domingo, 24 de outubro de 2010

Elogiar faz bem…



“Uma palavra, dita com sinceridade e amor, pode mudar o seu dia…”
Quem de nós não gosta de receber um elogio? Parece insignificante, mas o elogio tem um poder transformador. E transforma para melhor, acreditem! Entretanto, muitos de nós não sabe elogiar e, nem tampouco, receber um elogio.
O primeiro ponto é aprendermos a receber um elogio. Devemos “soltar nossas armas e escudos” e deixar de nos perguntar “Qual foi a real intenção de “fulano” ao me elogiar?”. Isso acontece porque não sabemos receber esse tipo carinho… Desconfiamos… Não acreditamos na verdade das palavras ditas e, o pior: não acreditamos que somos merecedores daquelas palavras.
A contraparte também é verdadeira: Elogiar, ás vezes, pode ser muito difícil… Normalmente, somos superficiais e fazemos críticas que não agregam valor à pessoa… Quando elogiamos verdadeiramente, estamos valorizando o outro, mostrando o seu melhor. Se esta dificuldade existir, é porque estabelecemos uma “competição” velada com o nosso interlocutor: Você pode estar pensando “ Ele é bom, mas eu sou melhor do que ele…”, não deixando você ser verdadeiro consigo mesmo e com o outro.
Pense nisso: Todos nós, em algum momento da vida, recebemos uma crítica dura, não? Lembre-se de como você se sentiu… Mal, não é mesmo? Agora, lembre-se de uma situação em que você tenha recebido um elogio verdadeiro… O sentimento foi de valorização e confiança, não é verdade?
Isso acontece porque somos seres sociais, precisamos uns dos outros. E os elogios verdadeiros nos ajudam a consolidar as relações de confiança, motivando e incentivando as pessoas a praticarem o seu melhor! Por isso, é importante que os elogios feitos valorizem as reais qualidades e atitudes das pessoas, dando peso e valor aos verbos lançados.
Outro ponto que não posso deixar de falar: as críticas também fazem parte das nossas vidas. E devem receber uma atenção especial, para serem “disparadas” com serenidade e brandura e para serem utilizadas de maneira construtiva . Sempre digo que “flechadas” (críticas) são importantes, mas mais importante do que as flechas, é o “pote de mel” que você deve ter consigo para “molhar” a ponta da flecha, antes de atirá-la…
Pense nisso!
Elogiar faz bem para a alma e para o coração… Tanta de quem faz, como de quem recebe…
Aliás, você já fez um elogio verdadeiro hoje?
Aloha
Claudia Michepud Rizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário