DOUTRINA UMBANDISTA PARA CRIANÇAS
É com muita honra, que comunicamos que já está em todas as livrarias, e na semana que vem, chegando em Portugal, um livro voltado aos doutrinadores umbandistas, que tenham um trabalho com crianças.
Pai Paulo Ludogero, neto e filho de umbandistas tradicionais de São Paulo, sempre se preocupou com as crianças que frequentavam os terreiros, ficavam ali quietinhas, acostumavam-se aos rituais religiosos, mas muitas vezes não o entendiam.
Francine Pierangeli, uma jovem professora umbandista conseguiu passar para o papel as condições adequadas para promover o bem estar e o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, linguístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza, da sociedade e da religião umbandista.
Parabéns a Diretoria do Núcleo Umbandista e de Magia Caboclo Flecha Certeira e Pai Manuel de Arruda pelo Projeto AXÉ-MIRIM, que vem para contribuir e complementar a ação da família e da comunidade, sempre inseridos numa Cultura de Paz.
Estamos orgulhosos por ter pessoas como vocês representando a nossa Umbanda. Educação é a porta de entrada do progresso e as nossas crianças representam o futuro, o amanhã, esse progresso tão almejado.
Vocês fazem a diferença !
Desejamos que todos tirem o máximo de proveito dessa competência e dedicação.
Um grande abraço,
Sandra Santos
& Resenha
Em 2008 comemoramos o primeiro centenário da Umbanda. Muita coisa importante vem acontecendo no cenário umbandista nos últimos anos. O momento é propício para mudanças e muitos irmãos e irmãs de fé vêm trabalhando ativamente para essas profícuas transformações. Pela primeira vez há uma preocupação séria com a doutrina das crianças na Umbanda. Essas crianças que hoje frequentam os terreiros com os seus pais, serão o futuro dessa religião que abarca mais de trinta milhões de pessoas por este Brasil afora. Os autores relatam e descrevem as atividades do Projeto Axé-Mirim que vem fazendo enorme sucesso na comunidade umbandista. O momento atual necessita um acompanhamento de perto das crianças que adentram os terreiros de Umbanda e que vêem o mundo de uma maneira diferente dos adultos. Elas são o futuro de uma religião ainda pouco compreendida pelas pessoas. E muitos são portadores de dons mediúnicos que, se trabalhados na tenra infância, serão médiuns de grande potencial. Este trabalho é uma tentativa de organizar o ensino da religião Umbanda e o objetivo é que os adultos tenham a base teórica fundamentada para tal ensino. Cabe aos doutrinadores adaptarem esta obra à realidade de suas casas e à faixa etária das crianças. Esta é uma obra portentosa que, com certeza, vai trazer novas luzes aos umbandistas e simpatizantes da Umbanda. DIAMANTINO TRINDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário