*Algumas Considerações sobre Exu-Mirim *
Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e
compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada "de lado" dentro dos
centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.
Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão
controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares,
duvidar - se muito da existência deles.
Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de
Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação
dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que
não aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que
ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, "se sem Exu não se faz
nada, sem Exu Mirim menos ainda".
Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a uma divindade
ou “Orixá Exu – Mirim”, assim como não nos chega a existência de um “Orixá
Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono responsável pela
força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma divindade -
trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor Yê).
Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que
sustenta a força da linha de Exu – Mirim. Seria o “Orixá Exu – Mirim”
responsável por criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto
e o amadurecimento das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto
Exu vitaliza os sete sentidos da vida e Pombagira estimula – os, Exu – Mirim
traz situações e “complicações” para que utilizando o vigor e estimulados
possamos vencer essas situações e evoluirmos como espíritos humanos.
Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério
Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por
espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com
o mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu –
Mirim, formada por "espíritos encantados" ligados a essa divindade regente.
Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas,
brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois
nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito
diferentes da nossa.
Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do
bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de
Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando
direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.
Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os
Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.
Trazem nomes simbólicos análogos aos dos "Exus - adultos", demonstrando seu
campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos
Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha,
Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta,
ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros,
chegando ao ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete
Linhas de Umbanda.
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras
da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos
de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de
elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente
misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor
vermelha/preta, etc.
Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar” a
nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações
pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e
revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós,
"desocultando -as" e acabando com essas atuações.
A Umbanda vai além da manifestação de espíritos desencarnados, atuando e
interagindo com realidades da vida muitas vezes inacessíveis a espíritos
humanos. Exu – Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias que os
outros guias espirituais não têm.
Lembrem – se que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade”
não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.
Para aqueles que sentirem – se afim com a força e tiverem respeito, com
certeza em Exu – Mirim verão uma linha de trabalho tão forte, interessante e
querida como todas as outras.
*Ponto Cantado para Exu - Mirim:*
Pedra rolou em cima da samambaia
Em cima de Exu-Mirim balança mas não cai (BIS)
Exu-Mirim no morro tá batuqueiro
Batucava noite e dia derrubando feiticeiro (BIS)
*Mais Pontos Cantados para Exu-Mirim*
Ele é Exu !
É Exu-Mirim !
Não me nega nada,
Sempre me diz sim !
Exu-Mirim é o meu Exu de fé!
Exu-Mirim é pequeno na quimbanda!
Exu-Mirim saravando a encruza,
Exu-Mirim vencendo suas demandas!
Boa noite gente , como vai ? Como passou? (bis)
Exu-Mirim é pequeninho, mais é bom trabalhador. (bis)
O mercê das minhas almas não zomba de mim
O mercê das minhas almas não zomba de mim
Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim
Eu sou pequeninho, eu sou Exu-Mirim
*Fernando Sepe (28/09/05) *
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