segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TERAPIA FLORAL E OS ORIXÁS-GRANDES ARVORES

 

Grandes Árvores

Firme sobre o chão, raízes bem assentadas, silenciosa, ela se eleva no rumo dos céus como um caminho certo e , à luz do sol nas alturas, expande seu ser mostrando-se a Deus em ramos e flores, como um espelho onde o criador se vê e, através dessa imagem, respira toda a criação. O dizer do mundo diz: A Amazônia é o pulmão da terra. As grandes árvores confirmam essa verdade espiritual, pois elas são o respiradouro para os espíritos que se encontram encarnados neste chão. Através delas é possível a conexão com o espírito superior, o brilho e a leveza do mundo elevado.
Por outro lado, elas, depositárias da Grande Sabedoria, salvaguardam sobre a terra um espaço onde possa reunir a verdade da sabedoria, em atitude de gratidão e reconhecimento à terra que nutre suas gigantescas matérias. Elas são a sombra que preserva a humanidade e suas folhas e galhos velhos, em derrama natural, produzem o humus que fertiliza a terra para alimentar inúmeras qualidades de formas de vida, em diversidades de planos e funções que compõem este reinado de harmonia. Sua grandeza não se engrandece, mas apenas enaltece o Criador. Elas ensinam o recato do poder e a dadivosidade emana delas como um poderoso ensinamento da sabedoria.
Os cipós se enlaçam e sobem por elas para alcançar o mundo elevado. Matinhos e orquídeas se alimentam de sua seiva, bromélias hospedeiras fazem morada em seus ramos e troncos, plantinhas delicadas de abastecem de sua proteção, suas resinas defendem contra os males físicos e espirituais. Majestosas e silenciosas, elas sustentam tanta vida que oferecem à humanidade como um presente de Deus.
Depois de uma vida secular, seus velhos troncos caem sobre a terra com grande estrondo pela ação do vento, dos raios ou das grandes chuvas. Sobre a terra, já mortas, elas se transformarão no alimento da fecundidade. Sobre seus troncos em decomposição muitas pequenas formas de vida, inflorescências e animaizinhos proliferarão e se nutrirão.
Humilde e misericordiosamente, como uma mãe que doa sua vida pelos filhos, elas se rendem aos seres humanos que as derrubam e se transformam em abrigos para estes, em suas moradas, conforto e calor para aquecê-los e preparar seus alimentos. Elas expressam na terra toda a generosidade do Criador e fornecem a estrutura para o alcance da comunicação com a sabedoria que as gerou.
O mundo das grandes árvores é o mundo das grandes antenas que captam energias mais elevadas para a terra e seus seres. São elementais mais evoluidos e transmitem à humanidade noções de vidas passadas e internas. Possuem registro de muito tempo e desenvolvem idéias elevadas, respeito e sabedoria.
Seus campos energéticos irradiam a grandes distâncias e podem canalizar energias cósmicas e transmutá-las em favor de todos os seres que fazem, juntos, essa jornada na terra. São as primeiras a receber os elementos sutís dos astros. Também são delas as raízes mais profundas que penetram na terra, absorvendo as transformações do fogo interno do planeta e transformando-o finalmente em finíssimas flores, devolvendo ao espaço a energia que ela recebe em contínuos e rítmicos ciclos.
Esta profundidade vertical de contínua troca está presente nas essências das flores das grandes árvores. Elas podem estabelecer as conexões íntimas do ser humano em seus abismos profundos e nas suas altíssimas montanhas.
As grandes árvores possuem em seus registros, conhecimentos que lhes permitem transmutar o fogo mais interno e conectá-lo com os céus mais elevados, bem como de receber e transmutar substâncias sutís para serem absorvidas pela terra e as águas, até alcançar o fogo interno e retornar ao céu.
Todas as plantas que estão abaixo das grandes árvores recebem as energias, tanto dos astros quanto do centro da terra, com menor intensidade, de acordo com o seu tamanho. De modo que, as grandes árvores são as únicas que ligam os dois opostos. São as que canalizam e dominam as forças mais brutas.
Em todos os lugares em que as grandes árvores foram eliminadas, esta energia não pode beneficiar os seres de forma natural e permanece inativa, tornando-se até um peso na atmosfera, provocando diversos desequilíbrios no clima, nas marés, nas estações, na camada de ozônio, etc.
Na cura do ser humano pelas essências florais das grandes árvores vamos encontrar a presença dessa natureza manifesta como padrão de saúde através da comunicação ou interação dos elementos. As flores das grandes árvores trabalham desde o desabrochar até a conclusão dos ciclos, seja num processo de limpeza, regeneração, processos psíquicos e mesmo nos planos mais profundos da consciência.
As essências das grande árvores geralmente são usados em associação com outros, mas possuem grande valor e equilíbrio isoladamente, pois trabalham a unidade no ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário