quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TERAPIA FLORAL E OS ORIXÁS - OS CICLOS DA VIDA

 Os Cíclos da Vida

A vida do homem é sempre marcada por ciclos que representam os diversos degraus na sua trajetória evolutiva. O desenvolvimento pleno do homem em cada etapa deste percurso determina sua saúde e felicidade, seu crescimento e realização.
Para cada novo ciclo é preciso uma adaptação, novas roupagens e ferramentas, novo foco na visão. Durante uma vida terrena, vários ciclos se repetem e, cada vez se apresentam com novas exigências na espiral evolutiva. Este conjunto apresenta uma fórmula para cada um dos sete ciclos que identificamos como mais genéricos na vida com todos os seus reinos.

Gestação

Momento de nutrir e de enraizar, momento de expandir e de iluminar, momento de se preparar, de se purificar, momento de se encontrar, momento de consagrar.
Associa essências da mata virgem e cultivadas em equilíbrio de dominâncias, tendo a capoeira apenas como elo. Portanto, mobiliza conteúdos e informações de nível profundo e em equilíbrio correspondente educa e fertiliza os níveis externos.
Nutre a estrutura, fortalece a raiz, fecunda a receptividade, gera abundância, regenera a alegria e a vitalidade, afirma a identidade e equilibra a expansão
Composição: Castanheira, Flor de Nana, Malvina, Rainha, Urucum, Cupuaçu, Hipolila, Japana Roxa, Gergelim.

Parto

Momento de resgate e purificação, momento de vontade forte e realização, momento de abundância, constância e doação, momento de conformação, momento de expansão e libertação.
Associa essências com dominância de mata virgem, indo buscar no profundo a força de purificar, a alegria de doar, o vigor de ser e de realizar, o fogo de vencer e sempre amar. Na associação com flores cultivadas com dominância de medicinais, adestra os sentidos e promove a adaptação, suavizando o impacto através da ação expansiva da água e do ar. Com a força do elemento terra nutre a estrutura e canaliza os esforços, proporcionando segurança, constância e objetividade, e dando suporte ao ímpeto desbloqueador que emana do profundo.
Composição: Castanheira, Pequiarana da Várzea, Bengüê, Xangozinho da Mata, Coeirama, Algodão Roxo, Maracujá Vermelho, João Brandim, Colônia.

Infância

Tempo de ser puro e livre e cultivar a bem-aventurança. Tempo de despertar na terra, a semente da vida e se apresentar. Tempo de crescer e se adaptar, tempo de recolher informações e arquivar. Tempo de aprender, de se nutrir e de desabrochar.

Associação de flores com dominância de mata virgem, que liberam os atributos profundos, originais, de luz, alegria, pureza, liberdade e sensibilidade, dando-lhes forma e manifestação. Através da flor de capoeira atenua os impactos externos oferecendo paz, proteção e discernimento para salvaguarda do crescimento harmônico. Em proporção equilibradora de flores cultivadas, promove o cultivo da semente germinada, nutrindo a segurança, libertando a expansão, o movimento, a musicalidade e a inspiração. No elemento fogo afirma a identidade e no elemento terra oferece a estrutura para o desenvolvimento pleno. Da água obtém relaxamento e adaptação. E no ar encontra a concentração e discernimento para sua evolução.
Toda criança que permanece dentro de cada adulto, estagnada por algum bloqueio, também será tratada com sucesso por este composto.
Composição: Mulateiro, Maracujá Vermelho, Maracujá Silvestre, Xangozinho da Mata ,Mimo, Gergelim, Japana Roxa, Mimo, Bengüê, Açucena.

Adolescência

Tempo de experimentar para se preparar, tempo de crescer e amadurecer, tempo de ousar. Tempo de se conhecer para se firmar e conhecer o mundo para se situar. Tempo de comparar. Tempo de sentir, de reagir, de expandir, de discernir para direcionar. Tempo de se separar, deixar o sonho puro e aterrissar. Tempo de amar.
Associa de forma balanceada as essências de mata virgem e capoeira, ou seja, trabalha o processamento dos impactos causados pela ação externa no ser profundo. Fortalece e direciona a vontade, perante os desafios da vida, eleva o pensamento a níveis sutis da compreensão, atenuando as passagens densas e favorecendo a inspiração que reconecta com o eu profundo. Acalma e equilibra, desfaz as tensões e os bloqueios, favorecendo a libertação do eu e sua comunicação com o mundo externo. Pela ação da flor de jardim dá o suporte para os processamentos internos, trabalha o auto-cultivo, sinalizando o estudo dos próprios sentimentos a nível consciente.
Composição: Jagube, Maracujá Silvestre, Bromélia, Bengüê, Lilás da Mata, Cogo Rei, Jurubeba, Amor Agarradinho, Barba de Bode.

Idade Madura

Momento de amadurecer e de frutificar. Momento de aprofundar, de enraizar, de nutrir, assimilar e de construir. Momento de perdoar, de se transformar, de se conformar. Momento de discernir, de superar e de perseverar. Momento de se elevar, de evoluir, de transcender e de se libertar. Momento de se amar.
A fórmula do amadurecer combina flores com dominância da mata virgem em associação com cultivadas. Sua ação aprofunda os níveis da consciência e vai ao âmago do eu, para buscar a força de frutificar e de continuar. Nutre as sementes que germinam no profundo, em seu percurso até a realização. Na luz do elemento fogo, favorece o auto-conhecimento e aquece o vigor que estimula a purificação e a renovação. Abundante em terra, nutre a transformação interior, ordena e estabiliza a produtividade e a economia. Trabalha no polimento das lembranças com a água da entrega e da consolação. Finaliza sua ação no ar, no sentido de transcendência da elevação, da consciência e da libertação.
Composição: Pétala de Mamãe Velha, Pequiarana da Várzea, Brinco de Princesa da Mata, Canela de Velho, Xangô da Mata, Cupuaçu, Balum, Cactus Palma, Flor de Janeiro.

Ancião

Tempo de concentração. Concentrar na essência, desenvolver critérios, discernimento. Expandir o conhecimento. Tempo de paz, esperança e inspiração. Tempo de entrega e de devoção, de fé e libertação. Tempo de resgate e adaptação. Tempo de balanço e avaliação, aprimoramento e agregação. Dadivosidade, abundância, partilha. Lembrança de ser, de se amar e se ver.Tempo de repouso, paz e sabedoria.
A fórmula do ancião reúne um grupo de essências predominantemente da mata virgem, indicando um trabalho no nível profundo, em que a pessoa estará mobilizando informações sobre sua natureza íntima, original, no sentido de um reencontro consigo mesma, uma auto-valorização e uma síntese de sua experiência terrena. A presença de todos os grupos de flores da mata virgem na fórmula indica um trabalho bem aprimorado em relação à harmonização do quadro interno. Do ponto de vista elemental, a fórmula está também equilibrada, tendo ,porém, dominância de ar e fogo, o que indica um trabalho mais voltado para a essência, o espírito , a consciência e a evolução dos planos mais sutis.
A presença das flores cultivadas favorece o elo com o universo objetivo, proporcionando uma ponte de suporte e receptividade desse processamento interno, no nível do comportamento consciente, da resposta na vida cotidiana, que possamos traduzir em bem-estar e harmonia.
Composição: Mulateiro, Xangô da Mata, Rainha, Cipó Suila, Canela de Velho, Flor de Pau Amarela, Pingo do Céu, Cambraia, Café.

Renascimento

O tempo de renascimento está livre de toda cronologia. Toda crise da vida impulsiona no sentido de renascer. Se transformar, nascer de novo, depois de cada vivência marcante, de cada experiência consumada, é um ímpeto natural da humanidade e da vida como um todo. Sempre é tempo de renascer, mudar de portal, para cumprir a escalada evolutiva. Todo o percurso do homem na terra está ponteado por momentos especiais de reflexão, de síntese e de transformação. Momentos de morrer algo velho, se desapegar. Momentos de recomeçar, nascer novamente, se iniciar.
A fórmula do renascimento é dominante em fogo e mata virgem, o que se traduz no resgate e ativação dos atributos internos profundos do ser, que compõe sua matriz original. Mediante a desobstrução do canal dessa conexão, que se dá pela ação do magnetismo sobre as águas densas das emoções obscuras, vitaliza o vigor do eu e liberta a coragem de se transformar, clareando e elevando a consciência da identidade do ser no processo iniciático. A presença dos fungos, da mata virgem e capoeira, trabalha a transmutação em nova centelha de vida, dos processos degenerativos gerados por distanciamento dos valores profundos e impacto causado por ações externas. No elemento terra e nas flores cultivadas, especialmente a fruteira, a fórmula vai reunir princípios regenerativos e estruturadores, capazes de nutrir os canais receptivos que proporcionam a comunicação com os níveis elevados, trazendo consciência, desapego, conhecimento e inspiração.
Composição: Mulateiro, Pingo do Céu, Açucena, Balum, Cipó Imperial, Rainha, Vitória Régia, Gergelim, Cogo Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário