo separado. Como um pai zelando pelo filho único, ela olha para você com amor e afeição constantes.
       "Volte-se para ela e receba esses dons". Ela chama você. Mas você não presta atenção nesse chamado. Na sua frustração, você não escuta a Voz Divina que o chama. Se você olha para as circunstâncias da sua vida e só enxerga o que lhe falta, é porque você não está ciente de que o amor incondicional de Deus o cerca.
       Mesmo assim, não importa o quanto você possa se sentir longe de Deus; tudo o que o separa Dele é apenas um pensamento. E este é o momento da sua salvação.
       Lembre-se disso, meu irmão. Agora, neste exato momento , ou você ouve a voz de Deus ou se enreda desnecessariamente no seu próprio psicodrama. Nesse exato instante, ou você é feliz ou fica criticando as circunstâncias da sua vida. Fique ciente dos seus pensamentos e pergunte-se: "Eu estou consciente do amor incondicional de Deus por mim?"
       Se a resposta for "sim", você vai sentir o calor da presença Divina em seu coração. E se a resposta for "não", sua própria consciência provocará a lembrança da presença Divina na sua mente e a atrairá. Essa prática simples não falha. Experimente e veja por si mesmo.
       À medida que você aprender a se abrir para o momento presente, irá se conscientizar, cada vez mais, da Presença Divina na sua mente e na sua experiência de vida. Seu propósito pessoal se revelará nessa consciência expandida, fazendo com que você compreenda como pode ajudar mais a si mesmo e aos outros.
       As circunstâncias se definirão diante dos seus olhos. As aparências quase sempre o deixarão perplexo, mas você não vai julgar. Você não vai mais achar nenhuma falha em si mesmo ou nos outros. Você vai aprender a se entregar à situação, fazendo o melhor que puder e repousando na força da sua entrega. Cada vez mais, você vai confiar na resposta de Deus e saber que a sua dádiva sempre é aceita do jeito que é. E ela é sempre suficiente.
       Então, o tempo da autocrucificação chegará ao fim e a paz voltará à sua mente. Aí você me verá como realmente sou, pois o Cristo terá nascido dentro de você. Eu espero por esse momento da verdade. Esse é o fim de toda separação. Esse é o fim de todo sofrimento.

.....continua : A Glória do Deus Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário