quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Laroyê, Exu Mirim!

 

Laroyê, Senhor das Intenções! Laroyê, Exu Mirim!

Para falar desse Orixá na Umbanda, é preciso muito cuidado, pois até pouco tempo atrás, não se sabia ao certo qual era a função de Exu Mirim na vida das pessoas e tampouco se conhecia a sua função dentro da Umbanda.
Pois bem, Exu Mirim é, como todos os outros Orixás, uma exteriorização do nosso Pai Amado Olorum, e assim sendo, é manifestador de Suas Virtudes Divinas e está ai para nos auxiliar em um caminho de Evolução.
Quando esse Orixá foi exteriorizado e aconteceram suas primeiras manifestações, até por pouco conhecê-lo, foi criada uma imagem negativa sobre esse Orixá (assim como ocorreram com Orixá Exu, Orixá Pomba Gira e suas falanges).
Enquando o Erê era considerado a criança boa, a criança da Direita, que manifestava a inocência, Exu Mirim era considerado a criança de rua, que se drogava, que, enquanto “encarnado” era bandidinho, travesso e que já provocava confusões. E, como Exu já estava sendo difamado por falta do conhecimento divino pelos encarnados, Exu Mirim foi colocado ao seu lado como “Exu Pequeno” (que é a tradução de Mirim).
Devido a autorização do Plano Divino, isso está começando a ser desmistificado com uma grande ajuda de Pai Benedito de Aruanda e seu médium Rubens Saraceni, para que possamos transcender a visão humana – que era usada para explicar o inexplicável até então – e começarmos a ter um pouquinho da visão divina de nossos amados Orixás.
Exu Mirim então, pelo pouco que pude perceber, estudar e pelo pouco que está aberto à nós, mostrou-se um Orixá que se manifesta por seres encantados – ou seja, seres que nunca encarnaram nessa realidade, nesse Plano da Vida onde estamos – e que rege o Plano das Intenções.
Portanto, caro Irmão Umbandista: não faz sentido estarmos em uma Religião cujo propósito é fazer o bem (como foi afirmado pelo Sr. Caboclo das 7 Encruzilhadas quando a criou) e termos manifestações de seres negativos para nos auxiliarem.
Pois, por ser uma Religião, e com o propósito de nos tornar manifestadores de Deus, como poderia Deus colocar ao nosso lado um Guia (que é um manifestador d´Ele) que nos levaria para o buraco? Que aumentaria nossos desequilíbrios?
Ou seja: se você, Irmão, tiver uma intenção boa e não souber como exteriorizá-la pois ainda não sabe o como fazê-la, ou está confuso em algumas decisões, ai está Exu Mirim.
Peça auxílio a Exu Mirim e esse auxílio virá de forma a descomplicar, desatrapalhar e desenrolar as suas idéias para que fiquem mais claras e objetivas.
Mas, atenção, Caro Irmão!
Do mesmo jeito Exu Mirim acolhe uma idéia boa e faz de tudo pra que ela exteriorize, pois são muito espertos, atentos, curiosos em suas ações, cuidado com suas intenções, pois, se a intenção é qualquer coisa contra a Lei Maior e a Justiça Divina, principalmente aquelas que fazem com que outras mentes sejam influenciadas e/ou induzidas ao erro perante essas Forças de nosso Pai Amado Olorum, ai é que Exu Mirim ativa o seu Mistério Divino de forma a exteriorizar tal intenção para que fique claro aos olhos de todos que vem, o ridículo, a negatividade, a exposição das suas intenções.
Então, tenhamos muito cuidado pois, eu particularmente, não gosto de nomear um Orixá para um ano, mas, enquanto estou editando esse texto, os Exus Mirins aqui presentes me passam essa mensagem:
“Esse é o Nosso ano, como todos os outros: o Ano da Intenção. Sendo boa ou má, lhe mostrarei a minha ação!”
Laroyê, Exu Mirim! Exu Mirim é Mojubá!
Saravá a Umbanda Salve todos os Irmãos!
E que todos tenhamos um ótimo ano novo!
... e boas intenções
Para saber mais: Livro: Orixá Exu Mirim – Autor: Rubens Saraceni – Editora: Madras
Texto por: Franz Meier
http://umbandaconscienciaejuventude.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário